Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

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O renomado compositor alemão de música clássica, Ludwig Van Beethoven (1770-1827), perdeu a audição no decorrer de sua carreira, entretanto, esse empecilho não o impediu de compor a obra “Nona Sinfonia”. Diante deste fato, é evidente a imprópria desvalorização da capacidade intelectual do deficiente auditivo. Assim, para atar o preconceito, é indispensável ser incluída a disciplina de Libras e o acesso devido obrigatório aos estudantes com tal deficiência nas escolas.

Nesse contexto, o aprendizado de Libras é fundamental em escolas e instituições educacionais. De acordo com Elisa Gonçalves, estudante da Universidade Luterana Brasileira (ULBRA), “a língua de sinais fornece para as crianças surdas as condições mais necessárias à expansão das relações interpessoais”. Todavia, a soma de uma matéria de Libras não é praticada por falta de investimentos no âmbito educacional. Portanto, com a carência de apoio e capital, a relação entre as pessoas nos locais de estudos tornando-se impossibilitada.

Em suma, é inegável a necessidade de acesso dos deficientes auditivos ao ambiente escolar. Diante deste fato, Meire Cavalcante, escritora do site “Inclusão Já”, alega que “a educação inclusiva parte do princípio de que a escola comum é o lugar de todos por direito”. Entretanto, com o controle governamental sobre a execução dos direitos do cidadão, o acesso raramente é admitido.

Dessa forma, o Governo Federal e o Ministério da Educação necessitam, portanto, continuar contribuindo para o acesso aos estudantes surdos, colaborando com o ato de exercer os direitos de deficientes auditivos nas escolas, a fim de aumentar o número de surdos nestes ambientes, e tornando obrigatório o conteúdo de Libras nas escolas, assim, garantindo uma melhor qualidade na relação entre as pessoas. Desse modo, com todo o apoio preciso, as pessoas surdas serão menos desvalorizadas nas escolas e instituições educacionais.

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3 Correções

  1. Vou corrigir baseado no modelo enem, não sou profissional mas espero ajudar nos seus estudos.

    O início da sua introdução é bom, mas aconselho que apresente uma tese nela e não já a solução que deve estar na proposta de intervenção.
    A tese seria basicamente algum fator, geralmente 2 para serem trabalhados no D1 E D2, que geram o problema, no caso a desvalorização da capacidade dos surdos que acaba por prejudicar sua formação educacional.
    Devido essa falha na introdução seu texto ficou meio confuso por que apresenta uma proposta de intervenção como argumento. Seria melhor que se perguntasse, se acredita que a disciplina de Libras deveria ser incluída para melhorar a formação educacional dos surdos por que isso ainda não foi oferecido a população? Um argumento que cairia bem nesse texto é a negligência governamental, pois o governo deve oferecer direitos básicos como saúde e educação a todos, mas está falhando ao se notar a dificuldade dos surdos no meio educacional. Qual outro fator agrava essa situação? O preconceito social poderia ser também uma opção.

    Sua conclusão não apresenta meio para realizar o aumento dos surdos no ambiente escolar, o que o Governo e o Ministério da Educação devem fazer? Qual a proposta, criar leis? Realizar campanhas?
    Poderia usar o que colocou na introdução, a inserção da discplina de Libras no currículo.
    Faltando o modo também faltou o detalhamento da proposta.
    Sugiro que dê uma olhada na estrutura do modelo dissertativo- argumentativo e continue treinando. Parabéns pelo texto!

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  2. olá,
    introdução: Achei uma introdução bem desenvolvida, porém, um pouco incompleta. Acredito que se você abordasse brevemente o argumento 1 e 2, que estará nos desenvolvimentos, ficaria mais completo.
    Desenvolvimento 1: Achei completo.
    Desenvolvimento 2: Acredito que faltou um desenvolvimento mais profundo do seu argumento.
    Conclusão: Uma boa conclusão, expondo todos os elementos de agente, ação, detalhamento e finalidade.
    Espero ter ajudado, que você continue escrevendo e conquiste sua vaga na universidade, abraços !!

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  3. Introdução: muito bem produzida, mas vc deveria desenvolver um pouco mais, sabe?
    Desenvolvimento 1: bem produzida
    Desenvolvimento 2: bem produzida, porém faltou mais do seu argumento.
    Conclusão; bem pensada, mas eu não consegui encontrar o “modo” ou “meio” de como o agente realizaria o que vc disse.
    sua red. está bem feita, mas acho que vc deveria ter um olhar mais profundo em relação ao tema.
    Espero ter ajudado e lembrando que sou apenas um vestibulando em construção também. Bons estudos.

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