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Desafios para a inclusão de pessoas autistas

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O filósofo John Locke, afirma ser dever do Estado a garantia de direitos imprescindíveis aos cidadãos, para alcançar o bem-estar social. Analogamente, a lacuna na inclusão dos autistas é maléfico à coesão social. Nesse prisma, destaca-se dois pontos importantes: a carência no âmbito escolar e midiático.

Em primeiro plano, é explícito a falta de inserção nas escolas, principalmente públicas. Como afirma o “rapper” Fabio Brazza na música Brasil Colônia “Conhecimento é empoderamento contra os opressores”, ou seja, se esses alunos tiverem acesso à instrução de qualidade poderão lutar por seus diretos assegurados na lei Berenice Piana  e na Constituição de 1988. Então, irão conseguir ter as mesmas oportunidades na esfera escolar com qualquer outro estudante, dessa forma, terão as ferramentas necessarias para sair do estigma imposto.

Outrossim, é notório também a questão dos veículos de comunicação que não debatem a problemática regularmente ou reforçam estereótipos  nas novelas vigentes. Segundo o sociólogo Adorno “O controle remoto tornou-se a principal bússola para vida da maioria das pessoas”, sendo assim,  a população internaliza esses preceitos e não são motivamos a questionarem o dilema, gerando uma invisibilidade dessa parcela da coletividade. Fica cada vez mais perceptível a falta de inclusão, por conta dos colégios e da mídia que são os grandes empecilhos à efetivação da cidadania.

Em virtude dos argumentos apresentados, é evidente a necessidade de medidas que venham transformar a situação, para isso, o poder Executivo e o Ministério da Educação devem destinar verbas na capacitação dos professores, diretores e gestores e incentivar os meios de comunicação com parcerias na divulgação da causa, de modo a solucionar os desafios para a inserção de pessoas autistas na sociedade. Somente assim, o bem-estar defendido e idealizado pelo iluminista será alcançado.

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3 Correções

  1. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:

    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom! Cuidado com as vírgulas.

    Compreensão da proposta de redação. …Bom!

    Seleção e organização das informações. … Bom. Algumas vírgulas poderiam ser trocadas por frases coordenadas e subordinadas, ou seja, conjunções. Isso afeta até a coesão e coerência.

    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom.

    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Bom.

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  2. Obs: Gostei bastante do seu vocabulário, na verdade. Ótima escolha de palavras. E adorei o Brazza como argumento. Acompanho o trabalho dele, ksksks.

    *Introdução.

    Assim, gostei da escolha do John Locke como repertório. Mas… a sua frase sobre o bem-estar, pouco tem a ver com a inclusão de crianças autistas. Você não conseguiu ligar muito bem as duas coisas. Isso impactou na sua introdução por completo. A deixando pouco coesa. Isso impactou na sua argumentação também.

    De resto, a sua introdução consegue trazer um bom preparo de terreno para o desenvolvimento. Ponto para você.

    *Desenvolvimento 1&2.

    Por mais que tenha gostado de te ver usar o Brazza, você novamente não ligou ele ao seu argumento de forma de precisa. Em “Conhecimento é empoderamento contra os opressores” não tem nada ligado a inclusão de pessoas autistas.

    Depois, você usa a lei Berenice Piana, mas não explica nem de quê que essa lei serve. Um corretor vai ver isso, e por mais que ele saiba do que se trata, vai descontar ponto, ele não é obrigado a saber, entende? Você deve explicar o que apresenta.

    O seu primeiro desenvolvimento traz argumentos, mas não os ligas, e nem mesmo faz conexão com o que citou na introdução…

    No segundo, você falou muito, mas… Ao mesmo tempo não se aprofundou em nada. Ficou muito raso. Falou da mídia, explicou que ela não expõe, mas não expões o quê? As pessoas autistas? Mas baseado em quê? Você argumentou sem embasamento.

    E nem tem o que dizer sobre o Adorno, ele ficou perdido em seu texto.

