No filme estadunidense “Shazam” é retratada uma realidade onde o personagem, Capitão Marvel Junior, é usualmente vítima de descriminação no meio estudantil devido sua deficiência física. Em consonância com a realidade de Capitão, está a de muitos jovens frequentadores do meio escolar portadores da surdez. Neste viés, onde a falta de infraestrutura pública somados ao preconceito presente neste ambiente, acabam por perpetuar a formação de um panorama padronizado pela exclusão educacional e social destes indivíduos.
Em primeira instância, é válido destacar que o pertinente preconceito presente no ambiente interno dos centros educacionais evidencia-se com um fator que fomenta o problema. Nesse contexto, onde a ausência da educação psicológica dos alunos, que visam o ensino dos devidos valores morais e éticos para a plena inclusão social dos surdos, resultam na formação de indivíduos que utilizam de sua posição social privilegiada, como forma de inferiorizar os demais que não atendem os requisitos estabelecidos pelo corpo social, branco e abastado. Logo, resultando na formação de um sólido preconceito contra tais grupos, impossibilitando-os, assim, da total integração ao meio escolar.
Outro ponto relevante, nessa temática, é a teoria das instituições zumbis, criada pelo filósofo polonês, Zygmunt Bauman, na qual ele afirma que apesar da existência dos órgãos estatais, os mesmos não cumprem seus devidos papéis sociais. Portanto, é notável que o atual comportamento da entidade educativa brasileira exemplifica tal teoria. Sob a ótica que, a baixa instrução dos professores somada a falta de infraestrutura pública, no que diz respeito a oferecer uma qualidade de ensino igualitária aos portadores de surdez, por meio do ensino em libras e todos os aparatos necessários para a integração destes mesmos, resulta na formação de um cenário em que o estado rompe com o princípio de isonomia proposto pela constituição. Dessa forma, tornando a democracia do acesso à educação pública quase inexistente aos deficientes auditivos supracitados.
Infere-se, portanto, que medidas públicas são imperiosas para reverter a atual cenário. Para tal, é necessário que o governo federal, em conjunto com o Ministério da Educação, por meio de maiores investimentos no setor estudantil, faça com que os colégios e todo o país ofereçam as devidas adaptações para o ensino aos surdos, para assim, proporcionar maior inclusão e estes mesmos. Outrossim, também é cabível a este mesmo ministério, por meio da criação de uma nova matéria, imponham a educação comportamental a todos os alunos, com o intuito de tornar o preconceito no ambiente escolar menos presente. Só assim, será possível a criação de um corpo estudantil mais democrático e distante do retratado no filme “Shazam”.
Thamirysbds
Oi, Pedro!
INTRODUÇÃO
-> coloque uma vírgula após o nome da obra
-> “onde o personagem” eu friso muito o uso do “onde” nas redações, por ter duas classificações morfologicas, pode confundir mesmo, entretanto, ambas fazem referência a um local/ lugar físico. Se você tem dúvidas ou não sabe como usar corretamente, eu aconselho a substituir por “cujo, o/no qual, em que/que…”
-> “vítima de descriminação” preste bem atenção:
“des” é um afixo “crime” é o substantivo = descriminação (excluir uma criminalidade)
o correto, no contexto, é “discriminação”
-> “estudantil devido sua deficiência” a regência de “devido” exige a preposição: “estudantil devido a sua deficiência”
-> “Neste viés” deveria ser “Nesse viés”. Usa-se o final -ess quando você se referir àquilo que já passou e -est quando você ainda vai tratar sobre (futuro)
-> outro uso do “onde”
-> “somados” teve um erro de concordância, visto que se refere à “infraestrutura”, esta além de estar no singular é uma palavra feminina; “somada”. Além disso, todo o termo ” somados ao preconceito presente neste ambiente” deveria estar isolado entre virgulas
-> “neste ambiente” deveria ser “no ambiente”, sem especificação
-> ” acabam por perpetuar” deveria ser “acaba”, pois faz referencia apenas à “infraestrutura”
-> “destes indivíduos.” deveria ser “desses indivíduos.”
D1
-> evite iniciar seu D1 com “Em primeira instância” não é conectivo
-> “onde a ausência da educação” você gosta desse “onde” né?!
-> “a ausência da educação psicológica dos alunos” esse “a” está no sentido de “existir”? Não entendi muito bem esse período, mexeu com todo o resto. Caso esteja no sentido de “existir”, deveria ser “há”.
-> “resultam” deveria ser “resulta”, concordando com “contexto”
-> argumentação excelente, ficou bem problematizada. Tome cuidado, esse “a” e “há” deixou uma confusão imensa, ficou bem dificil de compreender.
D2
-> ” os mesmos não cumprem” só uso “mesmo” quando você quiser comparar uma coisa com outra, jamais para retomar uma palavra
-> o novo acordo ortográfico tirou a acentuação em “oi” e “ei”; “papeis sociais”
-> “Constituição” com inicial maiuscula
-> “Sob a ótica que, a baixa” tire a vírgula e esse “que”, coloque apenas “da”
-> sua argumentação, novamente muito boa, mas confesso que seu parágrafo ficou bem confuso. Além de ter ficado bem extenso, em relação ao D1, ficou um embaraço de ideias. Não comece fazendo citações, inicie com o tópico frasal para dar um norte ao corretor, da mesma forma que você fez no D1, deixe as citações para depois.
