“Desafios para a prática da leitura no Brasil”

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Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, cerca de 4,6 milhões de leitores deixaram de ler entre os anos de 2015 e 2019 no país. Logo, podemos racionalizar que a referente época foi marcada por um desenvolvimento tecnológico acelerado , o que possui em nossa sociedade hodierna demasiada influência sobre os indivíduos , como é comumente perceptível. Dessa forma, os principais aspectos que afetaram essa queda no percentual de leitores foram a grande influência das mídias sociais e consequentemente a comodidade estrutural.

A princípio, segundo o site de notícias “Olhar Digital” o Brasil é o país mais conectado nas redes sociais em toda a América Latina. A partir disso, podemos inferir que depois da expansão tecnológica o público leitor passou a se interessar mais por redes sociais do que por livros. Nesse viés, é evidente a problemática que essa situação traz a sociedade, pois, os livros além de incentivar o pensamento crítico, ampliam o conhecimento cultural do indivíduo e ainda são um grande instrumento de desenvolvimento pessoal. Enquanto que, as redes sociais apenas trazem uma falsa sensação de bem estar e basicamente não tem potencial útil algum ao indivíduo.

Por conseguinte, dadas as infinitas facilidades do avanço tecnológico pode-se concluir que as pessoas também se tornaram mais acomodadas. Assim, podemos levar em consideração uma pesquisa feita pela BBC News Brasil em que a mesma cita que em média crianças de 2 anos ficam quase três horas por dia em frente a uma tela, crianças de 8 anos ficam cerca de cinco horas e adolescentes mais de sete horas. O que pode acatar a diversos problemas como a obesidade e também o mau desenvolvimento da criança e do adolescente. Dessa forma, levando a questão para um contexto geral, podemos findar que essas adversidades são oriundas  da educação dos pais, que também estão imersos na mesma situação que seus filhos criando-se assim um ciclo de maus hábitos.

Portanto, são necessárias medidas que atenuem a situação. Desse modo, as demais Livrarias em conjunto com o Ministério da Educação devem fornecer livros gratuitos digitais e impressos sobre as mais diversas categorias, para que assim as pessoas retomem ou comecem a cultivar o hábito da leitura e assim possamos ser uma sociedade mais capacidade e desenvolvida, com jovens mais dispostos e menos acomodados.

 

Ps;Alguns trechos estão em primeira pessoa, pois o texto redijido é um artigo de opnião, que basicamente segue a mesma estrutura do texto dissertativo argumentativo argumentativo, tendo como única diferença o ponto citado.

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2 Correções

  1. Introdução: Dessa forma, os principais aspectos que afetaram essa queda no percentual de leitores *foram a grande influência* (PLURAL) das mídias sociais e consequentemente a comodidade estrutural.

    Desenvolvimento: A partir disso, podemos inferir que(,) depois da expansão tecnológica(,)o público leitor passou a se interessar mais por redes sociais do que por livros.
    *O termo é um acessório, dessa forma, ele deve vir entre vírgulas.*

    (,pois, )os livros além de incentivar o pensamento crítico, ampliam o conhecimento cultural do indivíduo e ainda são um grande instrumento de desenvolvimento pessoal. Uso inadequado da vírgula, não existe vírgula após o “pois”. A forma correta seria “, pois os livros, além de incentivar o pensamento crítico, ampliam o conhecimento…” você estava correta ao pensar em isola o “além de incentivar…”, pois trata-se de um acessório também, mas a estrutura ficou errada.

    “Enquanto que, as redes sociais apenas trazem uma falsa sensação de bem estar e basicamente não tem potencial útil algum ao indivíduo.”
    (Não seria muito radical dizer que não tem potencial?)
    (Argumente melhor. Por que ela traz uma falsa sensação de bem estar?)

    D2
    “ Assim, podemos levar em consideração uma pesquisa feita pela BBC News Brasil em que a mesma cita que em média crianças de 2 anos ficam quase três horas por dia em frente a uma tela, crianças de 8 anos ficam cerca de cinco horas e adolescentes mais de sete horas.”
    (Atente-se a pertinência do repertório, eu sei o que você quis salientar. Todavia, faltou relacionar.)

    “ O que pode (acatar??) a diversos problemas como a obesidade e também o mau desenvolvimento da criança e do adolescente.”

