Desafios para a implementação da telemedicina no Brasil

  • 1

De acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever de o Estado garantir – a todo cidadão brasileiro – o acesso a serviços e atendimentos médicos com o objetivo de evitar e prevenir doenças. Contudo, hodiernamente, há um entrave na implementação da telemedicina – atendimento clínico à distância – no Brasil. Tal dificuldade de inserção tem como causa não só a lenta mudança da mentalidade social como também a falta de investimento estatal. Dessa forma, é inadiável o debate de ações que visem mitigar essa barreira relacionada à saúde.

Em primeira análise, é mister destacar a tardia transformação do pensamento social a cerca da telemedicina. Nessa perspectiva, a arcaica ideia de que uma consulta via internet não seja tão segura quando uma feita presencialmente deve ser mudada – com uma devida explicação a todos acerca da necessidade do atendimento online – para que haja menos resistência dos brasileiros. Desse modo, entende-se que para ter uma mudança do conceito social sobre a telemedicina é necessário que o Ministério da Saúde crie medidas que incentive os cidadãos a aceitarem essa nova prática.

Ademais, cabe relacionar a falta de investimentos do Estado na área da saúde com os desafios enfrentados para implementar a telemedicina no Brasil. Sob esse viés, o escritor Johann Goethe afirma que a maior necessidade de um Estado é a de governantes corajosos. Evidencia-se, assim, que a incorporação de tecnologia no meio médico exige não só a aceitação social como também a coragem de representantes políticos aptos a financiarem equipamentos hospitalares destinados ao uso da telemedicina.

Portanto, torna-se necessário que medidas estratégicas sejam arquitetadas para atenuar esse quadro. Para isso, convém que o Ministério da Saúde proporcione aos cidadãos brasileiros o acesso às informações sobre a telemedicina, por meio da distribuição de cartilhas que expliquem as vantagens, desvantagens e limitações de tal ato. Essa divulgação deverá ser feita tanto presencialmente quanto no meio digital, através das redes sociais, com a finalidade de haver um maior esclarecimento sobre a telemedicina. Feito isso, o acesso a serviços que promovam o bem-estar da população será plenamente garantido – tal qual assegura a Carta Magna de 1988.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá!
    Sua redação está boa, está bem coerente, está de acordo com o tema proposto. Eu senti que faltou expor alguns exemplos para justificar sua opinião, e na conclusão, faltou exemplificar melhor a sua proposta de solução do tal problema. Basta praticar para ter uma ótima redação. Espero ter ajudado!

    • 8
  2. Boa noite!

    Otima introdução;
    Nos desenvolvimento você deveria se aprofundar mais na explicação e fazer um fechamento mais crítico;
    Sua intervenção: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO, sentir falta de detalhar melhor seu texto….

    =====================

    C1 = 180
    C2 = 200
    C3 = 160
    C4 = 200
    C5 = 180 =========== 920 PONTOS

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.