CONCLUSÃO
-> “governo federal” com inicial maiuscula
-> “imponham” deveria ser “impor”
-> teve os 5 elementos e ainda uma ótima retomada. Ficou bem grande mas bem organizada, sendo capaz de identificar todos os requisitos sem problema algum! aqui fica meus parabéns por essa conclusão, Pedro. Normalmente as pessoas que fazem grandes conclusões, não sabem organizar e vira uma confusão, mas você construiu a proposta perfeitamente.
C1: 120
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 840 [representativa]
Espero que tenha gostado da correção (vi a necessidade de uma correção mais detalhada, algumas pessoas aqui só querem saber de pontos e esquecem do principal: ajudar). Qualquer coisa, estou aberta a correções. Abraços! :)
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Competência 1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160.
Competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
conclusão. 120
Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. 80
Competência 4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. 120.
Competência 5: Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. 80.
Olá Pedro!
Gostei muito da sua redação, no entanto, observei alguns erros, como leiga no assunto, kkk, mas espero ajudar.
Você usou a palavra “descriminação”, acredito que queria usar a palavra discriminação, então, essa palavra deu outro sentido a sua redação.
Em relação a outras palavras que mudou muito sua redação, principalmente a argumentação, que foram as palavras “discriminação” e “preconceito”, são diferentes. Então deixou sua argumentação confusa, atrapalhou na coesão e coerência do texto.
Está no caminho certo, espero ter ajudado!
stefani2212
C1: Demonstra bom domínio da língua oculta, porém alguns erros gramaticais – 180
C2: desenvolvimento não conversa com a tese, falta de esclarecimento do problema – 90
C3: apresenta repertorio cultural de forma abrangente, porém muita referencia para pouca argumentação e opinião -100
C4: Uma pequena – 120
C5: Proposta de intervenção colocada, porém de forma rasa e com um cenário norte-americano (referente ao filme Shazam) e não brasileiro na qual seria o foco – 50
TOTAL: 540
(bacana sua redação, porém como estudando também, se for pegar mais repertório tente pegar filmes, series e livros brasileiros, além de valorizar a cultura terá uma visão do brasil mesmo, fora isso parabéns)
GiovanaMaria15
Olaaa!!!!, amo redações que usam bauman, adorei seu repertório, ele é o queridinho das redações, você pode usar ele para vários temas, ele é como se fosse um coringa igual a constituição Federal, senti a dúvida se tudo isso caberia em 30 linhas se atente-se a isso.
Alguns erros de anônimos e sobre sinônimos tbm, tem os erros de acentuação, mas rapidinho você conserta.
Na conclusão todos os monetários, governo deve ser com letra maiúsculas e sempre lembre-se dos 5 elementos, (ação, meio, agente, detalhamento e finalidade)
Daniel Barbosa
Boa tarde!
Tente fazer uma introdução com mais originalidade e mais coerente com o tema;
Desenvolvimentos bons, porem tente se aprofundar mais em suas explicações e um desfecho crítoco mais a altura.
Intervenção: Tente fazer uma intervença mais clara e com um detalhamento mais vísivel e de acordo com o seu tema.
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C1 = 180
C2 = 180
C3 = 180
C4 = 200
C5 = 180 ============ 920
PatoRoco
Competência 1: É possível notar o uso adequado da norma culta e gramática conforme, na maior parte do texto. 160pts
Competência 2: Argumentação previsível e com pouco embasamento para corroborar o mesmo, além do domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo. 120pts
Competência 3: A insistência ao se tratar do filme “Shazam”, se faz cansativo para os leitores. Bem como a desestruturação do texto, o qual ficou muito grande e pouco direto. 80pts
Competência 4: A estrutura lógica e formal entre os parágrafos da redação não apresenta o fortalecimento de discursos coesivos. 120pts
Competência 5: Embora apresentados todos os agentes necessário na proposta de conclusão, ainda apresenta um repertório pouco diversificado. 80pts
Sugiro você fazer as próximas redações trabalhando na estética da sua redação, de forma que seja estabelecido como ideal 4 parágrafos (introdução, desenvolvimento, desenvolvimento, conclusão), e cerca de 5 linhas em cada parágrafo. Dessa forma você será mais objetivo quanto ao tema.
O primeiro parágrafo você deve introduzir ao leitor o tema que será abordado, por exemplo “É possível afirmar que o [tema] apresenta uma situação alarmante…”, e então apresenta dois argumentos que serão abordados nos dois parágrafos de desenvolvimento seguintes, de forma individual.
Nos parágrafos de desenvolvimento, experimenta iniciar o mesmo apontando ao leitor qual será o argumento que você defenderá/criticará. Seguido de algo que o corrobore, como notícias, dados científicos, históricos e etc.
Já na conclusão, você apresentou todos os agentes, porém deveria focar em uma ou duas propostas para sanar a questão, de forma que fique mais estruturada.
Você está no caminho certo, é só continuar treinando!