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DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE SURDOS NO BRASIL

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A constituição vigente em nosso país assegura o direito da educação de qualidade para todos os cidadãos. Porém, apesar da primeira escola para surdos ter sido fundada no século XVIII, muitos deficientes auditivos ainda enfrentam problemas de acesso educacional. Isso é ocasionado pela falta de incentivo social, aliada à ausência de escolas que disponham recursos direcionados a essas pessoas.

Em primeiro lugar, entende-se que a falta de incentivo social e a inclusão de Libras na grade curricular na educação básica formenta a persistência do desafios para a formação de surdos. Nessa perspectiva, existem poucas escolas que possuem recursos que possibilitem a integração do grupo de surdos. Com efeito, segundo a “menoridade intelectual”, ideologia proposta por Kant, percebe-se que há uma característica intríseca ligada aos indivíduos, isto é, a ausência de autonomia sobre seus intelectos , o que resulta em uma dificuldade de enxergar e combater os entraves presentes na sociedade.

Outrossim, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Texeira (INEP) , o número de matrículas de estudantes surdos nas escolas despencou nos últimos cinco anos. Esses dados mostram a desilusão de milhares de famílias com relação à educação inclusiva no país. Para John Lock, a sociedade constitui o Estado com o intuito de garantir seus direitos, dentre eles a vida, a liberdade e a propriedade. Sob essa ótica, entende-se que o papel desse órgão é de extrema importância para o bem estar da população.

Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. O poder executivo por meio do Ministério da Educação (MEC) deve incluir como disciplina obrigatória o ensino de Libras no Plano Nacional de Educação. Isso faria que os sujeitos aprendessem o idioma desde o ensino infantil, juntamente com a língua portuguesa, o que quebraria as barreiras comunicativas existente hoje. Porém, cabe ao Congresso Nacional aprovar a lei que obriguem as escolas de possuírem em seus quadros, docentes e funcionários fluentes em Libras. Assim os desafios para a formação educacional de surdos não será mais um problema no Brasil.

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4 Correções

  1. Ouve alguns erros ortográficos o que já tiraria muitos pontos seus (ENEM) na competência 1, e também faltaram conectivos e repertório sociocultural. Todavia, o erro mais “gritante” que você cometeu no seu texto foi deixar passar esses erros de português e até mesmo do uso da vírgula, mas de resto você tem uma boa argumentação.

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  2. Seu texto tem alguns erros de coerência e ortográficos como: formenta, intríseca, Texeira e Lock. esse é a única competência que você deve dar uma atenção maior

    Você também poderia separar sua tese dos argumentos através de um conectivo, por exemplo, “Assim, sendo ocasionado pela falta de incentivo social, aliada à ausência de escolas que disponham recursos direcionados a essas pessoas.”

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  3. Você poderia separar sua tese dos argumentos através de um conectivo, por exemplo, “Assim, sendo ocasionado pela falta de incentivo social, aliada à ausência de escolas que disponham recursos direcionados a essas pessoas.”

    Você também pode terminar seus argumentos com conclusões de tópicos frasais, como, “Logo, enquanto a tese, o tema continuara a infligir o Brasil.”

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  4. Apesar de haver algumas palavras erradas como: formenta, intríseca, Texeira e Lock. Percebo que o tema proposto esta de certa forma está relacionado com as competências , você relacionou a diversas áreas do conhecimento de fato. soube também comparar ao assunto proposto nas duas tese. O que no meu pensar você precisa melhorar é a escrita (competência 1).

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