Desafios para a inclusão do idoso no ensino superior

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, há a retratação de uma sociedade perfeita, onde a mesma encontra-se isenta de apresentar defeitos e conflitos. Contudo, ao observar a realidade, conclui-se que a ideia exposta pelo autor não condiz com a verdade, pois os desafios para a inclusão do idoso no ensino superior apresentam barreiras para a efetivação dos planos de More. Diante do exposto, convém avaliar as raízes dessa problemática.

 

Primeiramente, faz-se mister pontuar que os desafios para incluir o idoso no âmbito universitário têm intrínseca ligação com a baixa atuação do setor estatal. Consoante ao filósofo Thomas Hobbes, é obrigação do Estado cuidar da população e proporcionar bem estar para a mesma. Toda via, isso não ocorre, no Brasil, de forma efetiva. É indubitável que a negligência estatal atinge a população, principalmente no que concerne aos idosos, pois essa camada da sociedade é muito impactada com os efeitos dessa ignorância. Seguindo essa premissa, a inclusão do idoso no ensino superior acaba por ser um desafio extremo, tendo em vista que as iniciativas governamentais para que isso ocorra, são quase nulas. Essa atitude estatal é inadimissível e faz-se necessária a mudança dessa postura.

 

Ademais, vale citar, também, o preconceito como sendo uma barreira para a inclusão do idoso nas universidades. A negligência populacional coíbe a motivação da camada idosa para progredir com os estudos e adentrar no universo do ensino superior. A ideia ignorante de que o espaço universitário é um ambiente “dos jovens”, impede o idoso de enxergar que aquele lugar também é dele. Segundo o escritor modernista Carlos Drummond de Andrade, existem situações na vida que apresentam-se como uma pedra, ou seja, um empecilho, na nossa caminhada. Nesse sentido, os desafios para incluir o idoso no ensino superior se efetivam como tal pensamento do autor.

 

Portanto, para mitigar os efeitos dessa adversidade, mudanças são necessárias. O tribunal de Contas da União deve liberar capital, que, por intermédio do Ministério da Educação, será convertido na realização de palestras, rodas de conversa e cursos de extensão universitária para a população idosa. Essas ações devem acontecer em ambiente universitário, visando incluir o idoso no ensino superior. Somente assim, promulgaremos os planos de More.

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2 Correções

  1. Olá Dani, td bem?
    Seu texto está bem escrito. Vc obedeceu o modelo de texto dissertativo-argumentativo e não fugiu do tema. Parabéns!
    A sua introdução ficou muito boa, a contextualização usando a Utopia de Thomas More foi perfeita. Eu entendi a sua tese, mas eu sei que vc pode deixa-la mais clara. Sempre deixe a sua tese o mais claro possível para que o corretor não tenha dúvidas.
    No D1, vc fez um bom tópico frasal e usou uma citação pertinente para sustentá-lo e argumentou bem. Porém, acho que o conectivo INDUBITÁVEL não ficou tem bem colocado. Por que digo isso? Vc fez uma ótima citação, logo depois vc cortou a linha de raciocínio, pois faltou um conectivo para relacionar de maneira causal . EX:
    “Todavia, isso não ocorre, no Brasil, de forma efetiva, UMA VEZ QUE a negligência estatal atinge a população, principalmente O GRUPO/ A CLASSE aos idosos, pois essa camada da sociedade é muito impactada com os efeitos dessa DESATENÇÃO/ INDIFERENÇA”
    Essa marca de autoria (É INDUBITÁVEL) vc pode deixar para o fechamento do parágrafo.
    Ainda no D2, há um uso indevido da vírgula.
    “…tendo em vista que as iniciativas governamentais para que isso ocorra são quase nulas” (Não separe o sujeito do predicado por vírgula)
    No D2, vc apresenta um tópico frasal claro. Porém, as ideias contidas no 2º e 3º períodos não ficaram bem relacionadas. Eu entendi que vc quis dizer (eu acho rsrs) que o preconceito da sociedade faz o idoso se sentir menosprezado, inseguro ou alienado do ambiente universitário. Faltou usar conectivos que relacionasse esses períodos e passasse a ideia de forma clara. Um sugestão de construção de raciocínio:
    “Ademais, vale citar, também, o preconceito como sendo uma barreira para a inclusão do idoso nas universidades. Nessa ótica, a IGNORÂNCIA DA POPULAÇÃO coíbe a motivação da camada idosa para progredir com os estudos e, CONSEQUENTEMENTE, adentrar no universo do ensino superior. DESSE MODO, o triste pensamento de que o espaço universitário é um ambiente “dos jovens” impede o idoso de enxergar que aquele ESPAÇO também pertence a ele. TAL SITUAÇÃO CONFIRMA O PENSAMENTO DO escritor modernista Carlos Drummond de Andrade, O QUAL DIZ QUE existem situações na vida que apresentam-se como uma pedra no caminho, ou seja, um empecilho na caminhada. Nesse sentido, os desafios para incluir o idoso no ensino superior se efetivam tal QUAL o pensamento do autor, como obstáculos”
    obs: o texto deve ser escrito de forma impessoal, ta bom? Evite pronomes pessoais na 1º pessoa.
    Por fim, a sua proposta de intervenção está incompleta. E tem uma probleminha, veja que a proposta de redação é sobre incluir idosos no ensino superior, ou seja, idosos fazerem faculdades. Vc respondeu o problema como se fosse para que o idoso frequente os espacos de nivel superior como faculdade e universidades, não para estudar, só frequentar. Fique atenta nisso, ta bom?
    Eu avaliei da seguinte forma a sua redação:
    C1- 160 (alguns desvios gramaticais)
    C2- 160 (compreendeu o tema e o tipo de texto)
    C3-140 (fez uso de repertorio sociocultural, porem, precisa articular e adequar melhor Às
    suas ideias)
    C4-140 (a ausência de alguns conectivos e repetição de algumas palavras faz com que o texto nao fique claro e coeso, então, abuse dos conectivos, eles ajudam muito na fluidez do texto)
    C5- 160 (Vc retomou bem More usado na introdução, revela planejamento de texto. So teve 4 elementos)
    TOTAL: 760
    Parabéns pela redação e continue praticando! :)

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  2. Sua introdução ficou boa,mas eu senti falta da tese.
    Tente sempre colocar uma tese no final da sua introdução,pois quem for corrigir a redação já vai ter uma ideia do que vai ser falado no seu desenvolvimento.
    No primeiro parágrafo do seu texto “todavia” é junto,tome cuidado com a escrita de palavras.
    No seu segundo parágrafo, você poderia ter fundamentado mais a frase do Carlos Drumond de Andrade que você citou com os seus argumentos.
    A sua proposta de intervenção está boa,mas você precisa detalhar mais,para que fique de uma forma bem clara a proposta dada por você.
    Competência1= 160
    Competência2= 120
    Competência3= 120
    Competência4= 120
    Competência5= 80
    Total= 600
    Estudando e se dedicando você conseguirá alcançar o 1000✨

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