A Constituição Federal de 1988, documento de maior importância para o sistema jurídico brasileiro, promove uma sociedade mais justa e igualitária, defendendo os direitos dos cidadãos e os deveres do estado. No entanto, seus princípios não são aplicados em sua totalidade. Pois, a integração de indivíduos com transtorno do espectro autista enfrenta diversos desafios como a negligência estatal e a falta de estrutura escolar.
Nesse sentido, é válido destacar, que o Estado brasileiro tem se comportado de forma negligente perante aos portadores do espectro autista. Visto que, esses indivíduos não recebem o apoio necessário para se integrarem no mercado de trabalho e na educação. Situação que fere a Lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. No qual, seu objetivo é promover a inclusão social dessas pessoas. No entanto, na prática, essa garantia não é cumprida. Pois, oportunidades não são ofertadas e não são disponibilizados recursos necessários para essas pessoas, o que resulta em exclusão social.
Ademais, outro desafio enfrentado pelos portadores do espectro autista é a falta de escolas com estrutura adequada para atender suas necessidades, evidenciando uma falta de estrutura que fere o artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Esse artigo determina que a educação especial deve ser oferecida com o suporte necessário para todos os alunos. Porém, essa garantia não é cumprida, pois as escolas não disponibilizam materiais adaptados e o acolhimento adequados para esses estudantes, resultando em baixo desempenho acadêmico. Logo, é fundamental que haja intervenções por parte dos órgãos competentes para tornar a educação acessível a todos e cumprir a Constituição Federal.
Portanto, para que os desafios para a integração dos indivíduos com transtorno do espectro autista sejam superados, o Governo Federal, instância máxima de governança em conjunto com o Ministério da Educação, orgão que assegura o acesso à educação, devem criar projetos de adaptação de escolas por meio de verbas da União, a fim de promover um ambiente escolar mais inclusivo e com isso promover uma sociedade mais justa à todos.
Le.Le.Lê
Olá!
🔹 Você tem boas ideias e organiza seu texto de forma adequada à estrutura do ENEM, entretanto, há alguns detalhes que podem te ajudar a garantir uma nota mais alta. Pense na sua redação como um diamante: ela já vale bastante, só precisa ser lapidada. 💎
🔶 INTRO
🔸[C1]🔸
🔸Inicie a palavra “Estado” com letra maiúscula quando quiser se referir a um país, uma nação.
🔸Pontuações:
“No entanto, seus princípios não são aplicados em sua totalidade. (1) Pois, (2) a integração de indivíduos com transtorno do espectro autista enfrenta diversos desafios (3) como a negligência estatal e a falta de estrutura escolar.”
1) Não é comum interromper uma frase e iniciar a próxima com “Pois”. Prefira colocar uma vírgula e seguir com a explicação, caso contrário, o texto parecerá fragmentado.
2) Essa vírgula após a palavra “pois” é desnecessária.
3) Faltou uma vírgula antes de “como”, para indicar que você vai exemplificar os desafios. Inclusive, sugiro colocar um travessão para destacar os seus argumentos.
=> No entanto, seus príncipios não são aplicados em sua totalidade, pois a integração de indivíduos com transtorno do espectro autista enfrenta diversos desafios — como a negligência estatal e a falta de estrutura escolar.
🔷 D1
🔹[C1]🔹
🔹”Nesse sentido, é válido destacar, (1) que o Estado brasileiro tem se comportado (2) de forma negligente perante aos (3) portadores do espectro autista.”
1) A vírgula foi aplicada incorretamente.
2) Para deixar seu texto mais conciso, opte por trocar a locução “tem se comportado” por “se comporta”, ou, para ainda mais objetividade, substitua todo o trecho “tem se comportado de forma negligente” por “é negligente”.
(3) O correto é “perante os”, não “perante aos”.
=> Nesse sentido, é válido destacar que o Estado brasileiro é negligente perante os portadores do espectro autista.
🔹”(1) Visto que, (2) esses indivíduos não recebem o apoio necessário para se integrarem no mercado de trabalho e na educação. (3) Situação que fere a Lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (4).”
