Na série animada “Rick and Morty”, é retratada as aventuras do cientista Rick, um personagem da terceira idade que consegue usar, de forma otimista e proveitosa, diversos aparelhos digitais para explorar situações fantasiosas. Fora da ficção, é fato que a realidade enfrentada pelos idosos da sociedade brasileira, devido às dificuldades da inclusão digital desses indivíduos, encontra-se distante daquela representada no seriado. Esse cenário é fruto não só da dificuldade dos mais velhos de aprender coisas novas, como também do sentimento individualista presente no país.
Em primeiro lugar, é importante destacar que, na terceira idade, os indivíduos têm dificuldades de adquirir novos conhecimentos. Segundo a teoria da tábula rasa de John Locke, “o ser humano é como uma tela em branco que é preenchida por experiências e influências”. Nesse sentido, é possível desvencilhar que, pelo fato de não ter tido contato com o âmbito tecnológico em sua juventude e, consequentemente, estar destituído de uma aptidão digital que permite um conhecimento técnico, o idoso, ao ficar exposto a uma gama ilimitada de aparelhos eletrônicos que impedem uma fácil adaptação, passa a se sentir incapaz, perde a confiança no processo de aprendizado e cria, por não conseguir ter práticas, um bloqueio para as tentativas de inclusão. Sendo assim, o potencial excludente das tecnologias impossibilita que os idosos conquistem um espaço no meio digital.
Ademais, presencia-se que a parcela jovem da população não se importa com a aproximação da terceira idade com a internet. Segundo o teórico Hans Jonas, “o homem deve preocupar-se com os efeitos coletivos das suas ações e não apenas em consequências individuais”. Essa visão, embora correta, não é efetivada no cenário atual visto que, ao viver em um país capitalista que prega a individualidade e a produtividade constante, as pessoas passam a se definir pelas condições financeiras e, consequentemente, criam um preconceito com os mais velhos, pois, os idosos, ao se aposentarem, tornam-se economicamente inativos e são vistos como atrasos para a sociedade por “não terem mais nada a oferecer”, sendo excluídos do processo digital. Dessa maneira, o sentimento individualista, criado pelas separações sociais, contribui para o impasse da inclusão.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para mitigar o quadro atual. Para a inserção dos mais velhos no âmbito tecnológico, urge que o Ministério da Cidadania, em parceria com o Ministério da Educação, crie, por meio de verbas governamentais, projetos sociais gratuitos que ofereçam a essa parcela da população, cursos de educação digital, com horários e dias flexíveis, detalham o funcionamento dos aparelhos eletrônicos e advirtam os interlocutores acerca das facilidades que surgem com o uso da tecnologia, sugerindo ao internauta a buscar esses projetos para praticar os aprendizados e, dessa forma, estar apto para utilizar a tecnologia. Assim, espera-se que os idosos brasileiros consigam manusear os meios digitais da mesma forma que Rick.
Thamirysbds
Oi, Gabrielle! Perdão pela demora, só tive tempo agora kkk. Você ja conhece o meu modelo de correção, então vamos lá!
INTRO
-sem erros gramaticais
-introdução por citação (gostei bastante do seu exemplo e como vc trabalhou ele)
-tese bem estruturada
-2 prolemáticas facilmente identificadas
-todo o seu paráfrago obedece ao modelo de intro do enem
-“de aprender coisas novas” podria ser “em aprender coisas novas”, apenas para ficar sonoramente mais bonito, porém, tanto faz
D1 (dificuldade dos mais velhos de aprender coisas novas)
-eu não identifiquei nenhum erro gramatical, além de que seu parágrafo está de acordo com o modelo exigido no enem
-argumentação pertinente e bom uso de repertório
D2 (sentimento individualista presente no país)
-ausência de vírgula: “cenário atual, visto que ao…”
-se atente! Na passagem: “população não se importa com a aproximação”, você usou próclise (se importa), não está errado, visto que não tem palavra negativa, pronomes relativos/interrogativos, pausa, etc… Já, na passagem: ” as pessoas passam a se definir pelas condições..” (se definirem) você também usou próclise, porém, dessa vez foi de maneira errada, visto que há uma pausa logo a frente (vírgula), sendo necessário o uso da ênclise.