    *Conclusão.

    Sua conclusão é, de longe, a melhor parte do seu texto, e o que te dará mais pontos, além do C1.

    Está muito bem estruturada. Clara e coesa. Apesar da sua proposta de intervenção ser comum e obvia, acredito que não tenha grandes problemas. Encerrou de forma perfeita.

    *Notas.

    C1: 200.
    C2; 150.
    C3: 40.
    C4: 40.
    C5: 160.

    Assim trazendo um total de 490.

    No mais é isso. Espero que tenha entendido os temas que apresentei, viu? Boa sorte nas futuras redações. <3.

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  3. Primeiramente, quero dizer que, assim como vc, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊

    O filósofo John Locke,(1) afirma ser dever do Estado a garantia de direitos imprescindíveis aos cidadãos, para alcançar o bem-estar social. Analogamente, a lacuna na inclusão dos autistas é maléfico à coesão social. Nesse prisma, destaca-se dois pontos importantes: a carência no âmbito escolar e midiático.

    (1) não tem vírgula

    Em primeiro plano, é explícito(2) a falta de inserção nas escolas, principalmente (3) públicas. Como afirma o “rapper” Fabio Brazza na música Brasil Colônia(4) “Conhecimento é empoderamento contra os opressores”, ou seja, se esses alunos tiverem acesso à instrução de qualidade poderão lutar por seus diretos assegurados na (5)lei Berenice Piana e na Constituição de 1988. Então, irão conseguir(8) ter as mesmas oportunidades(7) na esfera escolar(7) com(6) qualquer outro estudante, dessa forma, terão as ferramentas (9)necessarias para sair do estigma imposto(10).

    (2) explícita
    (3) as
    (4) vírgula
    (5) letra inicial maiúscula
    (6) que
    (7) vírgula
    (8) pode retirar essa palavra
    (9) necessárias
    (10) qual estigma?

    Outrossim, é notório(11)(12) também(11) a questão dos veículos de comunicação que não debatem a problemática regularmente ou reforçam estereótipos(14) nas novelas vigentes(13). Segundo o sociólogo Adorno(15) “O controle remoto tornou-se a principal bússola para vida da maioria das pessoas”, sendo assim, a população internaliza esses preceitos(16) e não são motivamos(17) a questionarem o dilema, gerando uma invisibilidade dessa parcela da coletividade. Fica cada vez mais perceptível a falta de inclusão, por conta dos colégios e da mídia que são os grandes empecilhos à efetivação da cidadania.

    (11) vírgula
    (12) notória
    (13) faltou dizer que é apenas um exemplo, já que existem outras atitudes que reforçam estereótipos
    (14) quais estereótipos?
    (15) vírgula
    (16) quais?
    (17) motivados?

    Em virtude dos argumentos apresentados, é evidente a necessidade de medidas que venham transformar a situação,(18) para isso, o (19)poder Executivo (20)e o Ministério da Educação devem destinar verbas (21)na capacitação dos professores, diretores e gestores(22) e incentivar os meios de comunicação com parcerias na divulgação da causa, de modo a solucionar os desafios para a inserção de pessoas autistas na sociedade(23). Somente assim, o bem-estar defendido e idealizado pelo iluminista será alcançado.

    (18) ponto final
    (19) letra inicial maiúscula
    (20) mude “e o” por “por meio do”, já que o MEC é parte do Poder Executivo
    (21) mude “na” por “para a”
    (22) vírgula
    (23) sua proposta de intervenção tem apenas: agente, ação e modo/meio

    Notas:
    CI – 160 (alguns desvios gramaticais)
    CII – 200
    CIII – 120 (em alguns momentos faltou desenvolver os seus argumentos)
    CIV – 200
    CV – 120 (faltou o objetivo e um detalhamento na sua proposta de intervenção)
    Final: 800

    Parabéns pela redação!!!
    Com um pouco mais de treino vc conseguirá evoluir muito até o Enem. Boa sorte!

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