Segundo Ludwig Wittgenstein, filósofo austríaco, a compreensão do mundo se dá pela linguagem. No Brasil, a preocupação com os altos impostos cobrados sobre o livro e a falta de incentivo à leitura na escola, corroboram com essa visão.
É indubitável que a questão legislativa e sua aplicação estejam entre os fatores que atenuam o problema. Nesse contexto, é importante enfatizar que, os impostos cobrados sobre os livros são exorbitantes, isto, somado às dificuldades financeiras que grande parte dos brasileiros sofrem, faz que o livro se torne menos adquirido devido ao seu preço.
Além disso, é cabível salientar que, segundo a pesquisa “Retratos da Leitura” do Instituto pró-livro, trinta por cento dos professores se declaram não leitores. Dessa forma, a escola se faz também responsável por tal situação, sendo ela grande encarregada de incentivar os estudantes a lerem.
Portanto, é necessário que o Governo federal, juntamente com o Ministério da Economia, para que haja diminuição nos impostos cobrados sobre o livro. E é preciso que a escola se torne um exemplo de leitora, incentivando os alunos a lerem mais.
Karenellencosta
Escrita de acordo com a norma culta, muito bom, mas os parágrafos estão curtos demais e faltou contextualização para inserir argumentos nos parágrafos. Também, poderá utilizar mais repertórios socioculturais na redação, isso a tornará mais adequada para o modelo ENEM.
Invista na leitura e assista séries, filmes e pesquise repertórios coringas.
LarissaMoraisGomes
olá,sua redação está boa,mas falta aprofundar nos argumentos e detalhar mais a conclusão e trazer a finalidade da sua proposta de intervenção
você interpretou bem o tema e mostrou seu ponto de vista na tese
trouxe dados estatísticos que comprovam seu ponto de vista
uma dica é estudar mais sobre a conclusão,quais os requisitos são cobrados nela
gostei do seu texto,continue praticando
elleirbagana
Olá, ailuj! Sua redação está boa em questão de linguagem e coerência, mas alguns pontos precisam ser revistos:
– Os parágrafos ficaram muito curtos e faltou um pouco de desenvolvimento, acredito que se você investisse mais uma ou duas linhas em cada parágrafo para explicar e descrever melhor suas ideias ficaria bem melhor!
– A conclusão parece estar faltando algo, como um maior detalhamento da sua proposta de intervenção, sendo este um parágrafo importantíssimo no texto, é preciso escrevê-lo com atenção.
Fora isso, gostei muito do texto, você se ateve às teses muito bem e usou argumentos firmes.