Desafios para a prática da leitura no Brasil

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“Ler um bom livro é como conversar com as melhores mentes do passado”,disse o filósofo francês René Descartes.Levando essa frase em conta,percebemos que o hábito de ler é importante,porém é um desafio no Brasil,tanto financeiro, quanto cultural.

A prática de ler não esta muito presente entre os brasileiros.Já que o resultado da pesquisa Retrato da Leitura do Instituto Pró-Livro,diz que cerca de 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro.Isso se deve muito aos fatos de que muitas pessoas nunca foram incentivadas a ler e não tem condições de comprar um.A principio disso um projeto de lei entregou a Câmara dos Deputados,em junho de 2020,que prevê a substituição de Confins e PIS pela Contribuição Sobre Bens e Serviços (CBS).

Ademais,é imperativo ressaltar que a leitura trás benefícios.Pessoas que tem esse hábito tendem a se comunicar melhor,possuem outra forma de pensar.A praxe de ler se dá em casa,pelos responsáveis,e em segundo lugar pelos professores.Inesperadamente cerca de 30% dos educadores se auto declaram não leitores,alguns afirmam que é por conta do alto preço,já outros dizem que é por falta de bel-prazer.

O livro precisa ser mais acessivel a todos.Para que isso aconteça,o Governo deveria fazer distribuições gratuítas em diversos locais,um deles seria a escola, já que ajudaria a incentivar as crianças a lerem.Outro meio,também através da escola,seria todo mês organizar uma roda de leitura,cujo entregariam um livro,e após lerem,dicustirão sobre.

 

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4 Correções

  1. Redaçao excelente você abrangeu bem suas teses e colocou argumentos para defende- las além de colocar excelente repertorio cultural e conseguiu fazer uma conclusão bem completa respondendo a todos os agentes necessários. Não sou professor mas eu acredito que você conseguirá acima de 900, senão até mesmo o 1000

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  2. ruicherlei eu amei a sua habilidade de argumentação, pois essa geralmente é umas das maiores dificuldades de grande parte das pessoas na hora de escrever uma redação e você tirou isso de letra. Você escrever bem, de forma clara e direta, mas só escrever bem não garante um 10 para você, já que para isso é preciso que o aluno demonstre um domínio excelente da gramatica e dos mecanismos linguísticos necessário para a construção de uma argumentação, além de, um conhecimento aprofundado da estrutura textual trabalhada. Por isso, recomendo você trabalhar esses pontos, pois se você se esforçar, com certeza vai garantir um notão em todos os seus próximos textos e eu com certeza amaria ler cada um.

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    Corrigida por: Dagoberto

