Iniciante

Desafios para a inclusão da pessoa autista

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Ola! Por favor, avaliem e me digam onde melhorar, grata!

Na série norte-americana “Atypical” vemos o cotidiano de um jovem com traços de autismo, sendo possível observar as dificuldades que sua condição ocasiona, como também, as diversas observações “inusitadas” que sua mente trás, justamente por conta de seu transtorno. Desse modo, as dificuldades encontradas na inclusão de pessoas com esse diagnóstico são causadas, principalmente, pela falta de profissionais especializados e pela falta de informação acessível.

Em primeiro plano, a escassez de profissionais habilitados para esse cuidado é extremamente prejudicial. É certo que esses alunos necessitam de mais atenção e técnicas diferenciadas para que possam adquirir o conhecimento de forma eficaz. Para isso, é necessário muito conhecimento sobre as diversas síndromes, tal como Mazzotta citou “é necessário que a formação dos professores de ensino regular seja retomada, para torná-los capazes de desenvolver uma educação inclusiva para atender a todos”. Logo, é possível perceber a precariedade do sistema de educação, pública, principalmente, de tal forma que torna incomum a presença de um aluno autista em sala de aula e, consequentemente, no mercado de trabalho.

Além disso, outro fator que dificulta a inclusão de pessoas autistas é a falta de informação. Nesse sentido, a carência de divulgação acessível de informações contribui para que pessoas reproduzam atitudes capacitistas que colaboram com a segregação, com o preconceito e com o bullying com pessoas que apresentam o transtorno. Tal como ocorre na série “The Good Doctor”, onde o protagonista é tratado como incapaz de atuar como médico por ter autismo, mesmo sendo formado em medicina e sendo extremamente talentoso.

Portanto, a fim de contribuir para o acesso à informação, o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) devem atuar juntos, providenciando campanhas de conscientização, divulgando informações sobre o autismo em escolas e mídias sociais. Com finalidade de melhorias na educação, ambos os agentes já citados, devem propor um currículo especial para o aprendizado de crianças com dificuldades e um certo número de funcionários qualificados, em cada instituição de ensino, para ensinar esses alunos, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados. Espera-se, com essa medida, a formação de um país mais inclusivo.

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5 Correções

  1. Primeiramente parabéns, acho que você está no caminho certo. No primeiro parágrafo aquele “como também” ficou sem contexto, teria sentido se você tivesse colocado antes algo do tipo “sendo possível observar não só as dificuldades”. Na última frase da introdução acho que seria legal falar que assim como na série na vida real também temos esse problema, que se decorre da “falta de profissionais especializados e pela falta de informação acessível”.
    O segundo parágrafo eu gostei bastante mas depois do “…forma eficaz” não precisava do ponto final pois você está continuando o mesmo assunto então “..forma eficaz, para isso….”. Na parte da citação de Mazzotta, seria legal explicar quem ele é, o que ele faz e tal.
    Terceiro parágrafo particularmente achei maravilhoso.
    Gostei muito da conclusão, a ideia de currículo especial foi muito boa mas acho que você poderia ter explicado um pouco melhor sobre ele. Em “Espera-se, com essa medida, a formação de um país mais inclusivo.” o “Espera-se” ficou meio vago, poderia ter deixado “Com essa medida, será possível a formação de um país mais inclusivo.” fica mais certeiro.
    Amei suas ideias, o texto ficou muito bom mesmo! :)

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  2. Oii Mallu!

    Na introdução: Primeiro ponto que quero citar são os períodos (começo da frase até o ponto), observe que você fez o primeiro enorme e acabou deixando último menor, o ideal são 3 períodos em cada parágrafo, isso te faz perder ponto na estrutura do texto.
    Uso indevido de aspas na palavra “inusitadas”. Sua tese ficou sólida “falta de profissionais especializados e pela falta de informação acessível.” Mas esse parágrafo ficou um pouco expositivo e não dissertativo.

    Desenvolvimento 1: O primeiro período ficou faltando uma continuidade, logo ficou curto de argumentação. Tente usar mais conectivos. Quem é Mazzotta? Essa informação ficou vaga.

    Desenvolvimento 2: Novamente, o primeiro período ficou faltando uma continuidade. Não usa vírgula antes de “com” por se tratar de adjunto adverbial. Tente usar mais conectivos e procurar sinônimos de palavras e conectivos.

    Conclusão: Perceba que você começou uma proposta e não terminou, pois teve uma retomada ao modo/meio na parte “por meio de um projeto de lei entregue”, de como seria executada a ação, deixando a proposta meio incompleta, sendo que você já tinha feito esse elemento no primeiro período na parte, “sobre o autismo em escolas e mídias sociais.” Não utiliza vírgula antes ou depois de PARA. Último período curto, atente-se a isso.

    Espero ter ajudado com algumas informações mais detalhadas, qualquer coisa pode falar! :) <3

    C1= 160
    C2= 120
    C3= 140
    C4= 160
    C5= 160
    NOTA= 740

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  3. AMEI sua redação, ótimas propostas de intervençao, demonstra domínio do tema e da língua portuguesa formal. Além disso, nao há tangenciamento do tema, as citaçoes foram feitas de forma totalmente coerente com o desenvolvimento (só notei que usou sua citação como argumento, e isso nao pode acontecer, entao tome cuidado!) Espero ter ajudado, e boa sorte!
    Obs: isso é uma opinião de uma estudante mera mortal, tentando ajudar você

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  4. 1º competência- 160: demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escrita formal, com poucos desvios gramaticais
    2º competência- 200: desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertorio sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    3º competência- 200: apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
    4º competência- 200: articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    5º competência- 200: elabora muito bem a proposta de intervenção com os cinco elementos validos.
    Parabéns, de acordo com a minha correção, você conseguiu atingir a marca de 960 pontos

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  5. Olá!
    Amei a sua introdução, ficou boa demais, 0 defeitos.
    Gostei do seu 1º parágrafo de argumentação, mas tente argumentar um pouco mais sobre o que seriam essas técnicas especiais. Não sei se entendi corretamente (peço desculpas se não) mas sua citação aparentemente foi usada como um argumento, isso infelizmente não pode acontecer.
    O 2º parágrafo de argumentação também ficou perfeito, adorei.
    Gostei muito da sua proposta de intervenção. Quando for citar qual o agente que deve realizar a sua proposta, tente inserir palavras como “cabe ao…”, “compete a…”.
    C1: 180
    C2: 180
    C3: 200
    C4: 180
    C5: 200
    Total: 940
    Parabéns!
    Obs: não sou nenhuma profissional, mas espero muito ter ajudado! ;)

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