Desafios para a prática da leitura no Brasil

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“Don Quijote de La Mancha” de Miguel de Cervantes é uma obra da literatura universal e muitos a apontam como mito fundador da cultura “castellana”. No Brasil, esse e outros tantos escritos se somam às pujantes letras nacional. Entretanto, o impacto erudito provocado é consideravelmente menor que em outros, já que os brasileiros leem pouco. Em consequência, ano após ano, o país vêm ocupando posições medíocres em índices educacionais como os do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Além disso, a ideia de que livro é caro é forte na população. Sendo assim, superar esses desafios é tarefa vital para para o desenvolvimento da nação.

Inicialmente, de modo a colocar o livro como fonte de conhecimento e lazer, uma série de ações podem ser tomadas tanto na esfera privada quanto na pública. Primeiro, ao realizar eventos para divulgação e comércio de livros, uma comunidade, por vezes em parceria com o poder público, associa ler a se divertir. Em segundo lugar, ao divulgar histórias acadêmicas que mostrem o poder transformador das letras na vida de um indivíduo, o Ministério da Educação incentiva a leitura e o estudo.

Por outro lado, para desmitificar a ideia de que livro é caro, veículos de circulação de informação em massa poderiam divulgar dados que mostrem que, como afirmado pelo presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), o preço do livro vem caindo nos últimos. Ademais, medidas de isenção de impostos e obtenção de benefícios sociais na aquisição de livros, poderiam ser implantadas pelo Governo Federal. Sendo assim, se democratizaria o acesso às letras em território nacional.

Por fim, como apresentado no texto acima, várias medidas e ações podem ser aplicadas, por meio órgãos públicos e privados, para que os desafios da pouca prática de leitura no Brasil sejam superados e assim o país se desenvolve plenamente no âmbito da cultura e da educação.

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2 Correções

  1. Oii, vou corrigir por parágrafos! Qualquer irregularidade, me chama. :)

    INTRO
    -ausência de vírgulas por aposto: “Don Quijote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes, é uma obra da literatura…”
    -ausência de vírgulas: “esse e outros tantos escritos, se somam…”
    -a introdução é onde se deve introduzir a sua ideia, que será trabalha ao decorrer do texto. Sua intronão se encaixa no modelo do enem, pois vc fez como se fosse um desenvolvimento (D1/D2), sendo possível identificar citações, teses e dados, informações essas que deveriam estar nos parágrafos do meio.
    -por conta desse desvio, a intro acabou ficando muito extensa, o que roubou espaço da sua conclusão, note que está nem pequena
    -esqueleto padrão da introdução da redação enem: intro por citação + tese + problemas
    -entenda, que não houve ausência de informações, mas sim, o excesso delas. Fazendo uma alteração, que se encaixe no modelo padrão, seria:

    “Don Quijote de La Mancha” de Miguel de Cervantes é uma obra da literatura universal e muitos a apontam como mito fundador da cultura “castellana”. No Brasil, esse e outros tantos escritos, se somam às pujantes letras nacional. Entretanto, o impacto erudito provocado, é consideravelmente menor, já que os brasileiros leem pouco, devido a (2 problemas). Sendo assim, superar esses desafios é tarefa vital para para o desenvolvimento da nação.”

    D1
    -ausência de vírgula: “tanto na esfera privada, quanto na pública.” (lembre-se que toda vez que vc for dizer “tanto, quanto”, antes do ‘quanto’, na maioria dos casos, sempre terá uma vírgula.
    -ausência de vírgula: “por vezes, em parceria com o poder…”
    -por conta da ausencia da problemática, ficou dificil identificar o foco do seu parágrafo
    -muitos exemplos, mas houve ausencia de repertório, algo para dar veracidade aos seus fatos
    -invista em conectivos, enriquece seu texto
    -vc fez a introdução da ideia, em seguida deu 2 exemplos que se ligasse a essa introdução, muito bom até ai, porém, faltou sua tese (opinião) de fechamento

    D2
    -esse seu segundo desenvolvimento pareceu uma longa conclusão. Se atente que o corretor quer saber a >sua opinião< sobre determinado assunto. O que vc fez no parágrafo, foi apenas listar medidas que as autoridades poderiam fazer (coisas que devem ser feitas na conclusão).
    -esqueleto padrão do D1 e D2 da redação enem: introdução da ideia + citação de autoridade/alusão/exemplos + afirmação dessa citação + opinião

    CONCLUSÃO
    -sem proposta de conclusão

    |FEEDBACK|
    Amigo, meu conselho é você ler redações nota 1000 e se atentar ao padrão delas. Você tem ótimas ideias, poderia ter feito uma conclusão maravilhosa, mas infelizmente, falhou na organização do seu texto. Continue treinando e melhorando cada vez mais, se precisar de alguma ajuda/conselho, entre em contato comigo, não sou especialista mas o pouco que eu sei, estou sempre partilhando. Parabéns e abraços!

    C1: 160
    C2: 120
    C3: 80
    C4: 80
    C5: 40
    NOTA: 480

    Qualquer dúvida, só chamar, estou sempre à disposição! =)

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  2. A citação na introdução não ficou claro com a relação ao tema .
    A tese ficou boa explícita parabéns
    Já os D1 e d2 não defenderam a tese de forma efetiva visto que pareceu mais uma conclusão , faltou originalidade e defesa do ponto de vista
    Ademais a conclusão ficou pouco detalhada é necessário , quem , como por meio do que , e afim de que .

    Espero ter ajudado bons estudos 😘

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