DESAFIOS PARA A MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

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Durante o governo de Juscelino Kubitscheck, na década de 60, houve um grande incentivo ao uso do transporte rodoviário, através da construção de inúmeras estradas por todo o território brasileiro.Entretanto, no Brasil hodierno,a escolha desse modal como principal não se mostra eficiente, visto que o país enfrenta uma serie de desafios para a concretização da mobilidade urbana sustentável. Essa grave situação ocorre tanto pelo transporte público precário , que incentiva o uso de meios de locomoção individuais, quanto pela ausência de ciclovias, que prejudica o uso seguro das bicicletas, atravancando o desenvolvimento saudável da nação .
Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito ao bem-estar.Contudo,essa garantia é vilipendiada diante da péssima qualidade do transporte público, que oferece uma infraestrutura insuficiente para o atendimento à população -lotação, falta de ar-condicionados-, associada às altas tarifas cobradas.Dessa forma,os passageiros optam por carros individuais ou aplicativos, o que aumenta exponencialmente a frota de automóveis nas ruas e, consequentemente a quantidade de poluentes, prejudiciais ao meio ambiente, já que agravam o efeito estufa, e à própria população, causando, por exemplo problemas respiratórios.
Ademais, grande parte das cidades não possuem ciclovias, que são de suma importância para a segurança e bem-estar dos ciclistas.Nesse contexto, muitas pessoas deixam de praticar essa atividade física que traz inúmeros benefícios ao atleta, visto que fortalece os músculos , e principalmente ao meio-ambiente, já que é um transporte limpo e totalmente livre de poluentes.Logo, a falta de ciclovias é uma grande barreira para a concretização de uma mobilidade urbana sustentável, o que vai de encontro à ideia defendida pela Escola de Chicago de que as cidades, por serem ecossistemas, se encontram em constante equilíbrio .
Destarte, é necessário que o Estado garanta à população um transporte público de qualidade, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT), que deve fiscalizar os ônibus e metrôs, punindo com multas ou apreensões as empresas e representantes que ofereçam transportes com uma baixa qualidade, a fim de incentivar o uso dessa forma de locomoção e assim, diminuir nas ruas a frota de automóveis e poluentes. Cabe ainda a essa instituição de poder investir na construção de ciclovias nas cidades, a fim de tornar eficiente o modal escolhido pelo presidente Kubitscheck.

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3 Correções

  1. Olá,sou uma aluna como você,e vou esclarecer em tópicos o que notei na sua redação.
    .A sua introdução está muito boa,deixou tudo limpo e claro na tese.
    .Você argumentou muito bem nos dois parágrafos de desenvolvimento.
    .A sua proposta de intervenção está bem detalhada,o que é muito bom.O mais legal é que você propôs duas diferentes para cada problema ,fazendo ligação com a tese (na introdução).
    .A única coisa que vi de negativo foi uns desvios na colocação de vírgula.
    Você tem um vocabulário muito bom e extenso.Não pare de escrever!

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  2. Muito boa!!!!
    Bem estruturada, organizada. Argumentos consistentes, linguagem de fácil compreensão.
    A conclusão apresenta uma ótima proposta, percebe-se que o texto tem uma forma circuita, ao retomar assuntos da introdução.
    A utilização de interdisciplinaridade consta uma ótima base ao seu texto.

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  3. Você já começou sua redação bem pois já sitou um foto importante sobre a origem dos automóveis, como também deixo claro algumas das causas da mobilidade no Brasil e também seu posicionamento.
    Como esperado os seus dois argumentos vão de encontro a sua tese. Eles estão bem ligados por conectores e também bem defendidos com os argumentos utilizados e você usou uma variáveis áreas do seu conhecimento na defesa.
    A sua conclusão foi bem desenvolvido, a proposta de intervenção ela não fugiu ao assunto desenvolvido no texto.
    E também apresenta os cinco critérios que rege a construção de uma intervenção boa , e também não você não fechou o seu parágrafo de qualquer modo,teve o reuso de uma informação sitada no início de seu texto.
    Parabéns.

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