Iniciante

Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

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As dificuldades na educação de surdos no Brasil não devem ser consideradas como um empecilho, mas como um desafio a ser superado. Em pleno século XXI, tal cenário reflete a incompetência e o descaso político brasileiro, que não promove mecanismos efetivos de adaptação educacional à pessoas com necessidades especiais. Nesse contexto, observa-se que as próprias negligências governamentais impedem a consolidação de uma educação adequada à jovens surdos no Brasil, transcendendo a importância de seu defronte.
Em primeira instância, cabe pontuar que, nos primórdios do século XX, a escritora norte-americana e surdocega Helen Keller obteve, com louvor e maestria, seu bacharelado pela Faculdade Radcliffe, em Massachusetts, tendo como alicerce sua ilustre educadora Anne Sullivan. Mesmo com as adversidades da época, Anne foi capaz de disciplinar Helen de forma notória, tornando-a a primeira surdocega a obter um bacharelado na história, o que evidência a capacidade desses na obtenção do conhecimento. Nesse sentido, a persistência e a dedicação de Anne Sullivan, frente a educação de Helen Keller, é um exemplo que deve ser seguido pelo sistema educacional brasileiro, em busca de vencer, assim como tais, os desafios estabelecidos pela educação de surdos na contemporaneidade nacional.
Ademais, segundo a Constituição Federal, é dever do Estado estabelecer medidas que assegurem a atuação de um instrutor, tradutor ou intérprete de libras em setores educacionais brasileiros, assim como mecanismos que promovam a adaptação desses. Entretanto, a realidade denota-se contraditória ao que é descrito no âmbito legal, uma vez que muitas instituições municipais, estaduais e federais de ensino não provém de mecanismos que permitam a adaptação de alunos surdos na instituição, o que dificulta o combate desse infortúnio social brasileiro. Desta maneira, sendo um dever estatal, é imprescindível uma diligência efetiva do Estado perante a problemática analisada, a fim de assegurar os direitos educacionais estabelecidos pela Constituição Federal à esses indivíduos.
Desta forma, é necessário a atuação do Governo Federal – órgão responsável por gerir e organizar a sociedade -, com o apoio do Ministério da Educação, em busca de estabelecer medidas e mecanismos eficientes de adaptação a surdos em instituições municipais, estaduais e federais de ensino, como também incentivar a adaptação de instituições particulares, por intermédio da Constituição Federal, fiscalizando as adaptações realizadas nessas instituições periodicamente. Em suma, tenciona-se o combate aos desafios estabelecidos pela educação de surdos no Brasil através das medidas supracitadas e, por meio delas, promover o crescimento acadêmico desses jovens, assim como Anne Sullivan e Helen Keller no século XX.

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3 Correções

  1. Oii tudo bem?
    Não devo corrigir seu texto por competências, mas vou deixar umas observações…
    Gostei do seu texto, tem bons argumentos, ótimo vocabulário, dá pra ver que você conhece muito sobre o tema, porém, seu texto ficou muito longo e cansativo, tente resumir mais os parágrafos e ser mais objetiva.
    Ademais, ótimo texto. Continue treinando!

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  2. Parágrafo 1:Você não colocou a fonte do seu argumento, ou se ele era de conhecimento.E no final do parágrafo você utilizou o termo “jovens”, porém não são somente jovens que enfrentam desafios em sua formação educacional, nesse caso você poderia ter substituído isso por “…a pessoas surdas…” .
    Parágrafo 3:Acho que você poderia ter colocado uma consequência dessa falta de estrutura das escolas as pessoas surdas, oriundas de não ações governamentais.Exs>A porcentagem ou a quantidade de surdos que não concluem os estudos ou até a mínima porcentagem que consegue concluí-lo.
    Texto em geral:Seu texto está muito bem elaborado e apresenta argumentos convincentes, porém acho que você poderia diminuir o tamanho dos períodos(pontue a cada duas linhas ou a cada uma linha e meia na maior parte do texto)

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  3. Bom dia, Gabriel, excelente texto. Vamos a correção:

    120 pontos – Sugiro você estudar sobre crase e o uso da palavra através. No primeiro parágrafo você errou duas vezes a mesma coisa, utilizando à com crase antes de palavras plurais, como em: “à pessoas com necessidades” e “à jovens surdos no Brasil”, substitua por às pessoas ou à pessoa. Na antepenúltima linha do seu texto você utilizou a palavra através de forma incorreta, pois a palavra através remete a ideia de atravessar ou passar por dentro, de acordo com o contexto seria “no Brasil (por meio) das medidas supracitadas.
    160 pontos – Compreendeu muito bem a estruturação de um texto dissertativo-argumentativo, no entanto, no terceiro parágrafo eu acredito que você fugiu um pouco o tema. Visto que, o tema era sobre educação geral, sem nenhum especificação de qual modalidade de ensino, você citou o Ensino Superior. Tudo bem, você pode estar aprofundando sua opinião, ou seja, onde você acha que está o problema, mas, no segundo parágrafo você dissertou tão bem, e muito se encaixou no tema, já esse terceiro ficou distante do tema.
    180 pontos – Utilizou perfeitamente repertório para a construção do debate, mas, e nesse ponto eu achei uma reflexão muito pessoal minha, e se você pensar diferente entederei, achei sua introdução mediana. Retirando as três primeiras linhas ela está bem formulada, pois eu pude encontrar sua tese facilmente e acredito estar ok, já essas três linhas iniciais eu achei que não se encaixou. Na frase “As dificuldades na educação de surdos no Brasil não devem ser consideradas como um empecilho, mas como um desafio a ser superado”, uma ótima frase, mas, acho que ela ficaria melhor até na sua conclusão, do que na introdução.
    180 pontos – Fez uma boa construção de argumentos, meu amigo. O desenvolvimento está muito coeso, garantindo assim, lógica e clareza ao texto.
    180 pontos – Uma proposta muito boa. Você escreveu bem e de acordo, pois com poucas dificuldades consegui encontrar os 5 agentes, no entanto, foi uma proposto não conectada ao tema, apenas a discussão trazida.

    Bom trabalho, continue sempre praticando.
    Abraços.

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