Desafios para a Inclusão Digital da Terceira Idade no Brasil

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De acordo com o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. Contudo, no Brasil, o direito a educação se encontra oposto a isso, visto que essa prerrogativa não tem se consolidade com ênfase na prática quando se observa a inclusão digital da terceira idade, ao passo que não só está presente a negligência governamental, como também é vigente a falta de ensinamentos dos meios digitais aos idosos dentro do ambiente familiar.

Antes de tudo, é válido ressaltar a notoriedade da ausência de medidas governamentais para combater o analfabetismo digital. Nesse sentido, é possível perceber a atual importância da inclusão digital de idosos, ao notar a popularidade das filas em bancos em meio a pandemia do coronavírus para retirada do auxílio emergencial, sendo que o mesmo poderia ser retirado online. Essa problemática, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, caracteriza-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a falta de ensinamentos dos meios digitais pelos familiares como impulsionador do analfabetismo digital de idosos no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Passo Fundo, a utilização da internet por idosos, além de facilitar o relacionamento com parentes distantes, ela também ajuda a melhorar a memória das pessoas mais velhas. Diante de tal exposto, é fundamental a importância do relacionamento familiar por meios digitais e o ensinamento correto sobre esses meios. Assim, é inaceitável que o cenário dos problemas mencionados continue a persistir.

Portanto, é necessário combater esses obstáculos. Para isso, é mister que o Ministério da Educação, por meio da contratação de cursos especializados, implante projetos gratuitos em vários locais do Brasil, que ensinem e incentivem idosos e familiares a lidarem com a tecnologia – principalmente em relação aos telefones celulares – a fim de incluí-los nos atuais meios digitais. Desse modo, se consolidará uma sociedade mais ponderada, onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

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2 Correções

  1. Olá
    vou tentar corrigir pelo modelo enem então espero q lhe ajude de alguma forma.

    COMPETÊNCIA I (180)- cara, primeiramente a sua redação tem variedade vocabular e cumpre todos os requisitos da COMPETÊNCIA em si . Porém , dava pra deixar mais sucinto e em vários momentos (vide introdução e desenvolvimento 1) a ornamentação excessiva gerou dificuldades na compreensão . Um exemplo é esse trecho :
    ——Contudo, no Brasil, o direito a educação se encontra oposto a isso, visto que essa prerrogativa não tem se consolidade com ênfase na prática quando se observa a inclusão digital da terceira idade——
    além dos erros na escrita e concordância , você complicou muito o andamento da leitura . Ficou truncado demais e , apesar de eu entender o seu objetivo e a frase em si , prejudicou e muito a introdução.
    outra coisa a se pensar é : EVITE TERMOS COMO AUSÊNCIA OU FALTA posto que estes termos são muito abrangentes e gerais . Nunca opte por termos que generalizem uma problemática ou uma situação , principalmente , porque você pode não estar certo e é sempre muito difícil generalizar sem errar .
    de resto é só organizar e deixar mais sucinto o texto em si .

    COMPETÊNCIA II (160)-não tenho do quê reclamar . Esta competência se resume a entender a proposta e não fugir ao tema , algo que você fez com primazia . Apesar disso , é sempre bom lembrar que as GENERALIZAÇÕES que eu falei na competência 1 podem reduzir a sua nota neste quesito dependendo do corretor . O ponto que me fez te deixar com 180 foi a INTRODUÇÃO a qual ficou vaga . Na verdade , a palavra certa não é vaga , e sim estranha . Isso aconteceu por causa do excesso de ornamentação e da demora para abordar o tema (NÃO SE TRATA DE EDUCAÇÃO EM SI , E SIM DE INCLUSÃO DIGITAL . A AUSÊNCIA DE PALAVRAS CHAVE NOS PONTOS ESTRATÉGICOS DO PARÁGRAFO FORAM OS ASPECTOS DEFINITIVOS PARAA SUA NOTA) os quais fizeram com que o parágrafo parecesse de outro tema que não INCLUSÃO DIGITAL NA 3 IDADE.

    COMPETÊNCIA III (120)- o desenvolvimento 1 tá bonito BAGARAI . O 2 faltou a argumentação (você falou da pesquisa , da universidade , mas isso não gera uma argumentação em si e , nesse caso , deixou o parágrafo expositivo ), logo você teria sérios prejuízos em uma prova real . Se fosse um corretor de verdade vossa senhoria teria perdido de 60 a 80 pontos já que a falta de argumentação em um desenvolvimento é um problema absurdo . É algo que você deve atentar e muito . De resto , seria bom você usar argumentos mais consistentes porque , mesmo que o primeiro seja bom , ele ainda pode melhorar tanto na argumentação em si , quanto na articulação das ideias .

    COMPETÊNCIA IV (180)- nessa parte aqui , o importante é saber ligar as palavras , usar conectivos e dominar concordâncias verbal e nominal . Devido ao erro na introdução você irá ficar com 180 , massssss , dava pra baixar mais se o corretor considerar expressões como essa :
    ——-a notoriedade da ausência——-
    elas não estão erradas , mas se você avaliar com calma dá para perceber que há construções sintáticas melhores como A NOTÓRIA AUSÊNCIA ou A GRANDE AUSÊNCIA as quais seriam menores e menos TRUNCADAS .

    COMPETÊNCIA v (200)- MEU AMIGO , TU É O BRABO . Sem reclamações ; a sua conclusão possui todos os pré-requisitos para fechar a COMPETÊNCIA 5 (modo , meio , agente , ação , objetivo final e o detalhamento ) . Sendo assim , vamos às considerações finais .

    840 – sendo bem sincero , eu fui um tanto quanto chato nessa correção e isso é bom porque além de me ajudar em análises futuras , te ajuda na redação em si . Dessa forma , só me resta te avisar pra escrever priorizando a clareza(QUE POR SINAL , TE CUSTOU 80 PONTOS EM 3 COMPETÊNCIAS DIFERENTES) nas frases e sempre verificar se seus parágrafos atendem a estrutura do enem . se achar que eu vacilei em algum ponto ficaria feliz se me dissesse para que eu pudesse ajustá-lo . d[OWO]b

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  2. Muito bem, você fez um texto coeso e organizado! Mas aí vão algumas dicas para torná-lo perfeito!

    1. Recomendo que você coloque as datas dos dados e acontecimentos citados no seu texto, como exemplo, a citação da pandemia do novo coronavírus que ocorreu em 2020, pois, mesmo que pareça óbvio, seu corretor gosta de detalhes que demonstrem seu conhecimento em determinado assunto.

    2. Revise seu texto antes do envio. Na linha 4 há um erro ortográfico em ´´consolidade“.

    C1= 200
    C2= 200
    C3= 200
    C4= 200
    C5= 200

    Nota: 1000
    PARABÉNS! Continue assim!

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