Desafios para a prática da leitura no Brasil

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Na obra Utopia, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e de problemas. Conquanto, o que se observa na realidade brasileira é o oposto, uma vez que o número de pessoas que não tem o hábito de leitura ainda é elevado, e preocupa em relação ao desenvolvimento desses cidadãos. Esse cenário deve-se tanto à negligência governamental quanto à passividade da população em meio a modernidade.
A princípio, é imprescindível destacar que a omissão estatal possui relação com esse revés. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, mas sem cumprirem com sua função. Sob essa ótica, a falta de políticas públicas eficazes para disseminar a leitura nas instituições de ensino torna a situação ainda mais grave e preocupante. Desse modo, não é garantido o direito à educação segundo o Artigo 6° da Constituição Federal.
Ademais, outro fator notório é a alienação da sociedade com as novas tecnologias. De acordo com o portal G1, apenas 30% dos brasileiros praticam a leitura. Essa situação ocorre em virtude da modernidade, que a maioria dos jovens utilizam mais os celulares do que os livros, além da falta de incentivo dos pais e professores em desenvolver os filhos e alunos para ler. Segundo o filósofo brasileiro Paulo Freire, se a educação sozinha não muda a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda. Nesse contexto, fica claro que é preciso medidas para que todos possam usufruir e ter acesso à leitura, fazendo jus ao pensamento do educador Paulo Freire.
Portanto, medidas devem ser tomadas para a problemática em questão. É necessário que o Ministério da Educação junto com o Governo – órgão responsável pela administração do país- criem um projeto para implementar bibliotecas públicas, por meio das escolas e da mídia para conscientizar a população. Assim, espera-se que os direitos dos cidadãos sejam garantidos, conforme institui a Constituição Cidadã.

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3 Correções

  1. Olá, gostei bastante da sua redação, creio que se colocasse algo no desenvolvimento (algo relacionado a algum livro, para atiçar a curiosidade sobre o mesmo) ficaria bem legal. E sobre a conclusão acho que falta uma proposta mais real para a intervenção. Se colocasse algo como: investimento em feiras literárias e reformas em bibliotecas públicas, além de propagandas incentivando a leitura, deixaria sua redação mais completa. Espero te ajudado :)

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  2. INTRODUÇÃO: Está boa, mas não deixa claro sua qual é sua tese e lembre de colocar entre aspas nomes de obras.

    DESENVOLVIMENTO 1: Ficou confuso. Você deveria aprofundar mais seu argumento após a citação e finalizar com uma reflexão crítica sobre o que disse, por exemplo, essa frase “Sob essa ótica, a falta de políticas públicas eficazes para disseminar a leitura nas instituições de ensino torna a situação ainda mais grave e preocupante.” se encaixaria melhor como reflexão crítica. (Não cite uma nova informação no final de um parágrafo).

    DESENVOLVIMENTO 2: Está melhor que o primeiro desenvolvimento, mas procure usar uma citação por parágrafo, assim você poderá desenvolver melhor seu texto. (Sua reflexão crítica/ última frase ficou realmente boa).

    CONCLUSÃO: Procure não usar frases abrangentes no início, você poderia preencher com o tema da redação, por exemplo, “Portanto, para superar os desafios para a prática da leitura no Brasil, é necessário que o …”.

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 160
    NOTA FINAL: 720

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  3. Oii, tudo bem? Vou fazer alguns comentários sobre a sua redação e espero que possa te ajudar!

    C1 – Você possui um bom domínio da norma culta da língua portuguesa, no entanto, atente-se para alguns desvios que possam passar despercebido, como erros de concordância, acentuação e vírgula.
    C2 – Você trouxe repertórios pertinentes, e fez uso produtivo deles, parabéns! Continue assim, busque sempre utilizar ao menos um repertório por parágrafo, e fazer boa ligação dele com o tema e sua argumentação.
    C3 – Seu texto está muito bem organizado, novamente, parabéns! Ele possui quatro parágrafos, sendo o primeiro introdução, seguido de dois para o desenvolvimento, e por fim, sua conclusão. Sem dúvidas, o padrão ideal do ENEM. Além disso, você organizou bem suas ideias. Na introdução, iniciou com a referência, seguido de uma contextualização com o tema, e por último, explanou sua tese, perfeito! Nos parágrafos de desenvolvimento, busque sempre apresentar inicialmente o tópico frasal, seguido de causa, consequência e um exemplo (repertório). Na conclusão, tente retomar a referência inicial, pois isso indica aos corretores um bom planejamento de texto, no entanto, não é obrigatório.
    C4 – Você possui vasto conhecimento de conectivos e os usa corretamente, siga assim! Uma dica que geralmente dou é procurar iniciar o parágrafo sempre com um conectivo, o que notei que você já faz, inclusive, utilizou aqueles mais utilizados, como “Ademais” e “Portanto”.
    C5 – Sua proposta de intervenção contém os cinco elementos necessários para atingir nota máxima nessa competência, que são: ação, agente, modo/meio, detalhamento e efeito. Parabéns! Farei somente uma pequena observação a respeito da ação: Na frase “criem um projeto para implementar bibliotecas públicas, por meio das escolas e da mídia para conscientizar a população.”, acredito que seria interessante explicar como as escolas e mídias iriam funcionar como meio para a implementação de bibliotecas públicas.

    No geral, seu texto está ótimo, acredito que receberia 900+. Continue assim, e boa sorte!!

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