Mestre

Desafios para a implementação do nome social no Brasil

  • 0

A obra surrealista “O duplo segredo”, de René Magritte, retrata sobre um indivíduo que possui um exterior esboçando uma feição neutra, mas o seu interior é obscuro e repleto do que pode ser interpretado como uma ausência de identificação, insegurança e falta de sentimento de pertencimento.  Assim, de maneira análoga, as pessoas travestis ou transgêneros sentem-se, ao passo que não tem o seu nome social aceito e devidamente respeitado pela sociedade brasileira e, com isso, não sendo implementado. Desse modo, essa situação é visualizada por conta de um grande outro desafio, o qual se refere a deficiência do corpo social de entender a importância da utilização de outro nome por esses sujeitos, sendo necessário, portanto, buscar medidas para suprimir tais empecilhos.

Partindo desse pressuposto, as pessoas travestis ou transgêneros quando não tem seu nome social aceito se sentem a parte de toda a população brasileira. Sob essa análise, o escritor Zygmunt Bauman traz o conceito de “estranhos íntimos”, o qual tem como significado ser quando um sujeito faz parte de uma sociedade, sendo, portanto, íntimo, mas não é devidamente visualizado com respeito pela mesma, tornando-se um estranho. Nesse sentido, os indivíduos utilizadores do nome social, muitas vezes, não são aceitos por uma parcela da comunidade, proveniente, de modo lamentável, de um preconceito, o que faz com que mesmo com a mudança o nome não seja efetivamente implementado. Com isso, o que são esses indivíduos se não os “estranhos íntimos” da contemporaneidade?

À vista disso, a ausência da implementação do nome social também provém da falta de conhecimento da importância da alteração. Sob esse viés, o filósofo Immanuel Kant afirma sobre o homem que não busca, por si só, sair das amarras da dependência de outrem não sairá, por consequência, do estado de menoridade, isto é, sempre dependerá de alguém para informar sobre algo e não crescerá como um sujeito social. Assim, há uma parcela da sociedade brasileira, a qual não busca compreender o real significado do nome social – a identificação e sensação de pertencimento -, que ainda está no estado de menoridade kantiana e faz com que os nomes sociais não sejam implementados. Desse modo, essas práticas fazem com que as pessoas travestis ou transgêneros comportem-se de forma similar a obra surrealista de Magritte.

Destarte, é imprescindível que o Ministério da Cidadania, o qual é o órgão responsável por zelar do bem-estar dos cidadãos, faça uma parceria público-privada com canais midiáticos, com o intuito de fomentar novelas – uma vez que possuem grande tempo de exibição e aborda um vasto e diverso público -, as quais tenham o eixo temático voltado para os desafios da implementação do nome social e as suas consequências para os sujeitos. Tudo isso a fim de que exista uma progressiva sensibilização da sociedade para que respeito o uso do nome social, deixe de contribuir para que as pessoas travestis ou transgêneros sejam os “estranhos íntimos” da contemporaneidade e que a obra surrealista não seja mais uma analogia à situação desses sujeitos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, vou tentar te ajudar!!
    Seu primeiro parágrafo: Excelente! Você associou bem a obra ao tema e colocou as duas teses, bem exploradas.
    Seu segundo Parágrafo: achei ótima a sua colocação de repertório, apenas uma observação: não use perguntas no final de parágrafo da redação, não é indicado, por ser um texto dissertativo argumentativo, você deve sempre argumentar.
    Seu terceiro parágrafo: Bem contextualizado também! Após “menoridade” indicar um (.), aconselhável para que você não repita o uso de virgulas, acaba ficando desconexo e aos olhos de um corretor, isso faz você perder pontos.
    Seu quarto parágrafo: excelente tbm!! Vi todos os pontos de agente, modo/meio, finalidade e ainda o detalhamento. Sua redação está ótimo, você escreve bem, fez bom uso dos repertórios, não deixe de abranger para dados, informações extras que você tenha, que possa deixar seu texto mais rico, além dos autores já citados.
    Espero ter ajudado!!

    • 0
  2. Olá 👋
    Parágrafo 01
    Linha 02: A frase está um pouco confusa, a implementação ou mudança de algumas palavras faria muito bem para a coerência do início do seu parágrafo.
    Poderia ser : retrata um indivíduo que apresenta sua imagem exterior totalmente neutra, enquanto o seu interior ESTÁ obscuro e repleto do que pode ser interpretado como …
    Apenas a mudança de algumas palavras para melhorar o entendimento e compreensão de quem lê, mas foi possível entender o que você queria trazer na escrita.
    Linha 03: como os travestis e transgeneros se sentem? Sentem-se como? Você esqueceu de introduzir
    Linha 03: têm*** por conta do plural, ainda sim seria melhor se fosse substituído por dispõem/ desfrutam ou algum sinônimo, ficando: ao passo que não desfrutam/dispõem da aceitação e do respeito de seus nomes sociais pela sociedade brasileira*** plural pq você colocou pessoaS, travestiS e transgeneroS.
    Linha 06: “e, com isso, não sendo implementado”. Houve uma confusão aí, não consegui compreender bem o que você quis passar, faltou alguma informação. Essa frase poderia até ser excluída do parágrafo sem problema nenhum, ficaria até melhor.
    Tese presente e adorei a forma que concluiu o parágrafo, parabéns!

