Iniciante

Desafios para a formação educacional dos indígenas no Brasil.

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No romance indianista “Iracema”, do célebre escritor José de Alencar, são retratadas as disparidades culturais entre os indígenas e os colonizadores em meio ao relacionamento de Iracema e Martin. Analogamente, na contemporaneidade, no que concerne aos desafios para a formação educacional dos nativos, é refletida a perpetuação dessas divergências. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise de fatores que ratificam essa questão, tais como a inoperância estatal e o estigma associado aos aborígenes.

Em primeiro plano, é preciso pontuar o descaso governamental como entrave para a resolução desse óbice. Sob essa ótica, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, descreveu como “instituições zumbis” as entidades que não cumprem sua função social com eficiência, dentre elas o Estado. Frente a isso, os índios não têm garantia do acesso à educação, uma vez que lhes falta apoio do Poder Público na oferta de escolas próximas, transporte adequado e ensino de qualidade. Finalmente, é necessário saciar a carência de políticas administrativas para reverter tal panorama.

Outrossim, vale ressaltar a difamação praticada sobre esses povos como impulsionadora dessa adversidade no território nacional. Sob esse revés, o famigerado físico Albert Einstein teorizou – “É mais fácil desintegrar um átomo do que romper um preconceito”. Nesse ponto de vista, a manutenção de comportamentos xenofóbicos motivados pela indiferença dos praticantes gera uma cultura que , infelizmente, ganha cada vez mais repercussão, ocasionando a alienação dos originários em âmbitos escolares, dificultando a sua universalização em mercados de trabalho ou universidades. Logo, é inadmissível que esse ideal continue a perdurar na nação Tupiniquim.

Depreende-se , portanto, a indigência de destrinchar esse desafio. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, órgão nacional responsável por implementar políticas públicas, em parceria com a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), por meio do Ministério da Educação, promova programas de incentivo que ofereçam amparo aos atingidos, destine verbas e fortaleça leis que punam crimes de ódio contra os autóctones, a fim de esclarecer sua formação educacional. Assim, se consolidará uma pátria inclusiva e solidária, a qual descartará discordâncias ou conflitos, tal como afirma José de Alencar.

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7 Correções

  1. Ótima argumentação, repertórios muito bem encaixados e uma estética de brilhar os olhos. Seu projeto de texto é bem primoroso, com certeza merece um mil!!

    Vamos as notas, de acordo com as matrizes do ENEM.

    – Competência 1: 200
    – Competência 2: 200
    – Competência 3: 200
    – Competência 4: 200
    – Competência 5: 200

    Nota final:1000!!

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  2. C1 (norma-padrão): Ótimo texto, no entanto, há alguns problemas de coesão e coerência. Períodos muito longos podem gerar confusão no leitor.
    PONTUAÇÃO: 120/200

    C2 (tema e repertório): Repertório cultural produtivo e não há desvio do tema.
    PONTUAÇÃO: 200/200

    C3 (interpretação de informações/ argumentação): Tese sólida e bem desenvolvida. É possível presenciá-la durante todo o texto.
    PONTUAÇÃO: 200/200

    C4 (argumentação): Tese sólida e bem desenvolvida. É possível presenciá-la durante todo o texto.
    PONTUAÇÃO: 200/200

    C5 (intervenção): Intervenção bem articulada, detalhada e que retoma o problema central. Entretanto, no último período, o trecho “a qual descartará discordâncias ou conflitos”, promove a ideia de um Brasil livre de problemas, tal qual uma utopia, o que não é necessariamente verdade. Mas tirando isso, muito bom.
    PONTUAÇÃO: 190/200

    NOTA FINAL: 910/1000

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  3. Oii
    Sua dissertação está muito boa de modo geral!
    Acredito que você deve atentar-se aos desvios gramaticais ( não são muitos)
    Vale analisar também o excesso de gerúndios, pode desvalorizar o texto.
    A construção está muito boa, agora é só praticar, lembrando de desenvolver todas as ideias que são postas dentro do texto para que não ocorra descontos.

    Sucesso! rumo ao 900+

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  4. Correção:

    – Competência 1: 120
    – Competência 2: 120
    – Competência 3: 120
    – Competência 4: 160
    – Competência 5: 200

    Total: 720

    Notas acerca do texto: Seu repertório é bom. Os argumentos tem que seguir uma linha de raciocínio bem consolidada em prol da tese e acredito que, se os tópicos frasais dos seus parágrafos de desenvolvimento tivessem sido reformulados para caber melhor no que você expôs, isso seria alcançado com mais eficácia.

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  5. Ótima redação, com boa estrutura, bons argumentos e repertórios, bem objetiva…
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    Com certeza passa dos 800 pontos do Enem!!!

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  6. redação muito boa, e com ótimos repertórios socioculturais. Porém, há alguns pontos à destacar:
    – Uso do gerúndio sem necessidade. para agregar mais pontos poderia colocar “de maneira análoga” no lugar de “analogamente.
    -detalhamento na conclusão separado por hífen. ex: Governo Federal – Òrgão responsável por tal coisa – adote medidas tal tal. Isso auxilia muito pra fechar a conclusão.
    NOTA : 960

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  7. .
    . Gostei muito da sua redação, muito bem estruturada e objetiva e essa redação com certeza passa dos 600 pontos no Enem, parabéns 👏👏 .

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