    Tema escolhido: ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

    Tipo de redação: Enem

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    Comentários Numerados
    1. Em vez de: Hodiernamente/ Hodierno: procure evitar, prefira: Atualmente/Nos dias de hoje/ moderna/ atual… Evite a Linguagem rebuscada, artificial…. … (Não será descontado ponto pelo uso do “hodiernamente”, mas não é recomendável usá-lo).  
    2. – Coesão INTRA* (dentro dos) parágrafos. – Articulação textual (elogio). Usou o conector correto, parabéns!  
    3. ORTOGRAFIA: entretenimento  
    4. -2ª antecipação da causa do problema. Ok :) Tese (elaboração) (elogio). Você problematizou/ explicitou/ antecipou a tese/ o argumento que será defendido/ a ser explorado no desenvolvimento 02 :)  
    5. -1ª antecipação da causa do problema. Ok :) Tese (elaboração) (elogio*). Você problematizou/ explicitou/ antecipou a tese/ o argumento que será defendido/ a ser explorado no desenvolvimento 01 :)  
    6. – Coesão intra e inter (dentro/ entre) parágrafos. – Evite a repetição de estruturas prontas (PADRONIZADAS) no início dos parágrafos. Substitua-as por sinônimos. & SUGESTÃO! Substitua (A priori/ Primeiramente/ Em primeiro plano/ Em primeira análise/ Em primeiro lugar) por (Precipuamente / De início/ De maneira inicial / A princípio/ Inicialmente, convém analisar as palavras do filósofo…) [sempre seguido de uma vírgula].  
    7. – Coesão INTRA* (dentro dos) parágrafos. – Articulação textual (elogio). Usou o conector correto, parabéns!  
    8. – Estrutura sintática. Evite o uso de verbos no gerúndio no início de períodos/ parágrafos. Sugestão: em vez de: Partindo dessa analogia…; prefira: Ao partir dessa analogia…  
    9. ACENTUAÇÃO: retirar o acento  
    10. – 1ª Tese/ antecipação (retomada na argumentação/ desenvolvimento). Essa retomada de tese contribui para fluidez e coerência das ideias de seu texto. Muito bem :)  
    11. OK A CONCORDÂNCIA DO VERBO SER AQUI ESTÁ CORRETA, POIS SUJEITO E PREDICATIVO SÃO OBJETOS (coisas). ENTÃO, O REDATOR ESCOLHA COM QUEM ELE QUER QUE SE FAÇA A CONCORDÂNCIA.  
    12. ACENTUAÇÃO: cinematográficas  
    13. Utilizar datas, ou mesmo os dados estatísticos ou porcentuais dos textos motivadores é válido para sustentar um ponto de vista sobre o tema, mas desde que seja acompanhado de uma ampla reflexão sobre o dado utilizado. Por isso, pense: Qual é a intenção do texto motivador ao apresentar esse dado? Por que ele foi utilizado no texto motivador? O que ele representa no texto motivador? O que ele quer dizer no texto motivador? Se você souber a resposta para essas perguntas e elas forem coerentes, use e mantenha os dados em seu texto. Caso contrário, é preferível nem usar. Observação! As respostas das perguntas servem como base de reflexão. Aplique-as no seu texto.  
    14. Coesão inter (entre) e intra (dentro) parágrafos. Em vez de: Outrossim (advérbio); prefira: da mesma maneira; do mesmo jeito ou da mesma forma; idem, igualmente, CONSEQUENTEMENTE ou Em decorrência do que foi exposto… Evite a Linguagem rebuscada, artificial…. (Não será descontado ponto pelo uso do “outrossim”, mas não é recomendável usá-lo).  
    15. – Coesão INTRA* (dentro dos) parágrafos. – Articulação textual (elogio). Usou o conector correto, parabéns!  
    16. – Coesão INTRA* (dentro dos) parágrafos. – Articulação textual (elogio). Usou o conector correto, parabéns!  
    17. – 2ª Tese/ antecipação (retomada na argumentação/ desenvolvimento). Você retomou a tese/ argumento e isso é fundamental para que o leitor do seu texto relembre seu posicionamento acerca do tema :)  
    18. – Coesão intra (dentro) parágrafos. – Evite a repetição de palavras ou expressões no mesmo parágrafo ou tão próximas. Substitua-as por sinônimos.  
    19. ORTOGRAFIA: entretenimento  
    20. CONCORDÂNCIA VERBAL 03: O núcleo do sujeito é “locais” que está no plural, portanto, o verbo também deve ficar no plural: “têm” com acento circunflexo.  
    21. – Coesão inter (entre) e intra (dentro) parágrafos. – DIVERSIFIQUE OS CONECTORES. O texto apresenta boa articulação das ideias e recursos coesivos utilizados com propriedade, exceto quanto ao uso de “com isso”; prefira usar outros conectores: Assim / dessa maneira/ desse modo/ por isso, consequentemente… (Não será descontado ponto pelo uso do “com isso”, mas não é recomendável usá-lo).  
