Aprendiz

“Desafios para a popularização da vacinação no Brasil”

  • 1

Em 1904, no estado do Rio de Janeiro, houve a revolta da vacina, que foi gerada pela  falta de informações referentes à primeira campanha de vacinação obrigatória que além de acontecer de forma invasiva e autoritária, causou a revolta da população. Nesse contexto, apesar dos avanços na abordagem e incentivo à imunização, existem dois aspectos importantes para combater os desafios para a popularização da vacinação no Brasil: apontar a importância da imunização e identificar o principal motivo para os baixos índices de vacinação no país.

Em primeira análise, vale ressaltar que de acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação massiva dos brasileiros foi o que fez com que várias doenças graves em seu pico se tornassem comuns e de difícil contaminação para as novas gerações. Dessa forma, uma das prioridades do MS deveria ser divulgar de forma efetiva e eficaz os benefícios  que essas vacinas como a do sarampo, por exemplo, que atualmente não afeta a população como há 10 anos.

Em segundo plano, evidencia-se que a comunicação de órgãos da saúde com a população apenas em surtos de doenças e campanhas de vacinação não é suficiente. Em consequência disso, é criada uma falsa sensação de segurança baseado em um senso comum de que doenças erradicadas são sinônimas de inexistentes. Diante disso, segundo o PNI, a taxa de vacinação da poliomielite caiu significativamente no período de 2004 até 2016. O que traz preocupação aos profissionais da área da saúde, visto que, a possibilidade de um novo surto da doença é alta.

Portanto, para garantir que o índice de vacinação cresça no país, é dever do governo, por meio do Ministério da Saúde juntamente ao Ministério de Desenvolvimento Regional, promover campanhas anuais de vacinação em instituições públicas de ensino, de forma que inclua alunos, família e comunidade. A partir disso, os índices de imunização no Brasil terão um bom crescimento, evitando a volta de doenças já erradicadas e conflitos com a população como na revolta da vacina.

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua redação ficou muito bem escrita e articulada.
    Não identifiquei erros gramaticais, mas a tal da virgula, que pega no pé de muitos alunos (inclusive no meu), deve ter a sua atenção.
    Usou bem da alusão histórica na introdução, deixou claro os argumentos em sua tese e apresentou bom uso de conectivos.
    Atente-se em informar o ano dos dados que foram levantados pelo MS, assim como em todas as fontes de pesquisa que usar como parte do argumento.
    E tente deixar transparecer a sua opinião, claro, com objetividade, pois lhe conferirá pontos de autoria.
    A conclusão:
    *Agentes: Ministério da Saúde/ Ministério de Desenvolvimento Regional,
    *Ação: promover campanhas anuais de vacinação em instituições públicas de ensino, de forma que inclua alunos, família e comunidade.
    *Modo (como): ???
    *Detalhamento: ???
    *Finalidade: A partir disso, os índices de imunização no Brasil terão um bom crescimento, evitando a volta de doenças já erradicadas e conflitos com a população como na revolta da vacina.
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 160
    Espero ter ajudado!!
    Continue a nadar, que o resultado terá :)

    • 1
  2. Uma boa escrita, mas deve ficar alerta com vírgulas. Fácil compreensão, mas poderia aprofundar um pouca mais na informação, pois deu uma sensação de pressa. Quando escrever deve ficar alerta com siglas, pois tem que escreve-la por extenso pelo menos uma vez, mas você não fez no PNI.
    Não sou boa. Minha nota seria 760.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.