Estudante

Desafios para a prática da leitura no Brasil

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  No que se refere à prática de leitura no Brasil é possível afirmar que grande parte da população não tem aceso à livros, sobretudo classes sociais mais baixas. Isso se torna visível se analisarmos o número de leitores que se comparado com outras mídias, como o cinema, ainda são muito baixos, e também através do desaparecimento de livrarias, que entram em falência por baixo nível de vendas.

  Quase um terço da população nunca comprou um livro. Isso se deve principalmente ao custo, dados do IBGE mostram que metade da população vive com menos de quinhentos reais mensais, tornando quase que impossível a sua aquisição por essa camada da sociedade. Ademais, outro desafio para leitura no país é a falta de acesso a bibliotecas, que em sua maioria ficam em grandes centros, longe das pessoas de menor renda, dificultando o acesso a leitura.

  Além disso, outro agravante que resulta na falta de leitores é o baixo incentivo, as famílias de forma geral não incentivam a prática da leitura pelos seus filhos, causando um distanciamento entre o livro e a população. Na obra literária “Brasil, país do futuro” do autor Stefan Zweig é feita a profecia de um país do futuro, mas torna-se evidente através dos desafios do acesso a leitura que esse futuro ainda não chegou.

Portanto, visando o aumento da leitura no Brasil, o Ministério da Cultura deve criar bibliotecas, que tenham como foco a população de menor renda, possibilitando assim, o seu acesso aos livros. Paralelamente o Ministério da Educação deve efetuar palestras em escolas, com objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância de ler, somente assim, o futuro previsto por Stefan poderá chegar, enfim.

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6 Correções

  1. Olá sz
    Corrigirei com base no meu conhecimento, espero que te ajude. sz
    Introdução:
    No início, possui erros gramaticais como “aceso” (acesso) e “à livros” ( a livros, sem acentuação). A apresentação da sua tese é elaborada e estruturada (“No que se refere à prática de leitura no Brasil é possível afirmar que grande parte da população não tem aceso à livros, sobretudo classes sociais mais baixas.”). Particularmente, eu teria formulado a oração do seu repertório diferente, sei que é um repertório de exemplo, mas no seu caso, você utilizou a palavra “números” o que dá a entender que seja um dado estatístico, logo você deveria apresentar os números e a fonte dessa informação.
    (“Isso se torna visível se analisarmos o número de leitores que se comparado com outras mídias, como o cinema, ainda são muito baixos.”) Fique atento nisso pois você poderá ser penalizado, deixe seu repertório nítido e objetivo. Os argumentos foram bem desenvolvidos (“desaparecimento de livrarias, que entram em falência por baixo nível de vendas.”). Na parte da oração “se analisarmos o número de leitores que se comparado com outras mídias” não necessitava de “que se”. Sua introdução possui três erros de vírgula. Resumindo: tese e argumentos bem elaborados, possui erros gramaticais e de vírgulas e precisa-se ficar atento a alusão.

    Desenvolvimento 1 (d1):
    Não iniciou com um conectivo (obrigatório). Fugiu do que você tinha prometido no seu argumento 1 (desparecimento das livrarias), você falou no seu d1 sobre as baixas condições de renda da população (fator que dificulta a compra dos livros), além de que foi mal organizado e estruturado, porém com bom repertório. A oração “quase que impossível” é coloquial, procure manter o padrão culto da língua portuguesa. Ter acrescentado mais uma informação adicional no seu d1 que você não havia citado anteriormente não é recomendável, pois prejudica seu texto. Resumindo: Tangenciou sua promessa do argumento (desaparecimento das livrarias), problema com a norma culta, mal estruturado.

    Desenvolvimento 2 (d2):
    Iniciou com o conectivo obrigatório. Mais uma vez, algo que não foi falado anteriormente aparece em sua redação, isso dá penalização no seu texto. Se você “promete” algo com seus argumentos, eles devem aparecer nos seus desenvolvimentos, respectivamente. Possui erros gramaticais. Repertório confuso, não convence, não foi bem elaborado nem aprofundado.

    Conclusão:
    Possui o conectivo obrigatório. Conclusão confusa, pois essa intervenção não condiz com seus argumentos apresentados na introdução. Possui ação, agentes, meio e efeito, porém não tem o detalhamento. Erros gramaticais.