    22. – Coesão intra (dentro) parágrafos. – Evite a repetição de palavras ou expressões no mesmo parágrafo ou tão próximas. Substitua-as por sinônimos.  
    23. – Coesão intra (dentro) parágrafos. – Evite a repetição de palavras ou expressões no mesmo parágrafo ou tão próximas. Substitua-as por sinônimos.  
    24. – Coesão INTRA* (dentro dos) parágrafos. – Articulação textual (elogio). Usou o conector correto, parabéns!  
    25. – Coesão intra (dentro) parágrafos. – Evite a repetição de palavras ou expressões no mesmo parágrafo ou tão próximas. Substitua-as por sinônimos.  
    26. ORTOGRAFIA: consequentemente  
    27. AGENTE OK  
    28. – Coesão INTER* (entre os) parágrafos. – Articulação textual (elogio). Usou o conector correto, parabéns!  
    29. MODO/ PARCERIA OK  
    30. – Coesão INTRA* (dentro dos) parágrafos. – Articulação textual (elogio). Usou o conector correto, parabéns!  
    31. DETALHAMENTO DO MODO/ MEIO OK  
    32. AÇÃO OK  
    33. ACENTUAÇÃO: cinematográficas  
    34. ORTOGRAFIA: entretenimento  
    35. EFEITO/ FINALIDADE OK  
    Comentários Gerais
    Olá, tudo bem com você? Seu texto é escrito de modo [fluente]. Você [se] posicionou de maneira clara a respeito do tema, apontando as causas/antecipações que desencadeiam os problemas e serão retomadas nos desenvolvimentos 01 e 02. COMPETÊNCIA 01. No que diz respeito à norma culta (há poucos desvios gramaticais e de escolha de registro e de convenções da escrita) e, por isso, devem ser observados no próximo texto, ou em uma revisão. /[entre 04 até 06 desvios: 120] COMPETÊNCIA 02. [PARABÉNS], [você] [NÃO tangenciou/ e NEM fugiu do tema/ compreendeu BEM a proposta]/ [em outras palavras] conseguiu relacionar as afirmações por meio de exemplos adequados, [também] soube apresentar analogias (apresentou a problematização/ comparações) com visão lógica sobre o tema. O texto apresenta as três partes da dissertação argumentativa: introdução – desenvolvimento – conclusão. (Apresentou simetria [o mesmo tamanho] entre os parágrafos e períodos. COMPETÊNCIA 03. (projeto textual) [demonstrou / retomou e explicou] / as mesmas causas apresentadas na introdução nos parágrafos do desenvolvimento, dizendo/ como o problema ocorre, por que, quais são suas consequências? Lembre-se de citar as fontes de onde você tirou as informações para defender a sua argumentação. [LEMBRE-SE DE QUE AO UTILIZAR OS DADOS ESTATÍSTICOS OU PORCENTUAIS DOS TEXTOS MOTIVADORES ELE DE VIR ACOMPANHADO DE UMA AMPLA REFLEXÃO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO SERÁ PRODUTIVO PARA A ARGUMENTAÇÃO TEXTUAL]. Essas estratégias dão profundidade reflexiva-analítica à discussão e marca sua autoria no texto, além de ajudar o leitor na compreensão do tema e a entender sua linha de raciocínio. / [Observe se as citações são produtivas, legitimadas e pertinentes ao tema]. COMPETÊNCIA 04. Para que o texto mantenha a fluência e a boa articulação das ideias não se [esqueça] de fazer a COESÃO (ligação/articulação) entre períodos e parágrafos, por meio de conectores adequados / LEMBRETE: Evite a falta de conectivo(s) e/ou uso inadequado e/ou a repetição deles. Para isso, releia o texto antes de entregá-lo à correção. / [entre 02 até 064desvios: 160] COMPETÊNCIA 05. Na conclusão, /apresentou todos os elementos válidos solicitados pelo Enem para a proposta de intervenção / resolveu todos os problemas apresentados na argumentação: Quem vai fazer ou participar da ação? O que fazer? Como fazer? Quais serão os resultados, os efeitos ou os beneficiários da ação?

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  4. SOBRE SUA REDAÇÃO:

    Argumentos bons, a estrutura do seu texto está bom. PORÉM, a sua ortografia está errada, falta espaço durante as palavras.

    PODEMOS VER NESSE COMEÇO SEU

    “Ler um bom livro é como conversar com as melhores mentes do passado”,disse o filósofo francês René Descartes.Levando essa frase em conta,percebemos que o hábito de ler é importante,porém é um desafio no Brasil,tanto financeiro, quanto cultural.

    CORREÇÃO:

    “Ler um bom livro é como conversar com as melhores mentes do passado”, disse o filósofo francês René Descartes. Levando essa frase em conta, percebemos que o hábito de ler é importante, porém é um desafio no Brasil, tanto financeiro, quanto cultural.

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