O que diz a Constituição Federal, acerca da relação entre o meio ambiente e a coletividade? Certamente afirma como direito às gerações futuras um ambiente ecologicamente equilibrado, sendo esse garantido pelas ações do governo e da população. Entretanto, esse não se confere, na realidade, devido à ganância empresarial ao consumir indevidamente os recursos ecológicos e a inoperância estatal ao cumprir os seus deveres de preservação à natureza. Nessa conjuntura, medidas são necessárias para a superação dessas problemáticas.
Nesse aspecto, em primeira análise, cabe ressaltar apatia e irresponsabilidade industrial, visando o lucro sobre as riquezas naturais. Tal entrave se encontra no provérbio indígena ”Somente quando a última folha cair, o último rio secar e o último peixe morrer, o homem perceberá que não pode comer dinheiro”, simbolizando que a cobiça das fábricas e das grandes marcas corrompem a fauna e a flora, de modo a exterminá-la até a obtenção de capital. Sob essa ótica, até que não ocorra intervenção sobre essas ações, o ecossistema brasileiro enfrentará o seu desgaste e, portanto, urge buscar medidas combatentes a esse problema.
Ademais, vale salientar a ineficiência governamental ante aos problemas de degradação, desmerecendo os valores constitucionais. Nesse sentido, os desmatamentos da área amazônica, bem como a exploração dos animais, comprovam que a lei Política Nacional do Meio Ambiente é inócua, visto que promete proteger as áreas nativas da Confederação Brasileira, e na realidade, essa norma não é exercida. Posto isso, apesar haver regimentos capazes de assegurar a proteção ecossistemática do país, o Estado descumpre a sua função, permeando os eventos ignominiosos. Logo, é essencial que os Poderes Brasileiros se unam a fim de equiponderar a sustentabilidade e as ações humanas.
Infere-se, portanto, que medidas são fulcrais para haver a preservação e o desenvolvimento sustentável do meio ambiento no Brasil. Assim, é dever do Poder Executivo, regulamentar as ações industriais que infrinjam as leis ambientais por meio de multas rigorosas, de valor semelhante aos lucros obtidos mediante as áreas degeneradas, de modo a converter a quantia monetária em verba para a reestruturação da natureza. Outrossim, é imperioso que a sociedade se mantenha consciente em sua conduta ecológica, a fim de unir-se as ações da administração pública. Somente assim, o direito constado na Carta Magna será garantido por todos.
Choclet
Oi, bom dia! Não sou especialista ou professora mas vou tentar corrigir sua redação.
🔶 Introdução: eu gosto muito de citar a Constituição Federal, porque é um repertório coringa, porém acho que ela se encaixa melhor na argumentação. Se você notar, você já começou argumentando que a preservação do meio ambiente é dever do governo mas ele não o faz. Além disso, não recomendo colocar perguntas no seu texto.
▫️Sem vírgula depois de confere (linha 7)
▫️Sem vírgula depois de realidade (linha 8)
▫️Para o fechamento do parágrafo você deve usar um conectivo de conclusão, eu gosto de usar o “logo” (linha 12)
▫️Faltou a relação marcada entre o repertório e o desenvolvimento do parágrafo.
🔶 D1: Faltou você exemplificar o modo como o seu argumento acontece na realidade, por exemplo: desmatamento excessivo de florestas, mineração, etc. Ademais, o parágrafo está muito repetitivo, até agora, considerando introdução e D1, você já usou 3 sinônimos da mesma palavra: problema, problemática e entrave. Mas você deveria estar repetindo as palavras-chave da frase tema + seus sinônimos, como: preservação ambiental -> conservação do meio ambiente, manutenção da flora e fauna, resguardo dos ecossistemas, etc. Desenvolvimento sustentável -> aumento, evolução, melhoria, sustentabilidade, ambientalmente correta, etc.
▫️Falta de artigo antes de apatia e responsabilidade (Linha 2)
▫️Evitar usar verbo no gerúndio – que termina em ndo (Linha 3)
▫️Substituir o “Sob essa ótica” por um conectivo de conclusão, como: assim, enfim, dessa forma. Eu gosto de deixar o “Portanto” para a conclusão. (linha 12)
▫️Repetição do modelo de frase da introdução: urge buscar medidas combatentes a esse problema/medidas são necessárias para a superação dessas problemáticas. Cuidado para o seu texto não ficar prolixo, ou seja, ter um monte de palavras que não falam nada ou não chegam a lugar nenhum.
🔶 D2: achei que você defendeu bem sei argumento, apenas alguns detalhes técnicos:
▫️A frase “e na realidade, essa norma não é exercida” (linha 10-11) está redundante, porque com “a lei Política Nacional do Meio Ambiente é inócua” já se tem que a lei não é exercida na realidade. Eu escreveria: “Nesse sentido, os desmatamentos da área amazônica, bem como a exploração dos animais, comprovam que a lei Política Nacional do Meio Ambiente é inócua, visto que promete proteger as áreas nativas da Confederação Brasileira, como a própria Amazônia.”
▫️”Posto isso, apesar DE haver regimentos capazes de assegurar a proteção ecossistemática do país, o Estado descumpre a sua função, permeando os eventos ignominiosos.” ~ esse poderia ser o fechamento do parágrafo, pois sintetiza sua ideia: já existe uma lei, mas o Estado não a executa.
▫️Fechamento de parágrafo repetitivo, assim como na introdução e D1.
🔶 Conclusão: cumpre todos os 5 elementos e faz referência ao D1 e D2.
▫️Repetição do conectivo “portanto”, evitar (linha 1)
▫️Repetição da palavra “medidas” (linha 1)
▫️”Assim” (linha 4) conectivo de conclusão no meio do parágrafo, substitua por: nesse viés, ou seja, isto é.
▫️”Outrossim, é imperioso que a sociedade se mantenha consciente em sua conduta ecológica, a fim (afim, JUNTO, finalidade) de unir-se as ações da administração pública.” ~ desnecessário, você não citou a falta de conscientização como argumento
🔶 Geral: texto bom no geral, apenas alguns detalhes aqui e ali que precisam ser mudados. Recomendo revisar o uso de conectivos e a argumentação. Além disso, a umas semanas atrás, não lembro a data exata, houve a mudança de banca para correção da redação, consequentemente, tiveram mudanças no modelo de correção. Então, recomendo você dar uma olhada no que mudou, o vídeo https://youtu.be/PQQNLSgX_ng?si=hjyy0iD8NUhM0Lhd está bem bom, apesar de longo, assiste no 2x.
🔶 Nota
– C1: 180
– C2: 180
– C3: 180
– C4: 160
– C5: 200
🔹 Total: 900
~ Boa sorte, desculpa qualquer coisa e pelo texto hiper longo. Tenho certeza que até o próximo domingo você consegue melhorar muito ainda🌸