    (Eu não faria disso um período, pois você retoma o anterior, dessa forma, o mais correto seria ele ter ficado com o período anterior, entre vírgulas, fazendo dele um aposto explicativo.)

    ?(Acho que você quis dizer acarretar)

    “ Dessa forma, (levando a questão para um contexto geral??), podemos findar que essas adversidades são oriundas da educação dos pais, que também estão imersos na mesma situação que seus filhos criando-se assim um ciclo de maus hábitos.”

    (Você criou uma nova tese no final do período, pois não havia citado nada com relação aos pais. Não acrescente novas teses ao logo do seu texto, torna-o confuso.)

    ??(qual contexto geral seria? Lembre-se que a pessoa que lerá o seu texto ela é totalmente leiga e você tem que articular suas ideias para uma fácil compreensão.)

    CONCLUSÃO

    “Desse modo, as demais Livrarias(,)em conjunto com o Ministério da Educação(,)devem fornecer livros gratuitos digitais e impressos *sobre* (com) *as mais* diversas categorias, para que (,)assim(,) as pessoas retomem ou comecem a cultivar o hábito da leitura e (,)assim(,)possamos ser uma sociedade mais *capacidade* (capacitada) e desenvolvida, com jovens mais dispostos e menos acomodados.”

    (Evite a repetição de palavras e procure estudar mais o uso da vírgula.)
    (“Assim” é uma conjunção conclusiva, dessa forma ela sempre vem entre vírgulas.)

    Bem, como se trata de um artigo de opinião a avaliação não deve se prender a grade do enem.
    Então vamos lá:

    Marcas de autoria – O título antecipa a polêmica e motiva a leitura do texto?
    Sim, porém você não soube articular muito bem suas ideias e defender um ponto de vista.
    Nota: 1,2
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    Tema – O texto se reporta de maneira pertinente a alguma questão polêmica da realidade local?
    Sim! Contudo, houve dificuldades na feitura, ou seja, em organizar, selecionar e relacionar as ideias.
    Nota: 1,3
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    Adequação linguística – O texto deixa transparecer claramente o ponto de partida (dados)?

    Adequação discursiva – A questão polêmica tratada é relevante para o autor, para a comunidade? E para outros leitores?

    Convenções da escrita – O texto atende às convenções?

    Poderia melhorar, não fica claro o posicionamento da autora, por conta do número exacerbado de ideias que se encontram ao longo do texto sem serem relacionadas. Você se prendeu muitoo na dissertação, o artigo é um gênero diferente, mas tem como base o mesmo princípio, argumentação. Tente libertar-se dos laços com a dissertação, escreva mais livremente, relacione melhor suas ideias, estude o uso da vírgula e procure mais conjunções.

    A minha dica é: faça um caderninho de conjunções, vai te ajudar muito!

    Nota: 1
    (Vale dois pontos)

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    Adequação discursiva – O autor se posiciona claramente em relação à questão apresentada?

    Faltou organizar as ideias, pois o texto ficou muito confuso.
    Nota: 0,9
    (Valor da questão: 1,6)

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    Adequação linguística – Os argumentos apresentados sustentam a opinião do autor perante o leitor a que se destina o texto?

    -faltou relação, atente-se mesmo em organizar suas ideias. Por mais que o artigo traga mais liberdade de escrita, tente ser clara ao defender seu ponto de vista, pois seu texto ficou muito mais informativo do que argumentativo.
    Nota: 0,5

    Adequação linguística – Estratégias argumentativas como a refutação e posições de diferentes protagonistas do debate estão articuladas entre si e integradas ao propósito do texto?

    Houve uso da estratégia de refutação, porém pouco articulado.
    Nota: 0,6

    Soma: 1,1
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    Marcas de autoria – Levando em conta o leitor e o propósito do texto, a tese construída é defendida por argumentos convincentes? Ao tentar convencer seus leitores, o autor utiliza diversidade de tipos de argumentos?

    -repertórios pertinentes, porém pouco explorados e articulados com o texto.

    Nota: 1,0

    Nota final: 6,5

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  2. Oii beleza ? você escreveu super bem e sabe organizar corretamente a redação dissertativa/argumentativa que a banca espera. Achei que para melhorar ela, você pode focar na argumentação. A conclusão está boa e obedece os 5 elementos proposta na competencia 5. É isso aí, continue treinando e boa sorte.
    Acho que seu texto vale 860

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