Iniciante

Desafios para a inclusão da pessoa autista

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A série “Atypical”, produzida pela Netflix, retrata o personagem Sam, um jovem diagnosticado com TEA, Transtorno do Espectro Autista, os episódios retratam as dificuldades de socialização e o bullying sofrido pelo garoto quando passa a frequentar a escola. Fora da ficção, o capacitismo e a não inclusão são uma realidade para os mais de 1,5 milhão de indivíduos reconhecidos com autismo no Brasil, dessa maneira, recursos devem ser encontrados para solução dessa problemática.
No período escolar, a criança ou adolescente autista encontra dificuldade para se adaptar a um colégio. Apesar da prescrição, por lei, de que as escolas devem aceitar esses jovens, a maioria dessas instituições não contam com o preparo necessário para receber um aluno nessa condição. Além disso, é comum que o indivíduo diagnosticado com TEA apresente algumas características que o diferenciam de seus colegas, dessa forma, é comum que esses sofram algum tipo de discriminação no meio escolar e optem por abandonar os estudos.
Quando se trata de mercado de trabalho, é obrigatório – por parte de empresas de grande porte – que uma determinada porcentagem da grade de funcionários apresente algum tipo de deficiência. Essa medida aumentou a possibilidade de contratação de pessoas autistas, entretanto, muitos indivíduo com TEA, quando chegam à fase adulta, não conseguem trabalho dada a pouca quantidade de vagas destinadas à essas pessoas.
É claro que, mesmo com a adoção de medidas inclusivas, há um longo caminho a ser percorrido para a completa inserção de indivíduos autistas no meio social. Portanto, cabe o Governo Federal, em parceria com a Secretaria da cultura, elaborar campanhas que visem a disseminação de informações sobre o TEA, a fim de extinguir o preconceito acerca dessa condição. Ademais, instituições de ensino devem contar, obrigatoriamente, com estrutura especializada para atender indivíduos diagnosticados como autistas. Dessa forma, casos como o retratado pela Netflix serão cada vez mais raros em nossa sociedade.

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7 Correções

  1. OI, sou iniciante na plataforma e um mero estudante.
    Na introdução recomendo que você ponha seus argumentos na tese, a contextualização está ótima. Os seus desenvolvimentos estão sem repertório e faltam conectivos. Já a sua proposta de intervenção esta incompleta, ainda falta o meio/modo.
    C1:160 C2:120 C3:120 C4:120 C5:160
    NOTA: 680

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  2. competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. nota 160
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. nota 160
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. nota 120
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. nota 120
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. nota 160

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  3. Oii TD bem? Sou iniciante então não sei dar nota, mas vou dar a minha opinião.

    O seu texto ficou muito bem elaborado, gostei da comparação da série com a atualidade e também das propostas para melhorar esse preconceito contra tantas pessoas que tem essa doença.
    Continue nesse caminho que você irá se dar muito bem no futuro parabéns.

    • 0
  4. Bom dia!
    quero enfatizar que não sou uma corretora profissional, só uma vestibulando que esta distribuindo conhecimento.

    sua introdução: muito longa, seu repertorio, Flash poderia estar bem mais simplificado. Vendo que há uma padronização entres todas as redações nota 1000.
    seu desenvolvimento 1: não consigo relacionar bem seu repertório com sua tese, poderia utilizar outro que encache melhor.
    seu desenvolvimento 2: foi muito melhor, coerente com a sua tese e com ótimos argumentos para sua defesa.
    sua conclusão: como sabemos a conclusão é a parte da redação que mais arrecada pontos, tendo em vista que ela sozinha dá 200 pontos. sua conclusão foi incompleta, visto que esta faltando uma das 5 perguntas, detalhamento.

    competência 1: 120

    competência 2: 80

    competência 3: 200

    competência 4: 160

    competência 5:120

    TOTAL: 680

    • -1
  5. Oie, tudo bem? Bom, é o seguinte, segue a baixo minha avaliação. Desde já deixo claro que não sou especialista, mas tento ajudar. Bjs!

    C1- Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (160)
    C2- Compreensão da proposta de redação. (180
    C3-Seleção e organização das informações. (180)
    C4-Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (160)
    C5-Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. (180)
    NOTA FINAL (860)

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  6. C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160;

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160;

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160;

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160;

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160

    Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

    • -2
  7. Oii!

    C1- Domínio da norma padrão da língua portuguesa. Nota: 160

    C2- Compreensão da proposta de redação. Nota: 160

    C3-Seleção e organização das informações. Nota: 160

    C4-Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. Nota: 160

    C5-Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. Nota: 160

    NOTA FINAL : 800

    • -3

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