Desafios para a produção artística no Brasil

  • 0

     No filme “Os saltimbancos trapalhões”, retrata-se a história de um grupo de circo que, devido ao baixo número de espectadores e incentivo aos espetáculos, acabaram encerrando as atividades circenses e reduzindo gastos para não falirem completamente. Fora da ficção, a longa-metragem expõe a fatalidade de um empecilho enfrentado por inúmeros cidadãos brasileiros: os desafios para a produção artística. Nesse sentido, é fundamental discutir os fatores que contribuem para a perpetuação da problemática. 

     Sob esse viés, é imperativo destacar a falha do sistema educacional como fator colaborativo para o óbice. Isso ocorre porque o incentivo ao acesso à arte, aliado à produção artística nas escolas, são completamente escassos, fazendo com que os indivíduos desprestigiem e desconheçam áreas diferentes das ensinadas e estimuladas dentro e fora da sala de aula, pois são lecionados que apenas essas são necessárias para seus desenvolvimentos acadêmicos. Nessa ótica, exemplifica-se o impasse exposto no seriado “Chaves”, no qual um dos personagens entrega um papel em branco quando o professor requer que um desenho seja feito por ele, assim, esse inventa uma história para acobertar sua ignorância em relação ao pedido de seu docente. Dessa forma, a ausência de estímulo da elaboração da arte desde a infância tem como consequência a formação de sujeitos incultos.

     Outrossim, cabe destacar a negligência governamental como um adicional contribuinte para tamanho estorvo. Tal problemática está diretamente associada à má funcionalidade das políticas públicas criadas em prol da produção artística, fazendo com que potenciais artistas sejam corrompidos e obrigados a realizar criações por conta própria. Prova disso é a lei Aldir Blanc, criada para servir de ajuda financeira e alento aos artistas, no entanto, o pagamento que seria supostamente fornecido continua sendo progressivamente adiado. Assim, é inviável a formação de uma sociedade com repletos artífices quando nem mesmo a regência do país ajuda-os.

     Evidencia-se, portanto, a urgência de medidas que revertam esse cenário. Para tanto, é dever da Secretaria de Cultura a realização de ações de incentivo à produção artística. Tal ação ocorrerá por meio de um “Projeto nacional de elaboração da arte”, dessa maneira, será possível atingir todas as camadas da sociedade ao propor uma ação pública com a finalidade de estimular e desenvolver o processo de criação de obras artísticas. Destarte, milhares de brasileiros não chegarão à situação dos “Trapalhões”.

Compartilhar

1 Correção

  1. E ai! Tranquilo? Farei breves comentários sobre sua redação.

    Introdução:
    Apresentou um excelente contexto utilizando a obra e trazendo para a realidade brasileira. Contudo,a exposição da tese ficou praticamente invisível, visto que vc não especificou que as teses seriam “a falha do sistema educacional ” e “a negligência governamental “, você só fez isso nos desenvolvimentos. Tente ser mais clara e objetiva em relção a sua tese.

    D1:
    Observa-se um rico repertório e boa argumentação. Contudo, nota-se alguns erros como: falta de conectivo no início do segundo período, falha no posicionamento de vírgulas, uso inadequado de crase e o segundo período muito longo. Dessa forma, sugiro que trabalhe mais a questão gramatical, com foco na pontuação e acentuação.

    D2:
    Excelente parágrafo, com boa desenvoltura na defesa do seu posicionamento. Todavia, sugiro iniciar o segundo período sempre com um conectivo que dê fluidez para seu texto (Nesse sentido, Com isso, Desse modo, Nesse cenário…).

    Conclusão:
    Show de bola!!! Apresentou excelente proposta e uma ótima organização. Sugiro apenas que detalhe mais a sua proposta. Fora isso, ficou muito boa!

    Espero ter ajudado! ( nota: 920)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.