-parágrafo bem estruturado e argumentação pertinente
CONCLUSÃO
-cuidado com períodos longos
-ótimo fechamento com a retomada à introdução
-ação: projetos sociais gratuitos que ofereçam a essa parcela da população, cursos de educação digital
-meio/modo: por meio de verbas governamentais
-agente: Ministério da Cidadania, em parceria com o Ministério da Educação
-finalidade: praticar os aprendizados e, dessa forma, estar apto para utilizar a tecnologia
-detalhamento: com horários e dias flexíveis, detalham o funcionamento dos aparelhos eletrônicos e advirtam os interlocutores acerca das facilidades que surgem com o uso da tecnologia
|FEEDABACK|
Gabrielle, estou muito feliz com a sua evolução! Amei seu texto, amei seus repertórios e amei, principalmente, sua argumentação. Aprendi muito com seu texto! Minha única observação é com o tamanho, se atente as 30 linhas. Parabééns. =)
C1: 180(apenas um erro de vírgula e ênclise, demonstra bom dominio da norma culta)
C2: 200 (foco de conteudo, boa seleção de palavras e otimos repertorios)
C3: 200 (argumentação pertinente e fora do sendo comum)
C4: 160 (trabalhe a organização da sua conlusão e não deixe seus períodos longos)
C5: 200 (atendeu aos 5 critérios com uma porposta criativa)
NOTA: 940
Qualquer dúvida, já sabe. :)
jheniffer0407
ooiiiii
adorei seu repertorio, porem sua redação ficou muito extensa tenta resumir mais suas ideias e ser mais objetivo com seus argumentos.
bom, tirando isso, tem uns erros de ortografia, onde as virgulas estão em lugares que não deveriam estar, dando uma impressão diferente ao leitor.
segundo meus conhecimentos eu te daria a nota de:
850
parabéns e continue insistindo ate chegar em 10000
nathejm
Olá, vou fazer a correção da sua redação de acordo com meus conhecimentos, espero te ajudar!
Introdução:
Estrutura ideal – Contexto (alusão)+Problemática+Tese (2 argumentos)
Sua estrutura – Contexto (citou uma série, muito interessante)
Problemática (bem clara de identificar)
Tese (ótimos argumentos)
Sugestão:
Desenvolvimento 1
Estrutura ideal- Argumento+repertório (que comprove o argumento)+conclusão do parágrafo
Sua estrutura-Argumento (apresentou o primeiro argumento)
Repertório (demonstrou conhecimento filosófico e relacionou muito bem com sua argumentação)
Conclusão (boa conclusão , só mudaria o termo impossibilita por dificulta, para dar a ideia de que ainda sim tem solução, que será proposta no último parágrafo)
Desenvolvimento 2:
Estrutura ideal- Argumento+repertório (que comprove o argumento)+conclusão do parágrafo
Sua estrutura-Argumento (apresentou de maneira clara)
Repertório (demonstrou conhecimento sobre uma teoria e desenvolveu a ideia de maneira detalhada)
Conclusão (ok)
Conclusão:
Estrutura ideal- Retomada do tema+proposta de intervenção+conclusão do parágrafo
Sua estrutura-Retomada do tema ( o ideal é substituir a palavra quadro atual pelo problema)
Sugestão:”Portanto, é mister que o Estado tome providências para mitigar o problema de inclusão digital dos idosos no país.”
Proposta de intervenção (vou utilizar as informações da sua proposta e completar os tópicos abaixo, para concluirmos se está completa)
Ação- projetos sociais gratuitos
Agente 1- Ministério da Cidadania
Agente 2- Ministério da Educação
Agente 3- Estado
Modo ou meio- verbas governamentais
Detalhamento-que ofereçam a essa parcela da população, cursos de educação digital, com horários e dias flexíveis, detalham o funcionamento dos aparelhos eletrônicos e advirtam os interlocutores acerca das facilidades que surgem com o uso da tecnologia,
Efeito- praticar os aprendizados e, dessa forma, estar apto para utilizar a tecnologia
Conclusão do parágrafo (ótima)
Sugestão: Não há necessidade de colocar mais de 2 agentes, porém você conseguiu fazer isso de maneira harmoniosa
–Sugiro que você estude mais sobre pontuação, pois localizei alguns erros
–Notei que seu texto ficou extenso, seria interessante passá-lo para o papel ( caso não tenho feito isso) e conferir se deu no máximo 30 linhas.
Competências:
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 160
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 200
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160
5. Respeito aos direitos humanos – 200
Nota: 920
Não sou especialista, mas de acordo com meus conhecimentos acho que essa correção pode te ajudar, você está no caminho certo, parabéns!
CAROLMAT
Olá, boa tarde.
Sua redação está muito boa, definitivamente não vejo muito erros, apenas gostaria de acrescentar uma observação. O desenvolvimento 1 está muito extenso, o que acaba afastando um pouco da objetividade, mas fora isso, sua ortografia está boa, não vi muitos erros, ótima proposta de intervenção, tese bem clara, desenvolvimento também muito bom, então vou por notas.
comp 1 : 200
comp 2 : 180
comp 3: 180
comp 4 : 180
compt 5 : 200
total 920