Na série “Anne with an E”, a protagonista principal encontra nos livros um refúgio capaz de ocultar as adversidades de sua dura realidade. Anne é imensuravelmente apaixonada pela leitura, é inteligente, assertiva, determinada, e dispõe de um rico vocabulário. Na atualidade, fatores como o alto custo dos livros e a falta de estímulo, impedem que 44% da população brasileira desfrute desses valiosos benefícios proporcionados pela leitura.
Em Agosto de 2020, foi apresentado, pelo governo federal, a proposta de cancelar a isenção de tributos para livros. Esse fator, somado à desigual distribuição de renda, carência de bibliotecas e analfabetismo, dificultaria ainda mais o acesso à leitura. Além disso, a obtenção de conhecimentos enriquecedores seria impossibilitada e, consequentemente, a evolução da área educacional seria afetada. Isso nos mostra a importância da leitura como instrumento de transformação social, no entanto, também evidencia os desafios para a prática da leitura no Brasil ocasionadas pelo própio governo.
Ademais, vale destacar a mídia como influência positiva e negativa para a prática da leitura. Por um lado, o ambiente midiático contempla uma imensa quantidade de livros digitais e gratuitos. Por outro, modifica comportamentos, percepções e habitua a sociedade na ideia de apenas compartilhar determinada notícia_ sem antes ler, analisar ou interpretar a mesma. Muitas pessoas aplicam esse hábito em outros contextos, vivem da desinformação e amplificam o desinteresse pela leitura. Um exemplo disso está no fato de que 30% da população nunca comprou um livro.
Portanto, em virtude do que foi mencionado, cabe ao governo desenvolver estratégias que visem democratizar o acesso à leitura. Para isso, livros devem ser doados às instituições de ensino. As crianças com menores condições financeiras também devem receber todo suporte necessário para que tenham um efetivo acesso ao ambiente escolar. Depois disso, é de responsabilidade das escolas, em cooperação com as famílias, despertar nos alunos a paixão pela leitura, de modo a eliminar o preceito de ler por obrigação.
Milly4038
Olá, vou analisar sua redação, porém, não sou especialista (mas tenho conhecimentos).
Sua redação está muito boa, mas está um pouco longa…no Desenvolvimento 1 você não utilizou conectivo para ligar o parágrafo a introdução.
Fez uma boa argumentação, poderia ter citado dados um pouco mais.
Fez uma boa conclusão, na minha opinião.
Parabéns ❣️
Continue se esforçando, você vai longe!
Forte abraço, espero ter ajudado.
Competência 1: 160 pontos.
Competência 2: 120 pontos.
Competência 3: 120 pontos.
Competência 4: 120 a 160 pontos.
Competência 5: 200 pontos.
Nota: 720/ 760 pontos.