    Parágrafo 02
    Linha 01: mesma coisa do parágrafo anterior (têm***),mas é preferível que substitua por “possuem” ou algum sinônimo.
    Linha 02: à parte ou excluídas
    Linha 04: a palavra ” ser” está totalmente deslocada na frase, trazendo confusão.
    Linha 07: o que é proveniente do preconceito? Faltou essa informação
    Linha 08: deveria ter uma vírgula após “mudança “, porém seria melhor tirar a parte “mesmo com a mudança “. Ela não foi bem implementada e está deixando o decorrer do parágrafo incoerente e desconexo
    Linha 09: não é recomendado fazer perguntar aos longo de um texto dissertativo argumentativo, procure evitar.

    Parágrafo 03
    Linha 01: quem tem falta de conhecimento, tem falta de conhecimento SOBRE alguma coisa, então deveria ser “também priven da falta de conhecimento SOBRE a importação da alteração ”
    Linha 03: o filósofo Immanuel Kant afirma QUE.***
    Linha 04: recomendo colocar um ponto final e continuar a frase depois de menoridade ( …menoridade. Isto é, sempre ….)

    Parágrafo 04
    Linha 03: formentar EM novelas**
    Linha 03: formentar o que? Você esqueceu de esclarecer
    Linha 04: em vez de “aborda” deveria ser “atinge” ou algum sinônimo, pois as novelas não vão abordar SOBRE o público ou abordar O público ( como uma pessoa aborda outra para conversar), mas serão transmitida para muitas pessoas.
    Linha 06/07: incoerência na frase ” para que respeitoo uso do nome social”
    Sua conclusão não tem o modo/meio

    Comentários gerais
    Sua redação apresenta muitos pontos confusos em que o leitor acaba por não compreender completamente a sua ideia e o que você quer transmitir através do texto, as vezes a ausência de uma palavra ou o uso incorreto de outra pode ocasionar isso. Tente melhorar na quantidade de conectivos entre as frases, somente, pois em um geral ( no uso de conectivos) você está se dando muito bem! Ótima colocação de conectivos no início dos parágrafos, ao relacionar uma ideia com outra já citada e com a introdução de novas argumentativas. Parabéns!
    Senti falta de um desenvolvimento mais aprofundado sobre a temática. Sua argumentação em relação ao problema foi muito superficial, faltando pegar mais pesado no quesito “opiniao”. Argumente mais nos parágrafos 01 e 02.
    Você falou sobre a falta de conhecimento da população em relação a importância do nome social, poderia ter falado sobre a ausência revoltante de informações sobre isso nas redes sociais.
    Poderia falar sobre como o preconceito e a falta de aceitação da comunidade em relação ao nome social pode afetar a dignidade do cidadão e marginalizar o mesmo. Sobre o direiro de identificação dessas pessoas, a ausência de leis que criminalizem quem não aceita o nome social de outros. Faltou mais argumentação no seu desenvolvimento, maior parte é repertório e início de parágrafo.

    Ocorreu muita repetição das palavras “nome” e “social”, utilize sinonimos. Faltou também abordar mais a comunidade tupiniquim. Além disso, utilize repertório socioculturais variados, como filmes e séries. Euphoria ( personagem Jules), cairia muito bem nesse tema. Também tem a série Pose ou Orange is The New Black.
    Em relação aos outros tópicos, sua redação está muito boa. Poucos ou nenhum erro gramatical. Desenvolva mais sua argumentativa, escreva mais sobre a sua opinião.

    Espero ter ajudado viu

    • 0
  3. Sua redação está excelente, acredito que não haja erros gramaticais e abrangeu muito bem todas as competências. São só dois pontos que eu acredito que tenham maior impacto aqui.
    Você trouxe apenas ideias de autores nos dois argumentos. Isso pode acabar demonstrando, na minha opinião, um repertório enfraquecido e, portanto, uma argumentação igualmente enfraquecida. É interessante que o seus argumentos tragam pontos de diferentes formas. Por isso, acho que o ideal seria, por exemplo, citar um autor em um parágrafo, e no outro trazer dados, estudos, exemplos ou estatísticas, ou seja, trazer tipos diversificados de argumentação, e assim, demonstrar domínio do tema proposto. É um pequeno detalhe mas que pode fazer diferença.
    Senti também que o texto como um todo possa estar um pouco prolixo em alguns momentos e as vezes difícil de entender, mas nada muito fora do normal.

    Portanto, no meu ver, seria o seguinte:
    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

    Total: 960

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.