Iniciante

Desafios para a prevenção do uso excessivo de telas entre os jovens brasileiros.

  • 0

Na telenovela “Travessia”, o personagem Theo é um adolescente viciado em jogos eletrônicos e, quando afastado deles, tem comportamento agressivo. Em consenso com a realidade brasileira, é fato que o enredo apresentado na obra está presente, uma vez que, o uso excessivo de telas entre os adolescentes expõem desafios para a prevenção. Nesse sentido, deve-se analisar como o relacionamento social e a saúde mental são afetados pela problemática, com o intuito de solucioná-la.
Primeiramente, é imprescindível destacar que o relacionamento social é gravemente afetado pelo revés. A esse respeito, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), apenas 25,6% dos adolescentes não apresentam o uso excessivo de telas, expondo, que a maioria deles faz. A partir disso, percebe-se que a imersão no mundo virtual, muitas vezes, substitui as interações presenciais levando à decadência das habilidades sociais e à construção de relacionamentos superficiais. Portanto, nota-se, que o convívio interpessoal desses jovens é seriamente atingido pela problemática.
Outrossim, vale analisar, de que maneira a saúde mental dos adolescentes é impactada pelo impasse. Acerca disso, para o psicanalista Sigmun Freud, os indivíduos modernos são obrigados socialmente a ter êxito em todas as áreas da vida. Essa busca frustrada pelo sucesso constante se mostra frequente no Brasil entre os adolescentes, consequência, principalmente, de comparações entre sua vida social com as de pessoas na mídia e, seus principais resultados são danos psicológicos. Dessa maneira, é inadmissível a permanência desse cenário, visto que é fator agravante para o revés.
Portanto, denota-se a urgência em reverter esse cenário no país verde-amarelo. Nesse sentido, cabe ao Governo, em sua função de bem estar social, desenvolver campanhas e projetos de conscientização, por meio de programas educativos, a fim de promover discussões sobre o uso consciente de telas e tecnologias, os diversos impactos do uso excessivo delas e como usa-las em seu benefício. Por conseguinte, o enredo de Theo em “Travessia” não será mais análogo a realidade brasileira.

Compartilhar

9 Correções

  1. Oi, Gabriel! Fiz algumas sugestões de melhorias na sua redação. Vou comentá-las aqui por parágrafo para facilitar a compreensão.

    Parágrafo 1:

    No trecho “Em consenso com a realidade brasileira”, sugiro simplificar para “De acordo com a realidade brasileira” para melhorar o fluxo da frase.
    A vírgula após “uma vez que” é desnecessária e pode ser removida.
    No final, “expõem desafios” deve ser ajustado para “expõe desafios” porque o sujeito é singular.

    Parágrafo 2:

    A palavra “revés” pode ser substituída por “problema” ou “questão” para tornar o texto mais acessível.
    No trecho “expondo, que a maioria deles faz”, a vírgula não é necessária e pode ser retirada.
    A frase “Portanto, nota-se, que o convívio interpessoal” também tem uma vírgula desnecessária que pode ser removida para dar mais fluidez.

    Parágrafo 3:

    “Outrossim” é uma palavra formal e pode ser substituída por “Além disso” para facilitar a leitura.
    A vírgula após “analisar” em “vale analisar, de que maneira” pode ser removida.
    Certifique-se de que o nome “Sigmund Freud” esteja escrito corretamente.

    Parágrafo 4:

    A expressão “país verde-amarelo” pode ser trocada por “Brasil” para manter a formalidade.
    “Bem estar social” deve ser escrito como “bem-estar social”.
    Em “usa-las”, a forma correta é “usá-las”.

    Essas sugestões têm o objetivo de deixar seu texto mais claro e fluido, mantendo a mensagem forte e bem estruturada. Seu trabalho está muito bom, Gabriel, e com esses pequenos ajustes, ele ficará ainda melhor! Se precisar de mais ajuda, estou aqui!

    • 1
  2. Boa tarde Gabriel, eu adorei o seu texto, porém concordo com as outras correções, o uso de “primeiramente” já está um pouco ultrapassado se o seu foco é enem, eu particularmente gosto bastante de “diante desse cenário” “diante de tal conjuntura” e conectivos parecidos, sobre a conclusão, realmente poderia ter detalhado um pouco mais, mas você não perderia tantos pontos assim apenas por isso.

    • 1
  3. Boa noite, Gabriel!

    Bom, achei a construção da sua introdução bastante sucinta e objetiva, no entanto, bastante clara e com a transição para a atualidade bem legal. No D1, eu substituiria o conectivo “primeiramente”, pois, ao meu ver, trás uma ideia de classificação ordinal, como se existisse “segundamente”, “terceiramente”…, por que não tenta substituir por: “desse modo”, “dessa maneira”? (sugestão). Após a retomada da tese 1, deveria ter feito uma justificativa, isso deixaria mais detalhado. A vírgula depois do “expondo” seria retirada. Argumentou bem depois do repertório 1 e fechou o parágrafo bem também. No D2, a vírgula que está isolando o “vale analisar” seria retirada e volto a falar que após a retomada da tese 2, deveria ter uma justificativa/argumentação, iniciando essas, por exemplo, com “uma vez que”, “visto que”, “pois” entre outros. Em geral, o parágrafo foi bom, mas poderia aumentar essa argumentação, detalhar ou acrescentar algo. Sua conclusão teve os agentes: quem, o que, como…, mas senti que faltou algo, detalhamento, explicação. A retomada do repertório da introdução foi ótima (eu particulamente uso bastante), acho que enriquece o texto e “fecha” bem a dissertação.

    • 1
  4. Boa tarde, o primeiro parágrafo contendo uma obra de identificação de nível nacional e logo após contextualizando com a atual conjuntura no Brasil além de abordar o problema foi excelente. Já no segundo parágrafo em que se de fato entra na problemática e traz dados e citações no meio do texto, inclusive as consequências , causas e sintomas do que se é abordado achei excelente; na conclusão vi que havia ação, agente, efeito, modo, no entanto não vi explicação, detalhamento ou até mesmo exemplos de como seria essa proposta de resolução.

    • 1
  5. Boa tarde, o primeiro parágrafo contendo uma obra de identificação de nível nacional e logo após contextualizando com a atual conjuntura no Brasil além de abordar o problema foi excelente. Já no segundo parágrafo em que se de fato entra na problemática e traz dados e citações no meio do texto, inclusive as consequências , causas e sintomas do que se é abordado achei excelente; na conclusão vi que havia ação, agente, efeito, modo, no entanto não vi explicação, detalhamento ou até mesmo exemplos de como seria essa proposta de resolução.

    • 0
  6. Boa noite, o primeiro parágrafo contendo uma obra de identificação de nível nacional e logo após contextualizando com a atual conjuntura no Brasil além de abordar o problema foi ótimo, só substituiria o primeiramente por Em primeira analise, também substituiria os dados estatísticos, porque em provas como o Enem você tecnicamente não teria de onde tirar essas informações e é proibido tirar as informações dos textos motivadores; recomendo citar exemplos do cotidiano como no caso as redes sociais e como podem ser prejudiciais citando a depressão e o isolamento social.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.