Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil

  • 0

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, há a retratação de uma sociedade perfeita, onde a mesma padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Contudo, ao analisar a realidade, constata-se que o plano de More apresenta um equívoco, pois a formação educacional dos surdos no Brasil expõem barreiras para a conclusão do plano do autor. Dessa maneira, convém avaliar os fatores dessa realidade.

Primordialmente, faz-se importante pontuar que os desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil permeiam o âmbito educacional, pois o mesmo negligencia esse aspecto. Segundo a Constituição Federal Brasileira, é dever estatal promover à população, entre outras coisas, educação e bem-estar. Entretanto, ao contrário do que enfatiza a teoria legislativa, esses direitos não alcançam toda a sociedade, tendo como uma de suas consequências o baixo índice de formação educacional dos surdos no Brasil. Dessa forma, é indiscutível que essa postura estatal é prejudicial e é necessário sua mudança.

Ademais, vale citar, também, que os desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil encontram forma de expansão na falta de empatia da sociedade. Na obra “modernidade líquida”, Zygmunt Bauman infere que a pós-modernidade é altamente influenciada pelo individualismo. Em virtude disso, há, como consequência, a falta de empatia, pois para entender as dores do próximo é necessário deixar de olhar penas para si. Essa liquidez que influi sobre a dificuldade para a formação educacional dos surdos no Brasil coíbe sua resolução, pois a população tem preconceito com a questão.

Portanto, para mitigar os efeitos dessa problemática, ações devem existir. Para isso, faz-se mister que o Ministério da Educação implemente em sua Base Nacional Comum Curricular o ensino da Linguagem Brasileira de Sinais (libras) nas escolas do Brasil. Além disso, é importante que o órgão realize palestras com a presença de educadores especialistas dessa modalidade, bem como entrevistas com alunos surdos. Tais ações devem ser webconferencionadas e publicadas nas redes sociais do ministério supracitado, objetivando atingir um maior número de pessoas e trazer mais lucidez acerca dos desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.

Dê uma nota de 0 à 1000

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução: Interessante, bem estruturada, porém, talvez inconveniente, pois iniciou-se falando sobre uma obra de vida perfeita, e ao contradizer, trouxe ao caso apenas um desses problemas, embora seja um ótimo argumento inicial, ele traz uma diferente perspectiva de texto, mas muito bem realizada.
    Desenvolvimento: Ótimos argumentos, trouxe fatos muito bem expostos e coerentes, trouxe exemplos e citações, de forma não enjoativa e repetitiva, expôs adequadamente a opinião.
    Conclusão: Completamente adequada! Conclusão simples, mas bem objetiva.
    De modo geral: Parabéns!!!!! Percebo uma grande capacidade de escrita, tudo bem organizado e coerente, estrutura adequada, Gostei bastante da redação, existem alguns errinhos a serem revisados como na palavra negligência, mas bom uso de gramática e vocabulário.
    Nota: 860

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.