A comunidade surda, diferente do senso comum, é composta por uma variedade de pessoas, como por exemplo o nível de audição, oralismo, etc. Visto isso, o sistema educacional brasileiro não atende as diversas necessidades inclusivas desse grupo, dificultando seu aprendizado e desenvolvimento pessoal. Assim, o preconceito e a exclusão social constituem as raízes dessa problemática.
Inicialmente, as escolas, muitas vezes, acabam sendo exclusivas não apenas pelas relações pessoais, mas também pela infraestrutura. Nos dias de hoje, a faculdade de pedagogia tem a Libras em sua grade curricular, entretanto, um aluno com deficiência auditiva poderia comunicar-se apenas com os professores, visto que apenas eles conhecem a língua de sinais, tornando seu desenvolvimento interpessoal mais complicado. Perante isso, percebe-se que mesmo os alunos conseguindo compreender as aulas, através de um interprete, toda a parte de convivência com os colegas seria difícil ou até mesmo nula, auxiliando na preocupante baixa da sua evolução pessoal e acadêmica.
Posteriormente, a discriminação também é um ponto a ser analisado, pois diversas pessoas julgam um portador de deficiência como alguém que necessita de pena ou que não tem competência para algo, tanto que o conhecimento comum, por vezes, denomina essas pessoas como surdo-mudo, mesmo a questão não afetando suas cordas vocais. Desse modo, o conceito Modernidade Líquida, do sociólogo Zygmund Bauman, encaixa-se nessa temática por abordar a superficialidade das relações pessoais, fazendo com que situações de empatia tornem-se escassas, resultando no segregacionismo decorrente de pré-conceitos.
Portanto, o preconceito e a exclusão social dificultam a formação acadêmica dos surdos no país. Logo, cabe ao Ministério da Educação desenvolver um sistema de ensino inclusivo em todos os quesitos, mas inicialmente, através da obrigatoriedade da Libras nas escolas, a fim de de auxiliar no desenvolvimento do alunos e na inclusão. E tudo isso, devido ao fato de que aumentaria a troca de experiências, o sentimento de pertencimento e a baixa da discriminação em toda a sociedade.
Fialho
Nota: 760
INTRODUÇÃO
– ‘senso comum’ é uma expressão ambígua e evasiva. Reconsidere o seu uso, de acordo com o objetivo do seu texto.
– ”Como por exemplo” Esta locução deve ser separada por vírgulas, e só deve ser utilizada no início duma frase para efeitos de estilo.
– Sugestões:
como, por exemplo
– Gostei da tese
D1
– ‘Nos dias de hoje’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer ”atualmente”
– Faltou acento na palavra ”intérprete”
– Um bom paragrafo
– Gostei que abordou as consequências
D2
– Deveria ser ”pois, diversas”
– O paragrafo deve ter 3 pontos finais
– Gostei do repertório sociocultural
CONCLUSÃO
– Amei a sua proposta
– Deveria ser ”a fim de auxiliar”
– Deveria ser ”desenvolvimento dos alunos”
– Estilisticamente ‘E’ só deve ser utilizado no início da frase raramente, e para um efeito dramático.
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Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
A comunidade surda, diferente do senso comum, é composta por uma variedade de pessoas, como 1por exemplo1 o nível de audição, 2 oralismo, 3etc. 4Visto isso, (5o sistema educacional brasileiro não atende as diversas necessidades inclusivas desse grupo, dificultando seu aprendizado e 6 desenvolvimento pessoal. Assim, o preconceito e a exclusão social constituem as raízes dessa problemática.)
1 – INSIRA VÍRGULAS
2 – ATENTE-SE AO PARALELISMO SINTÁTICO “DE AUDIÇÃO E DE ORALISMO”
3 – NÃO PODE USAR ETC NA REDAÇÃO
4 – SUGIRO SUBSTITUIR ESSA CONJUNÇÃO, SUGIRO “DITO ISSO”
5 – TESE E ARGUMENTOS EXPLÍCITOS, MUITO BEM!
6 – ATENTE-SE AO PARALELISMO SINTÁTICO, “SEU APRENDIZADO E SEU DESENVOLVIMENTO”
1Inicialmente, as escolas, muitas vezes, acabam sendo exclusivas não apenas pelas relações pessoais, mas 2também2 pela infraestrutura. Nos dias de hoje, a faculdade de 3pedagogia tem a Libras em sua grade curricular, entretanto, um aluno com deficiência auditiva poderia comunicar-se apenas com os professores, visto que apenas eles conhecem a língua de sinais, tornando seu desenvolvimento interpessoal mais complicado. Perante isso, percebe-se que mesmo os alunos conseguindo compreender as aulas, através de um interprete, toda a parte de convivência com os colegas seria difícil ou até mesmo nula, auxiliando na preocupante baixa da sua evolução pessoal e acadêmica.
