Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

  • 1

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu 6° artigo, a educação como direito de todos que deve ser assegurado pelo poder público. No entanto, na realidade a prática não vigora como determinado teoricamente, visto que atualmente no Brasil há precariedade na educação escolar de pessoas deficientes, surdos especificamente. Nesse contexto, percebe-se a conformação de um grave problema gerado tanto pelo preconceito existente tanto pela falta de subsídios governamentais.

Convém ressaltar, a princípio, que o preconceito é um dos desafios mantenedores da problemática. Consoante ao filósofo alemão Schopenhauer, os limites do campo de visão das pessoas determinam seu entendimento sobre o mundo. Por essa ótica, tem-se que a forma com os alunos deficientes são tratados na escola é determinado por conceitos pré-concebidos dos outros estudantes, o que pode gerar exclusão, casos de bullying e evasão escolar. Logo, é possível conceber que é substancial a mudança desse quadro lamentável.

Além disso, ressalte-se que a baixa quantidade de subsídios oferecidos pelo governo também se configura como entrave no que tange o problema. Segundos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), desde 2012 registra-se redução na oferta de matrícula de deficientes auditivos não só em escolas comuns, mas também em escolas voltadas para atendê-los.  Tal fato pode ter diversas causas, incluindo professores com didática pouco adaptada ao uso de libras e a falta de estrutura pedagógica escolar para oferecer educação inclusiva, sendo esses impasses causados pela insuficiência de verba pública, uma vez que o governo deve oferecer solução para os mesmos. Nota-se, portanto, tamanha necessidade de reversão da situação.

Torna-se evidente, dessa maneira, que os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil apresentam caminhos que precisam ser percorridos. Para que isso é necessário que o Governo Federal aliado ao Ministério da Educação atuem criando propagandas televisivas de cunho informativo buscando trazer informações tanto aos estudantes como aos professores acerca da importância de se obter uma educação inclusiva. Ainda, é importante que maior verba pública deve ser destinada à formação de docentes qualificados no uso da Língua Brasileira de Sinais. Dessa forma, espera-se garantir o cumprimento da constituição e dissolver o preconceito enraizado na sociedade.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oii, tudo bem? sou mais uma estudante querendo ajudar…

    Vamos la!!

    Introdução: Gostei, deixou bem clara qual é a sua tese.

    Desenvolvimento: Ficou muito bem desenvolvido, e voce utilizou ótimos argumentos. a alusao que voce fez ao filosofo Schopenhauer foi bem colocada.

    Conclusão: Apresentou uma ótima proposta de intervenção

    • 1
  2. Olá, meu caro.
    Darei minha opinião com base em meu conhecimento como iniciante.

    Introdução: Achei bem escrita, no qual você faz uma alusão logo de início e aborda a sua tese sobre os desafios que afetam a formação educacional de surdos.

    Desenvolvimento: Ficou claríssimo, de acordo coma introdução você expressou bem suas ideias a respeito das problemáticas com o uso de pesquisas e citação de um filósofo para enriquecer e dar credibilidade a seu argumento.

    Conclusão: Na conclusão você também se saiu bem. Porém, acredito que você possa pensar mais idéias no tanto mais inovadoras para chamar mais a atenção do leitor e corretor de sua redação.

    • 1
  3. Olá Bruna!

    Gostei muito da sua redação, você utilizou argumentos com bases ótimas, então parabéns pela argumentação; a introdução foi clara e a objetiva, porém eu colocaria outra opção de melhora a esse problema como a ajuda e inclusão dos outros alunos com os deficientes auditivos, por fim eu realmente adorei sua redação!

    Referente aos erros ortográficos e gramaticais, segue abaixo:
    1° “na realidade” é uma expressão prolixa por conta disso você poderia removê-la ou simplificar.
    2° “bullying” é um termo estrangeiro por conta disso é necessário estar entre aspas.
    3° “visto que” e “é necessário que” são expressões prolixas como expliquei ali em cima
    4° “Brasileira” os gentílicos e línguas são escritos em minúsculas.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.