Iniciante

Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

  • 0

     No filme “The Silence”, é retratada a história de Ally, uma adolescente que perdeu sua audição após sofrer um acidente de carro e desde então enfrenta a exclusão social escolar. Nesse contexto, além da protagonista sofrer com a intolerância social,ela ainda tem que frequentar um ambiente educacional sem adaptações para suas necessidades. Fora da ficção, a comunidade surda brasileira também enfrenta grandes desafios em sua formação acadêmica, seja pela falta de investimentos na grade curricular exclusiva para surdos e seja pelo preconceito de inclusão social. Logo, se faz necessário uma análise das principais causas da problemática.

      Em primeiro lugar, é direito do Estado garantir o acesso a educação de qualidade para todos os indivíduos. Contudo, o ensino educacional voltado para surdos no Brasil vem passando por dificuldades em sua instrutora e grade curricular. Segundo o filósofo Immanuel Kant, “O homem é aquilo que a educação faz dele”. Analogamente, os portadores de deficiência auditiva, por não possuírem uma base escolar de qualidade e adaptada para suprir as suas necessidades, acabam tendo sua vida acadêmica e profissional prejudicada. Dessa forma, é inaceitável a carência da educação especial para deficientes, tendo como resultado a criação de uma barreira para os mesmos ingressarem no mercado de trabalho.

     Além disso, a desigualdade social vivenciada pela comunidade surda vem gerando um enorme preconceito social. De acordo, com a Constituição Federal artigo 5° todos somos iguais perante a lei. Contudo, a falta de inclusão escolar da população surda é um evento constante, causando a evasão escolar, levando o indivíduo a desistir de concluir seus estudos por não conseguir se encaixar no “padrão social”. Diante disso, é indubitável a postura preconceituosa da população de trazer malefícios para a comunidade surda.

      Portanto,é mister que o Estado tome providências para melhorar o quadro atual. Para que haja um ensino de qualidade para surdos, urge que o Ministério da Educação promova o ensino exclusiva para portadores de deficiência,por meio de investimentos em verbas governamentais as quais serão direcionadas para contratação de intérpretes de Libras em escolas públicas. Ademais, cabe à mídia criar conteúdos midiáticos visando a importância da inclusão social de todos os indivíduos da sociedade, principalmente a comunidade surda, essa ação será realizada por meio de anúncios e propagandas com o intuito de minimizar a exclusão social surda.Somente assim a cena retratada no filme “The Silence” não será vivida no mundo real.

Compartilhar

2 Correções

  1. nota 01 – 180 -demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    nota 02 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    nota 03 – 200 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    nota 05 – 180 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.

    • 0
  2. Sua introdução está muito bem estruturada, as teses estão claras e o contexto bem encaixado.
    evitar usar o “vem” em vários momentos, escrever, por exemplo, “a desigualdade social vivenciada pela comunidade surda gera um enorme preconceito social.”.
    No segundo parágrafo, vc utilizou “comunidade surda” 2 vezes e “população surda”, ao invés de repetir, tentar usar “indivíduos com deficiência auditiva” ou “deficientes auditivos”.
    Fora isso, o texto está bem coerente.
    PARABÉNS!! beijos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.