1 – CONJUNÇÃO MUITO BOA
2 – INSIRA VÍRGULAS
3 – LETRA MAIUSCULA
SEU DESENVOLVIMENTO ESTÁ MUITO BOM, COERENTE E CONCISO, SÓ SENTI FALTA DE UM REPERTÓRIO MELHOR. HOUVE INADEQUAÇÃO NO SEU PROJETO DE TEXTO, NA SUA INTRODUÇÃO VC SE PROPÔS A FALAR SOBRE O PRECONCEITO PRIMEIRO, ENTRETANTO FALOU SOBRE A EXCLUSÃO SOCIAL, VC TEM QUE SEGUIR UMA ORDEM.
***1Posteriormente, a discriminação também é um ponto a ser analisado, pois diversas pessoas julgam um portador de deficiência como alguém que (2necessita de pena) ou 3que não tem competência para algo, tanto 3que o conhecimento comum, por vezes, denomina essas pessoas como surdo-mudo, mesmo a questão não afetando suas cordas vocais.*** Desse modo, o conceito Modernidade Líquida, do sociólogo Zygmund Bauman, encaixa-se nessa temática por abordar a superficialidade das relações pessoais, fazendo com que situações de empatia tornem-se escassas, resultando no segregacionismo decorrente de pré-conceitos.
1 – MUITO BOM
2 – FICOU COLOQUIAL E AMBÍGUO, SUGIRO MUDAR
3 – CUIDADO COM O USO DOS QUES, NADA A VER UTILIZAR, MAS EVITE ACIMA DE DOIS NO PARÁGRAFO E NÃO OS UTILIZE MUITO PRÓXIMO, COMO FEZ.
*** ATENTE-SE AO TAMANHO DA SUA ORAÇÃO, PODERIA TER UM PONTO FINAL NO MEIO DESSE PARÁGRAFO FRASAL, LEMBRANDO QUE O PARÁGRAFO FRASAL É ERRADO
SEU DESENVOLVIMENTO ESTÁ MUITO BOM, PROCURE MELHORAR SEU PROJETO DE ETXTO, EXISTE UMA ORDEM QUE PRECISA SER SEGUIDA, ORGANIZE SUAS IDEIAS. VEJA REDAÇÕES NOTA MIL E VC VAI PERCEBER QUE TEM UM PADRÃO QUE ELES SEGUEM, AS MINHAS REDAÇÕES, POR EXEMPLO, EU USO TÓPICO FRASAL, VENHO COMO ARGUMENTO, EXEMPLIFICO E FALO A CONSEQUÊNCIA E EXEMPLIFICO, SENDO QUE É CAUSA E CONSEQUÊNCIA PARA OS DESENVOLVIMENTOS.
1Portanto, (2o preconceito e a exclusão social dificultam a formação acadêmica dos surdos no país). ***Logo, cabe ao Ministério da Educação desenvolver um sistema de ensino inclusivo em todos os quesitos3, mas 4inicialmente, (5através) da obrigatoriedade (6da Libras) nas escolas, a fim de de auxiliar no desenvolvimento do alunos e na inclusão. ***E tudo isso, devido ao fato de que7 aumentaria a troca de experiências, o sentimento de pertencimento e a (8baixa da) discriminação em toda a sociedade.
1 – MUITO BOM
2 – MUITO BOM
3 – RETIRE A VÍRGULA
4 – INSIRA VÍRGULAS
5 – NÃO USE ESSA PALAVRA NUNCA MAIS EM NOME DE JESUS HAHAHA, UTILIZE SINÔNIMOS
6 – O CERTO SERIA ENSINO DAS LIBRAS, NÃO?! FICOU AMBÍGUO
7 – INSIRA UMA VÍRGULA
8 – SUGIRO TROCAR
PI COMPLETA
C1: 120
C2: 200
C3: 120
C4: 200
C5: 200
840
myyaraujo
Oi! Você disserta muito bem, com bastante coerência na sua argumentação, parabéns! Gostei muito da proposta de intervenção.
1. Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa = 180
2. Compreensão e adequação ao tema = 200
3. Capacidade de argumentação e de defesa de ponto de vista = 200
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos = 160
5. Respeito aos Direitos Humanos = 200
TOTAL: 940