São grandes os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil devido a falta de acessibilidade nas escolas e faculdades, além da escassez no incentivo à formadores técnico de tradução e interpretação da língua brasileira de sinais.
Na maioria das escolas e universidades brasileiras infelizmente não têm a devida acessibilidade necessária para se acolher os estudantes surdos, como por exemplo placas e sinalizações no ambiente escolar, além de aulas introducionais de libras, a fim de que possa haver uma boa comunicação entre os surdos e ouvintes do ambiente de ensino.
Ademais, a falta de incentivos nas cidades brasileiras à formação técnica de tradutores e interpretadores da língua brasileira de sinais, que seria de extrema importância devido a libras ser a língua materna dos surdos.
Em virtude do que foi mencionado, os sérios para a formação dos surdos são grandes, logo o ministério da educação deve investir em aulas ou até mesmo curso técnicos gratuitos para toda a sociedade brasileira ouvintes, a fim de que se possa ter uma comunicação que é necessária entre ouvintes e surdos outra medida que precisa ser tomada é o incentivo estadual nas sinalizações nos ambientes público, mas principalmente nos de ensino, outro fator existente que precisaria de investimento financeiro da prefeitura é na criação de mais escolas bilíngues, com os devidos intérpretes formados que é de direito de um surdos, e nas tecnologias educacionais que aumentaria a participação dos surdos nas aulas, desenvolvendo assim mais eficiente o seu ensino, afinal a inclusão é essencial e sinalizar não é só mexer com os dedos e sim se comunicar.
Hinata12
oi! gostei dos fatos que você apresentou, porém senti falta de uma introdução mais organizada e de uma argumentação mais completa. Tente não usar o termo “por exemplo”e mantenha uma quantidade de versos proporcional entre os parágrafos, pois ajuda até para uma apresentação mais agradável.
gabiscarp
Ei Manu, tudo bem?
Vamos avaliar sua redação:
1. Primeiramente, você deveria ter introduzido o tema, mas apenas o expôs rapidamente e apresentou as teses. Tente dizer ao leitor do que se trata o assunto que será discutido, ficou um pouco avulso. DICA: utilize um fato do cotidiano, uma alusão histórica, filmes e entre outros.
2. No segundo parágrafo você tentou usar um exemplo, sugiro que utilize termos como “um exemplo disso”, introduz o exemplo de forma sútil. “um exemplo disso são placas e sinalizações no ambiente escolar…”
3. No terceiro parágrafo você apenas apresentou um fato, mas não houve a argumentação. Sugiro que leia mais sobre o assunto para convencer o leitor de que isso é um problema. Além disso, seus parágrafos ficaram bem curtos. Tente expandir mais o assunto, esse tema permite que você fale muitas coisas!
4. A respeito da conclusão: foi sua maior parte do texto e isso deixou a redação desproporcional. No entanto, você soube detalhar a proposta e expôs uma solução para o problema! Tente deixar essa parte do texto um pouco mais curta e não utilize tantas vírgulas para uma única frase, saiba pontuar!
Você está quase lá! Continue praticando ♥♥♥
Lally
Uma dica, não use “como por exemplo”, a palavra como já dá sentido de exemplo.
E tenta também desenvolver um pouco mais seus argumentos, estão um pouco superficiais, talvez se vc botar uma realidade/ alusão/ filme e etc consiga comparar. Por exemplo ” a 50 anos atrás os surdos enfrentavam muita dificuldade na educação, nos dias atuais, a situação deles não mudou devido a…”
Na conclusão vc botou “de um surdos” o que deve ter sido erro de digitação .
Terminando a sua conclusão, caso sobre linha, vc pode usar uma “frase de efeito” do tipo “com tais medidas, os problemas da educação dos surdos deixará de ser uma lástima ao país .” Ou algo parecido .
Espero ter ajudado ^-^