DESAFIOS PARA A IGUALDADE DOS GÊNEROS NO SEC XXI

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Ao longo dos séculos, as mulheres vêm sendo consideradas um “sexo frágil” em relação aos homens, causando assim, a desigualdade dos gêneros. No contexto atual, por conta desse preconceito enraizado em nossa sociedade, o sexo feminino continua enfrentando desafios complexos para a igualdade social. Tendo em vista que, por muitos acreditarem na superioridade masculina, isso acaba afetando a proporção salarial entre os sexos no mercado trabalhista.

Apesar de que, as mulheres venham conseguindo – a cada dia no século XXI – seus direitos na sociedade, ainda existem aqueles que acreditam na superioridade masculina. De acordo com a Ipsos, cerca de 18% da população mundial ainda acreditam na inferioridade feminina, isso por conta do preconceito estrutural enraizado em muitas pessoas, ensinadas desde a infância, assim, dificultando, e trazendo desafios em oportunidades que o sexo feminino deveria possuir.

Vale ressaltar que esse esteriótipo acarreta na desigualdade dos gêneros, como exemplo, a falta de igualdade entre o homem e a mulher no mercado trabalhista. Na maioria das vezes, o sexo feminino se encontra em inferioridade nessa questão, recebendo uma quantia a menos, embora cumpra as mesmas ações e tenha a mesma capacidade que o ser masculino. Sem dúvidas, pelo machismo imposto na sociedade, de que a mulher é inferior ao homem, fazendo com não exista uma igualdade, onde deveria ter.

Resumidamente, nota-se que as mulheres enfrentam desafios complexos por serem consideradas inferiores. Portanto, medidas precisam ser tomadas, logo, cabe as Organizações Não Governamentais (ONG’s), promover campanhas comunicativas, através de, postagens na internet, e televisões, informando sobre o quanto a desigualdade afeta as mulheres, afim de que muitas pessoas, e esferas sociais, conscientizem-se. Para que dessa forma, todos façam a sua parte, igualando, e dando os devidos direitos – inclusive financeiramente – que o sexo feminino merece possuir na nossa sociedade.

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3 Correções

  1. Seu texto realmente tem uma estrutura correta do texto disertativo-argumentativo, porém com vários erros: Uso excessivo de vírgulas e verbo no gerúndio.
    1º parágrafo:
    – A primeira frase do parágrafo- “Ao longo dos séculos, as mulheres vêm sendo consideradas um “sexo frágil” em relação aos homens, causando assim, a desigualdade dos gêneros.”- é boa, porém faltou contextualizar mais. Por que as mulheres são consideradas “sexo frágil”?
    – Na segunda frase, há alguns erros.
    “No contexto atual, por conta desse preconceito enraizado em nossa sociedade, o sexo feminino continua enfrentando desafios complexos para a igualdade social.”
    Que preconceito é esse? Isso não foi dito na frase anterior.
    – Já na terceira frase, na qual eu acredito que esteja sua tese, eu consigo identificar apenas 1 núcleo: “…acaba afetando a proporção salarial entre os sexos no mercado trabalhista.”
    Eu entendi o que você quis dizer, mas ficou subentendido. Você poderia deixar mais claro. Por exemplo: “A sociedade atual acredita na superioridade marculina e, por causa disto, há desproporção salarial entre os sexos no mercado trabalhista”. Nesta frase dita anteriomente, é possível identificar a causa e a consequência, formando 2 núcleos, os quais serão desenvolvidos no 2º e 3º parágrafo.
    2º parágrafo:
    – Na primeira frase- “Apesar de que, as mulheres venham conseguindo – a cada dia no século XXI – seus direitos na sociedade, ainda existem aqueles que acreditam na superioridade masculina.”- a palavra “a cada dia” é de uso coloquial (informal), podendo muito bem ser substituída por “constantemente”.
    Correção da frase:
    “Apesar das mulheres estarem conseguindo constantemente seus direitos na sociedade, ainda existem pessoas que acreditam na superioridade masculina.”
    – Na segunda frase:
    Quem é ” Ipsos”? Orgão que não é muito conhecido – como o IBGE- deve ter o nome escrito por extenso.
    “…na inferioridade feminina, isso por conta” O uso correto deveria ser o ponto (.) e não a vírgula (,). Além do mais que a palavra “isso” está errada nesse contexto.
    Correção da frase:
    “…acreditam na inferioridade feminina. Esse dado dá-se por conta do preconceito estrutural enraizado em muitas pessoas, o que é ensinada desde a infância. Isso dificulta (o quê?) e trás desafios à oportunidades as quais o sexo feminino deveria possuir.”
    3º parágrafo:
    – Na primeira frase, o uso do “esse” deveria ser “este”. Ainda na mesma frase, “como exemplo” também está com uso inadequado.
    Correção: “… na desigualdade dos gêneros, a qual gera a falta de igualdade entre o homem e a mulher no mercado trabalhista.”
    – Na segunda frase, há muitas vírgulas, as quais poderiam muito bem ser substituídas por um ponto (.) ou ponto e vírgula (;).
    – Na terceira frase, tem muitos erros gramaticais: “fazendo com” deveria ser “faz com que” e “onde” usado completamente errado. “Onde” deve ser usado apenas para referir a lugares.
    4º parágrafo:
    – “Portanto, medidas precisam ser tomadas, logo, cabe…”
    A vírgula (,) usada após a palavra “tomadas” deveria ser um ponto (.).
    – “(ONG’s),” Vírgula errada de maneira errada. Não se separa sujeito do predicado.
    – “através de,” Vírgula errada pelo mesmo motivo anteriormente.
    – ” na internet, e” Vírgula usada da meneira errada. Correção: “postagens na internet e televisões”.
    Consegui identificar na sua conclusão o Agente, Modo, Meio e Finalidade (efeito); porém não há detalhamento. Como serão estas campanhas? Além do mais que sua proposta de intervenção é muito “do senso comum”.
    Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 700.
    Competências analisadas:
    1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Nota: 140
    2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Nota: 120
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Nota: 140
    4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Nota: 160
    5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    Nota: 140

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  2. conectivos: 8/10 de 15 conectivos
    sentenças ou períodos: 11 de 13
    desvios: 1 *esteriótipo* –> estereótipo
    palavras: 293 de 300
    parágrafos: 4 de 4
    Há virgulas onde deveriam conter pontos finais. você escreve muito bem apesar de algumas coisas, atente-se antes de enviar.
    concluir ideias e retomá-las, por isso o uso dos pontos. Usar mais conectivos e sinônimos para evitar tirar nota baixa nas competências. coesão e coerência.
    A conclusão é o cerne de sua redação, ela junta todo o seu repertorio anterior. Então, precisa-se colocar mais agentes sociais efetivos, os mais importantes para o problema em questão e também usar propositivos para juntar as ideias na PI (deve-se, é imprescindível, é fundamental; esses são os essenciais). mostrar o que cada agente fará.
    *Organizou bem o seu texto, você tirará uma boa nota na C1 e C3. C2, C4 e principalmente C5 estão baixas, você pecou.
    *Falta mais argumentos fortes, trazer o fora do comum, chega de senso comum, traga ideias de outros lugares, consolide tudo!.
    Obrigado. Att. Fabrício.

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  3. olá!
    nota-se que vc possui bons argumentos e uma tese explícita, mas podemos analisar alguns pontos:
    – falta conectivos ao longo do texto, como no início do 1 prágrafo. ex: use “em primeiro plano”
    – algumas vírgulas inadequadas, se vc usa o verbo de ligação “e” n utilize a vírgula.
    parabéns, continue escrevendo!

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