Pessoal, corrijam minha redação por favor!! Estou treinando!
Segundo da Constituição Federal, em seu artigo 205, a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, deverá ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Entretanto, estudantes surdos enfrentam desafios para participar da formação educacional e esta problemática evidencia a deficiência social ao não garantir que o mencionado artigo da Lei Maior seja cumprido para esse público, tal pois faltam condições de recursos físicos e humanos que assegure equidade escolar dos surdos, bem como fiscalização na aplicação de leis que os beneficiam nesse contexto.
Em primeiro lugar, em resumo histórico, a pessoa surda (perda total ou severa da audição) sempre teve desafios para conquistar as condições de recursos físicos e humanos que garantissem uma vida digna em sociedade, assim como em sua formação educacional. Um indivíduo surdo que frequenta uma unidade de ensino que não tenha alguém fluente em libras para auxiliá-lo a participar da vivência escolar não terá nenhum aprendizado garantido, tampouco conseguirá exercer sua cidadania. Desse modo, isso gera a exclusão social desse indivíduo e há chances elevadas deste estudante evadir-se da escola.
Vale ressaltar que existem conquistas por meio de leis cujas determinações buscam minimizar a exclusão e a segregação dos surdos na sociedade e que precisam ser fiscalizadas. Por consequência, a não aplicação das leis apagará a luta histórica de pessoas surdas para conquistarem seu espaço na sociedade. Diante desse cenário, cada vez menos pessoas surdas ou pessoas com qualquer tipo de deficiência terá confiança nas unidades de ensino, ou mesmo no serviço público, visto que tais determinações conquistadas não saem do papel. Isso irá gerar um aumento no índice de desigualdades, públicos serão segregados e o preconceito com pessoas com deficiência poderá aumentar.
Portanto, é preciso superar os desafios existentes na formação educacional dos surdos de forma que o Poder Público, responsável pelo respectivo sistema escolar da unidade de ensino em questão, estabeleça diretrizes para planejamento e implementação de fiscalização periódica, realizada por meio de visitas e preenchimentos pela escola de documentos on-line que informem a situação de cumprimento aos artigos que prevejam a equidade escolar. Além disso, torna-se importante esquematizar nestas diretrizes práticas de incentivo da participação desse público-alvo na escola regular, com a implementação de comemoração anual nas unidades de ensino, contemplando também informações sobre a deficiência em pauta, por exemplo a comemoração do “Dia do Surdo”, em 26 de setembro de cada ano. Sendo assim, os desafios serão minimizados e o público se sentirá acolhido para que a equidade prevista em lei seja de fato implementada.
joacélio23
Uma redação bem coesa e objetiva, que diz aonde quer chegar. Bem escrita e com argumentos bem embasados, proposta de intervenção super bem feita, com todos os elementos sendo conectados e esgrimidos.
Notas por competências
I 200
II 200
III 200
IV 180 (acho q na frase “Desse modo, isso gera a exclusão social desse indivíduo e há chances elevadas deste estudante evadir-se da escola.” o “isso” deixou-a u pouco vaga, mas nada q prejudique muito a coesão)
V 200
Total: 980 pontos
ericatonon123
Obrigada pela ajuda, Joacélio!
NiLins
Parágrafo 2 – “Desse modo, isso gera a exclusão social desse indivíduo e há chances elevadas deste estudante evadir-se da escola.”
Talvez “isso” deixe a frase um pocuo vaga, “Desse modo, o fator mencionado gera a exclusão social desse indivíduo contribuindo com sua evasão escolar” – Acredito que dá uma idéia melhor de causa e consequência.
Redação muito bem escrita.
ericatonon123
Muito obrigada pela sua colaboração!