    NOTA:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 40
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 80
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 40
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 80

    NOTA FINAL: 360

    Busque aprender com seus erros e melhorar sempre. Você está no caminho certo, se tivesse colocado seus argumentos de acordo com o que foi abordado no desenvolvimento, teria subido muito sua nota. Fique atento!
    Espero que eu tenha ajudado, críticas construtivas servem pra nos ajudar a melhorar naquilo que estamos errando, com a prática você irá melhorar bastante, você tem potencial e domínio de como construir uma redação, basta elaborar de acordo.

    Sucesso!

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  2. Boa tarde!

    Sua introdução está boa;
    Seus desenvolvimentos faltam ainda ser críticos e no D1 sem conectivos…

    Quase um terço da população nunca comprou um livro. Isso se deve principalmente ao custo, dados do IBGE mostram que metade da população vive com menos de quinhentos reais mensais, tornando quase que impossível a sua aquisição por essa camada da sociedade. Ademais, outro desafio para leitura no país é a falta de acesso a bibliotecas, que em sua maioria ficam em grandes centros, longe das pessoas de menor renda, dificultando o acesso a leitura.

    Sua intervenção está incompleta e confusa….

    C1 = 160
    C2 = 180
    C3 = 140
    C4 = 140
    C5 = 160 ====== 780 PONTOS

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  3. Olá!
    Logo no início da sua introdução apresenta dois erros gramaticais, como “aceso”(acesso) e “à livros”(a livros).
    No desenvolvimento 1 não iniciou com um conectivo, que é obrigatório e fugiu do que você tinha prometido no argumento 1, que seria o desaparecimento das livrarias.
    Sua conclusão ficou um pouco confusa, pois não condiz com os argumentos que foram apresentados na introdução. Também não está completa, sua conclusão deve ter o agente( quem vai fazer?), a ação( o que vai fazer?), o meio( como vai fazer?), a finalidade( pra quê vai fazer?) e o detalhamento.

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  4. olha, espero que goste da minha correção.

    No início a um erro que e “aceso” (acesso) e “à livros” ( a livros, sem acentuação)
    ou seja alguns erros gramaticais.

    você utilizou a palavra “números” o que dá a entender que seja um dado estatístico, logo você deveria apresentar os números e a fonte dessa informação.

    no Desenvolvimento 1 você não iniciou com um conectivo que e obrigatório.

    Se você promete algo com seus argumentos, eles devem estar aparecendo no seu desenvolvimentos

    possui alguns erros gramaticais.

    a conclusão e um pouco confusa.

    no desenvolvimento dois e a conclusão usou conectivo, o que e bom

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  5. Achei bem apresentado, com termos bem colocados e diversas referencias, o que torna o texto bem informativo ao leitor, achei bem bacana a introdução pois primeiro foi contextualizado o assunto e após isso problematizado, dando assim argumentos e uma suposta solução ao decorrer da redação, os parágrafos também os vejo como bem apresentados ao possuírem divisões por frases dentro deles, tornando um texto mais pausado e não desviando o foco do leitor.

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  6. Boa noite, Wendel, meu caro!! Vamos à correção!!

    Seguindo as competências do ENEM, temos:

    1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
    2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
    3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    5- Proposta de intervenção que respeite dos direitos humanos

    Logo, suas notas são, ao meu ver:

    1- 160
    2- 180
    3- 140
    4- 140
    5- 160

    Nota final: 780

    Algumas dicas que posso te dar para que você melhore:

    1) Estude crase, pois não se usa crase antes de palavra masculina, e você colocou no 1 parágrafo
    2) Estude o uso de vírgulas, você acabou esquecendo de algumas, principalmente para separar advérbios, locuções adverbiais ou orações adverbias que marcam algum sentido, seja de tempo, modo, lugar, etc
    3) Cuidado com a coesão, se tratando de redação ENEM, quanto mais conjunções você colocar, melhor!!!
    4) Tente não esquecer de nenhum fator necessário na proposta de intervenção, sempre precisa ter: Quem, O que, Como e Para que… e na sua redação eu não encontrei o Como que aquelas medidas serão feitas…

    Melhorando esses pontos, sua redação terá uma cara nova e ficará melhor!! Boa noite, amigo! Continue praticando… se possível, marque essa resposta como melhor resposta me ajudando com os pontos pelo meu tempo investido! Obrigado!

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