Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil (se possível, colocar nota na correção e explicar os erros)

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Em 2015, foi aprovada a Lei da Acessibilidade, que garante a formação acadêmica para deficientes auditivos. Além de assegurar um direito legalmente, a educação para esse grupo social é de extrema importância para uma sociedade mais tolerante e inclusiva. Contudo, ainda é bastante perceptível a violência, advinda do preconceito e a insuficiência estrutural educacional brasileira.

Primordialmente, é explícito que boa parte da sociedade não respeita o próximo. A saber, o Mito de Procusto evidencia que todos devem se encaixar em um padrão e aqueles que não pertencerem devem ser abominados. Essa condição é semelhante ao pensamento de muitos preconceituosos, visto que não entendem que pessoas com deficiência podem aprender e se desenvolver de maneira semelhante aos ouvintes e têm o direito de serem respeitados, mesmo que não se encaixem no estereótipo julgado como correto por parte da coletividade.

Ademais, cabe avaliar a insuficiência da estrutura educacional brasileira. A negligência do Poder Público é um entrave na formação acadêmica de surdos, o que acaba sendo, de acordo com o filósofo Rousseau, um descumprimento do contrato social elaborado junto a sociedade. Logo, enquanto os ambientes e instituições públicas não estiverem completamente inclusivos, as pessoas do espectro continuarão a enfrentrar desafios.

Devido aos fatores supracitados, é evidente que a formação educacional de surdos enfrentam alguns desafios. Desse modo, cabe ao Estado divulgar propagandas institucionais sancionando a importância do respeito aos deficientes, através de postagens nas redes sociais. Também é dever do Ministério da Educação, promover cursos de Libras aos profissionais, através de parcerias com instituições de ensino, garantindo mais inclusão e facilitando o acesso desse grupo a um ensino de qualidade.

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2 Correções

  1. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa

    Erros:
    1° : Na 3ª linha do 1° parágrafo você utilizou “pra” ao invés de “para”.
    2° : Na 2ª linha do 2° parágrafo a palavra evidencia faltou a acentuação.
    3°: No última linha do 3° parágrafo a palavra enfrentrará além de erro na ortografia.
    4°: Atenção as vírgulas.

    Nota: 160

    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto

    Nota: 200

    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

    Nota: 200

    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

    4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

    Nesse foi avaliado cada um dos parágrafos tanto individualmente quanto em conjunto. Fiquei impressionada com o domínio, além de todos os parágrafos terem sido organizado de forma coerente e coesa.

    Você repetiu ao longo do texto as palavras:

    – Insuficiência
    – Educacional
    – Desafios
    – Inclusão

    A repetição de palavras pode tornar-se um empecilho para um bom texto argumentativo.

    Nota: 160

    Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diver- sificado de recursos coesivos.

    5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

    Você citou o Estado e ficou de maneira superficial. Poderia apenas ter citado o Ministério da Educação em conjunto com escolas para promover cursos de Libras para profissionais da área educacional e o Governo em parceria com a Mídia para informar, influenciar e conscientizar ( utilizando sempre palavras de ação) através Televisão, Rádio, Jornais e Rede Sociais. Lembrando de sempre detalhar as ações.

    Nota: 160

    Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Nota final: 880

    Lembrando que sou apenas uma aluna, tentei apenas ajudar :)

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  2. Nota: 800
    Amei a citação da lei logo no incio da redação! Isso alavanca muito a sua nota!!! Cuidado com o ”pra”! Isso pode afetar na sua competência 1 que aborda sobre domínio da linguá portuguesa! Adorei o pensamento critico que se encontra no trecho ”ainda é bastante perceptível a violência, advinda do preconceito e a insuficiência estrutural educacional brasileira”. O Mito de Procusto foi um ótimo repertorio sociocultural usado! Gostei muito de como foi usado o repertorio. Você apresentou ele e relacionou com o tema! Isso foi de extrema importância! Amei os conectivos! Abuse deles! Parabéns por ter citado mais um filosofo! Mais um repertorio sociocultural! Parabéns pela conclusão completa, objetiva e detalhada! Continue assim! Você irá longe!!!!

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