Desafios para a inclusão de idosos no ensino superior

  • 0

No artigo 25 do Estatuto do Idoso pela Lei 10.741/2003 , estabelece que o estado precisa apoiar a criação de universidades abertas para idosos. Além de incentivar a publicação de livros e periódicos de conteúdo, que facilitem a leitura , considerada a natural capacidade visual nessa faixa etária, mais nem sempre essa inclusão é tão fácil, pois muitas vezes os idosos sofrem preconceito por voltarem a estudar e buscarem um título acadêmico.

Como diz Aristóteles:”A base da sociedade é a justiça “,revela -se que o idoso dificilmente consegue ingressar tão facilmente em uma universidade como um jovem por causa da sua idade.Os números do IBGE mostram que o Brasil caminha para se tornar um país de população majoritariamente idosa,entretanto6 já que o crescimento é a razão de muitos benefícios ,eles nem sempre recebem como prevê as leis porque eles são aposentados.

Outrossim, esse grupo de idosos de 60 anos ,ou mais será maior que o grupo de 14 anos. Contudo , mesmo com a expectativa deles estarem elevadas , ingressarem em ensino superior ,ainda é um empecilho, porque nem todos tem a mesma oportunidade.

Levando -se em consideração esses aspectos , é necessário, portanto ,as autoridades governamentais  se reestruturarem nas medidas da educação para a inclusão desses idosos a universidades. Além disso medidas exequíveis são precisas como ações do MEC a abrirem o aplicativos que busquem informações para que eles consigam esses direitos e também em serviços básicos como no transporte e na saúde, Só assim sendo um país mais justo e igualitário para todos os cidadãos.

Por favor corrigem minha redação perdoem alguns erros mais estamos aqui para melhorar

Compartilhar

2 Correções

  1. O primeiro parágrafo inicia de forma precisa citando uma lei federal, porém logo em seguida o substantivo estado está escrito com letra minúscula o que é um erro, uma vez que refere-se a nação, a palavra estado deve ser escrita com letra maiúscula. Ademais, presenta a problemática de maneira vaga, sem colocar uma frase objetiva que esclareça necessariamente a tese do texto, por exemplo: “o problema de inclusão de idosos em universidade deve ser solucionado”. Parece algo banal e sem sentido de se dizer, porque todos podemos inferir qual é o problema e que devemos resolvê-lo, mas para o Enem(ou qualquer outro vestibular dissertativo-argumentativo), é necessário que o candidato seja totalmente claro em sua tese. No segundo parágrafo, a relação da citação de Aristóteles fica implícita, não contribuindo efetivamente para a argumentação. No terceiro parágrafo, a argumentação carece de fatos históricos, dados estatísticos, e citações. Ademais, o texto está mal estruturado no que se refere a mecanismos linguísticos e possui erros gramaticais, tais como: o pronome relativo de oposição “mas” foi substituído erroneamente pelo advérbio de modo “mais”(no primeiro parágrafo); a falta de ponto final na primeira frase do segundo parágrafo; excesso de vírgulas. Falta de coesão e coerência na argumentação. A proposta de intervenção é mal elaborada, e foge ao foco da problemática citando outros problemas sociais (“serviços básicos no transporte e na saúde”). apesar de citar o agente da resolução é vago ao decorrer de “como”, “quando”, “onde” serão efetuadas tais ações. (Estilo Enem- competência 1- 60; competência 2 – 100; competência 3 – 80; competência 4- 100; competência 5 – 120) NOTA 460.

    • 0
  2. Introdução:
    1- (conteúdo, que facilitem a leitura) *facilitam.
    2- (mais nem sempre essa inclusão) o certo seria “mas”, há uma diferença entre mais e mas. Mas= contrariedade, Mais= quantidade.
    3- Use conectivos nos períodos da sua redação, da uma pesquisada sobre, é muito importante, independente se tiver na introdução, desenvolvimento ou conclusão.
    Primeiro Desenvolvimento:
    1- Mais uma vez está sem conectivo, use sempre que iniciar um período.
    2- A argumentação está muito boa, porém, falta uma desfecho nesse primeiro desenvolvimento, pesquise sobre o desfecho na internet, é essencial em um desenvolvimento.
    Segundo Desenvolvimento:
    1- (anos ,ou mais será maior) há uma vírgula depois do “mais”.
    2- Nesse desenvolvimento também falta um desfecho, gostei muito dos argumentos :D
    3- Rafaela, você usou muito bem os conectivos nesse desenvolvimento, parabéns, faça o mesmo nos outros períodos do texto!
    Conclusão:
    1- (portanto ,as autoridades governamentais) falta um “que” depois de “as autoridades”, o certo (portanto,que as autoridades governamentais).
    2- Não salte linha para colocar vírgula, como está em (portanto ,as autoridades), o correto seria, (portanto, que as autoridades), não sei se foi só um erro de digitação, mas só avisando mesmo :)
    3- (Além disso medidas exequíveis) sempre use vírgula depois do conectivo! o certo seria (Além disso, medidas exequíveis).
    4- (são precisas como ações) há uma vírgula depois de precisas.
    Rafa, sou apenas um vestibulando qualquer, amo redação, e gostei muito da sua, claro que tem alguns erros, porém, persista e você vai melhorar cada vez mais.
    Da uma estudada nesses assuntos, vai te ajudar bastante quando for escrever uma redação.
    – O uso da vírgula
    – Concordância Verbal e Nominal
    – Acentuação
    – O uso da Crase
    – Ortografia
    Também te recomendo montar um modelo de redação próprio, vai te ajudar muito no ENEM, dá uma pesquisada sobre isso no Google e no YouTube (tem uns modelos no canal do Felipe Araujo), te recomendo muito, mas nunca use o modelo de redação dos outros! Pois os corretores do ENEM podem descobrir, e não vai ser legal pra você!
    Aqui tá meu e-mail pra qualquer dúvida: [email protected], te ajudo com o que tiver ao meu alcance. Abraços!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.