1) Nesse trecho você está fragmentando seu texto novamente. A explicação que inicia por “visto que” devia estar ainda na frase anterior.
2) Vírgula usada incorretamente.
3) Texto fragmentado, não há porque começar uma nova frase. Troque esse ponto final por vírgula, ou, ainda melhor, por um travessão para destacar seu argumento.
4) O nome da Lei deve estar com letras maiúsculas.
=> Nesse sentido, é válido destacar que o Estado brasileiro é negligente perante os portadores do espectro autista, visto que esses indivíduos não recebem o apoio necessário para se integrarem no mercado de trabalho e na educação — situação que fere a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
“… a Lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. No qual, seu objetivo é promover …”
=> a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência, cujo objetivo é promover
🔹”Pois, oportunidades não são ofertadas e não são disponibilizados recursos necessários para essas pessoas, o que resulta em exclusão social.”
A mesma dupla de erros que você já teve duas vezes anteriormente: iniciar uma nova frase com “pois”, “visto que” ou outra expressão explicativa; e colocar vírgula depois dessa palavra.
🔹[C3]🔹
🔹”Situação que fere a Lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. No qual, seu objetivo é promover a inclusão social dessas pessoas (1) . No entanto, na prática, essa garantia não é cumprida (2).”
As duas últimas frases são redundantes e deveriam ser eliminadas para seu texto não ficar “andando em círculos”.
1) É óbvio que o objetivo da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência é promover a inclusão social dessas pessoas, porque isso está no próprio nome.
2) Você já disse que essa garantia não é cumprida no trecho “situação que fere a Lei”.
🔹[C4]🔹
🔹Evite a repetição de palavras. Nesse parágrafo, você usou “pessoa” ou “pessoas” três vezes.
pessoas => parcela populacional, grupo, parte da população, cidadãos, etc.
🔶 D2
🔸[C1]🔸
🔸”atender suas necessidades”
A regência do verbo atender exige preposição: atender às suas necessidades.
🔸”disponibilizam materiais adaptados e o acolhimento adequados ”
Paralelismo: não há artigo antes de “materiais”, mas há antes de “acolhimento”. Coloque artigo nos dois ou em nenhum.
“acolhimento adequados” => concordância: acolhimento adequado
🔸[C2]🔸
🔸”resultando em baixo desempenho acadêmico”
Seria interessante você trazer um repertório que legitimize a sua afirmação de que autistas têm baixo desempenho acadêmico. De onde você tirou essa afirmação? Seria ainda melhor se o repertório também relacionasse a queda nas notas em decorrência dos fatores que você citou: estrutura e acolhimento insuficientes.
🔸[C4]🔸
🔸”… é a falta de escolas com estrutura adequada para atender suas necessidades, evidenciando uma falta de estrutura que fere o artigo 58 …”
Repetição muito próxima das palavras “falta” e “estrutura”.
=> é a falta de escolas com estrutura adequada para atender às suas necessidades, o que fere o artigo 58
🔷 CONCLUSÃO
🔹[C1]🔹
🔹”o Governo Federal, instância máxima de governança * em conjunto com o Ministério da Educação”
* Faltou uma vírgula para isolar o aposto explicativo.
🔹”a fim de promover um ambiente escolar mais inclusivo e * com isso * promover uma sociedade mais justa à todos.”
* Faltaram duas vírgulas.
🔹”mais justa à todos” => mais justa para todos
🔹[C5]🔹
Ótima proposta de intervenção: completa e pertinente aos argumentos discutidos no decorrer da redação. Parabéns!
Maria Luíza Ferreira
Gostei da sua introdução , mito explicativa dentro do contexto, a proposta de intervenção está magnífica. Você tem ótimas palavras sabe dominar o seu português com elegância.
Sua introdução está bem argumentada, tem uso de cognitivos que dão vida ao seu texto disertativo e argumentativo.
O seu desenvolvimento 1 está bem explícito, mostrando o que o tema pede, argumentando sua tese .
O seu desenvolvimento 2 está no panorama adequado.
Sua nota eu avalio em torno de 930.