Estudante

DESAFIOS PARA A INCLUSAO DO IDOSO NO ENSINO SUPERIOR

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Na Grécia Antiga, os cidadãos com mais de 60 anos eram os anciãos da sociedade. Eles eram grandemente respeitados por sua sabedoria e experiencia de vida, sobretudo, quando se reuniam na Ágora para opinar e votar. No Brasil, o idoso tem seus direitos assegurados pela Constituição Federal e na Lei do Idoso. No entanto, a inclusão do idoso no ensino superior é um desafio não só pela ausência de políticas públicas, mas também pelo preconceito que este grupo sofre.

Em primeira análise, é importante destacar a ausência de programas de inclusão no ensino superior, tanto em instituições públicas como privadas, voltados para os idosos. Embora, a educação seja um direito de todos com previsão no artigo 6º da Constituição Federal, na prática não funciona plenamente para o grupo da “melhor idade”, pois eles são destituídos de oportunidade de ingresso, exceto pela forma tradicional. Esse quadro é exemplificado pelo Jornalista Gilberto Dimenstein em sua obra “Cidadania de Papel”, a qual diz que muitos brasileiros têm direitos apenas no papel. Logo, é inadmissível que tal negligencia continue.

Ademais, é fulcral destacar o pensamento do renomado físico Albert Einstein, o qual diz que é mais fácil desintegrar a estrutura de um átomo que um preconceito. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o chamado “ageísmo” é o preconceito mais “normalizado” no mundo, como se fosse uma coisa natural. Nesse sentido, é inegável afirmar a existência de uma cultura de preconceito aos idosos no Brasil. De modo que, muitos senhores e senhoras da terceira idade são levados a acreditar que os espaços acadêmicos – de ciência, tecnologias e artes- são destinados apenas aos mais jovens ou às pessoas mais intelectuais. Assim, torna-se imperioso desconstruir e desmistificar tais pensamentos, a fim de os idosos tenham sentimento de pertencimento dentro da sociedade.

Diante do exposto, é notório que a inclusão do idoso ao ensino superior é um desafio a ser superado. Nessa ótica, o Congresso Nacional deve votar a criação de uma lei federal que crie cotas para idosos acima de 60 anos nas vagas das universidades públicas, de modo que estes possam ter acesso tanto por vestibulares tradicionais quanto pelo SISU. E, assim, garantir a possibilidade de cursarem uma faculdade. Além disso, a escola e a família devem ensinar as crianças e jovens a importância do respeito aos idosos, para que estes sintam-se valorizados e importantes como seres humanos. Desse modo, o Brasil garantirá o sonho de estudar aos mais idosos e, também, o respeito e senso de pertencimento semelhantes àqueles vivenciados pelos anciãos da Antiga Grécia.

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3 Correções

  1. Ótima redação!
    Você já domina bem o gênero dissertativo-argumentativo, agora é hora de trabalhar mais o seu repertório para garantir grande gama de argumentos de diversos assuntos e não ser pego de surpresa na hora da prova
    Um único alerta pra você: uma vez uma professora minha me disse que só usamos aspas na linguagem formal para referirmos a fala de um outra pessoa. Eu nunca vi mais nínguem falando sobre isso, então eu não sei se é verdade. Porém essa minha professora era excelente então eu confio na fala dela. Sendo assim tome cuidado com “normalizado” , “ageísmo’. Em “Cidade de papel” está correto.
    C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 200
    C4 – 200
    C5 – 180
    Nota: 940

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  2. Ola :D
    Ótima redação.
    Argumentação convincente. Boa construção dos períodos.
    Escolha de registro do português adequada.
    Defendeu bem o teu ponto de vista.
    Conclusão totalmente de acordo com o texto e com boas propostas de intervenção.
    Seria 1000 fácil.
    ………………………………….300

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  3. Ô nego, Tudo bem?
    Então… Eu tava lendo a sua redação e vê alguns pontos bastante importantes para serem revisados
    Você fala de leis e tal, mas eu não vi você descrever quals são as leis do idoso, entendeu? Assim vai sustentar e muito a sua redação ^^
    Em algum momento da sua redação eu vi ela muito puxando pra uma opinião em destaca do que pra uma dissertação argumentativa
    E outra coisa pra destacar é, eu não vi agentes na sua conclusão, e a mesma ficou muito fraca comparando a sua argumentação. Tipo: Claro que devemos respeitar os idosos, mas o que mais devemos fazer, além das cotas? So faltou isso ai
    Mas não se engane a sua redação ta massa demais, nada que algumas aulas não resolva
    Estuda bastante dai que eu estudo bastante daqui ^^

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