Iniciante

Desafios para a inclusão digital dos idosos

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Fico feliz desde já por quem irá tirar um tempinho para corrigir minha redação, minha única exigência é que ela seja feita no modelo enem, obrigada!!

 
De acordo com a Constituição Federal de 1988, os idosos possuem o direito aos serviços que forneçam comunicação e entretenimento, como celulares e computadores. Contudo, esse fundamento constitucional não é consolidado, visto que a era digital não inclui os indivíduos da terceira idade. Esse desafio deve-se à falta de apoio para que eles sejam instruídos a usar as tecnologias. Ademais, as ferramentas digitais constituem um importante papel no bem-estar do idoso, mas os benefícios delas não podem ser verificados amplamente sem que o seu acesso seja democratizado. 

Em primeiro plano, a ausência do corpo social para ajudar o idoso a manejar as tecnologias é um empecilho para a inclusão dessa parcela populacional à era digital. Nesse contexto, os aparelhos telefônicos e os televisores, por exemplo, evoluíram ao longo do tempo e, assim, a população idosa não consegue usar essas ferramentas com facilidade na sociedade hodierna, uma vez que são diferentes dos modelos antigos. Como exemplo desse problema, o filme “O Estagiário” retrata a dificuldade do personagem mais velho em conseguir adaptar-se ao uso do computador em seu local de trabalho, dado que não possui o amparo dos colegas mais novos. Sendo assim, o amplo acesso às tecnologias modernas acaba por ser dificultado. 

Outrossim, as ferramentas digitais podem auxiliar no cotidiano da população mais velha. Sob essa perspectiva, as tecnologias permitem que as informações sejam compartilhadas por longas distâncias e, consequentemente, a comunicação com familiares e amigos é possível, além da internet fornecer uma vasta gama de entretenimento, o que ajuda no bem-estar mental dos idosos. Além disso, de acordo com o IBGE, cerca de 20% da população mundial será composta pela terceira idade, o que implica na necessidade dessa parcela da sociedade em ser incluída na era digital para usufruir dos benefícios dela e ter sua qualidade de vida aumentada. 

Diante dos argumentos supracitados, o acesso ao mundo digital não é igualitário. Portanto, cabe ao Governo Federal, em parceria com o Ministério da Cidadania – órgão responsável por verificar a consolidação das propostas constitucionais -, democratizar o uso da tecnologia pelos idosos, por intermédio de campanhas publicitárias e oficinas gratuitas, em universidades e escolas, que demonstrem o uso de celulares e computadores, a fim de que a população mais velha receba os benefícios dos aparelhos modernos e, desse modo, o direito da Constituição relativo ao acesso às ferramentas digitais possa ser verificado na realidade.

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2 Correções

  1. Boa tarde, Emilly!! Vou corrigir por parágrafos de acordo com as competências do enem. Qualquer irregularidade, você me corrige, pode ser? =)

    INTRO———————————————————————–
    –> introdução por citação: Constituição Federal de 1988
    –> tese (bem estruturada e elaborada) : “Contudo, esse fundamento constitucional não é consolidado, visto que a era digital não inclui os indivíduos da terceira idade”
    –> 1° problemática: falta de apoio
    –> 2° problemática: ferramentas digitais

    OBS:
    -uma dica: coloque suas problemáticas em um mesmo período, a explicação delas você faz nos seus respectivos desenvolvimentos, dessa forma sua intro fica mais objetiva e você poupa linhas para trabalhar a sua argumentação no D1 e 2
    -sem erros de gramatica, muito bom!

    D1 (falta de apoio)———————————————————————–
    –> introdução da ideia: “a ausência do corpo social para ajudar o idoso a manejar as tecnologias é um empecilho para a inclusão dessa parcela populacional à era digital.”
    –> afirmação: “Nesse contexto, os aparelhos telefônicos e os televisores, por exemplo, evoluíram ao longo do tempo […] dos modelos antigos. ”
    –> citação: filme “O Estagiário”
    –> opinião final: “Sendo assim, o amplo acesso às tecnologias modernas acaba por ser dificultado. ”
    –> muuito bem, Emilly! Você fez uma ótima estruturação do seu parágrafo, atendendo a todos os requisitos, além de uma argumentação e repertório pertinentes.

    OBS:
    -prefira “manejar os aparelhos tecnológicos” em vez de “manejar as tecnologias”
    -ausência de vírgula após o nome do filme

    D2 (ferramentas digitais)———————————————————————–
    –> introdução da ideia: “as ferramentas digitais podem auxiliar no cotidiano da população mais velha”
    –> afirmação: “Sob essa perspectiva, as tecnologias permitem que as informações sejam compartilhadas por longas distâncias e,[…] mental dos idosos.”
    –> citação: dados do IBGE
    –> opinião: “o que implica na necessidade dessa parcela da sociedade[…] de vida aumentada. ”
    –> novamente, todos os requisitos da estruturação foram alcançados!

    OBS:
    -cuidado com o eco sonoro: “pela terceira idade, o que implica na necessidade dessa parcela da sociedade” (dade)
    -repetição próxima (tecnologias) você colocou na ultima linha do D1 e na segunda do D2

    CONCLUSÃO———————————————————————–
    -ação: democratizar o uso da tecnologia pelos idosos
    -meio/modo: por intermédio de campanhas publicitárias e oficinas gratuitas
    -agente: Governo Federal, em parceria com o Ministério da Cidadania
    -finalidade: a fim de que a população mais velha receba os benefícios dos aparelhos modernos
    -detalhamento: em universidades e escolas, que demonstrem o uso de celulares e computadores
    –> retomada à introdução: o direito da Constituição relativo ao acesso às ferramentas digitais possa ser verificado na realidade.

    OBS:
    -você cometeu um erro: construção sua conclusão em tópico frasal. Ou seja, sua conclusão está como se fosse uma grande frase, visto que não houve pontos finais, apenas da frase de inicio. Isso gera problemas com a coesão e atrapalha bastante na leitura. Cuidado! Encerre períodos e acrescente conectivos que fica tudo bem. Tirando isso, você respondeu aos 5 critérios exigidos na conclusão, respeitando os direitos humanos e propondo algo fácil de ser executado.

    C1: 180
    C2: 200
    C3:200
    C4: 160
    C5: 200
    NOTA: 940

    Parabéns pela redação, você escreve super bem, Emilly! Qualquer dúvida, só chamar. =)

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  2. C1: 120, a participante demonstra o domínio da norma culta, porém de forma mediana.
    C2: 160, compreende a proposta da redação aplicando conhecimento de várias áreas.
    C3: 200, seleciona, relaciona, organiza e interpreta em defesa do seu ponto de vista.
    C4: 200, demonstra conhecimento coesivo.
    C5: 160, elabora a proposta de intervenção para o problema abordado e respeitando o direitos humanos.

    Total: 840

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