Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

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São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas da mesma importância. Porém, a questão dos desafios para a formação educacional de surdos contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, esse grupo é vítima de discriminação constante. Nesse contexto, torna-se evidente como causas a falta de investimentos, bem como a lacuna de representatividade.

Convém ressaltar, a princípio, que a ausência de investimentos é um fator determinante para a persistência do problema. Sabe-se que a base de uma sociedade capitalista é o capital, como explicam filósofos como Marx. Nesse sentido, para serem resolvidos problemas dentro do contexto capitalista, faz-se necessário investimento financeiro. No entanto, há uma lacuna de investimentos na questão das barreiras para a formação escolas de pessoas com deficiência auditiva, que tem sido negligenciada, o que torna sua solução mais difícil de ser alcançada.

Ademais, a lacuna de representatividade apresenta-se como outro fator que influência na dificuldade de efetivação dos obstáculos para a formação educacional de deficientes auditivos. Para Rupi Kaur, “A representatividade é vital”. A poetiza ilustra sua tese fazendo alusão à uma borboleta que tenta ser mariposa por estar rodeada delas. Fora da poesia, verifica-se que tal temática é fortemente impactada pela falta de representatividade presente no problema, que não está sendo fortemente encarnada pelas autoridades, sejam governamentais, sejam midiáticas. Dessa forma, o tema não recebe a atenção devida, o que acaba por dificultar a atuação sobre ele.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Dessa forma, o Ministério Público, em parceria com o Tribunal de Contas da União, deve fiscalizar o destino dos investimentos brasileiros, a fim de remanejá-los a áreas que mais necessitam. Para que tal destinação seja coerente com a realidade brasileira, estes órgãos podem criar consultas públicas, nas quais a população interaja e aponte questões como os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência auditiva para a formação educacional. Paralelamente, é preciso intervir sobre a falta de representatividade presente no problema. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor.

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1 Correção

  1. Na introdução sua tese está bem definida, usou uma citação direta como repertório, muito bom.
    Desenvolvimento 1 coerente com a tese 1. usou Marx para validar a sociedade capitalista, mas senti falta do motivo pelo qual deveria ser investido, você poderia dizer para gerar equidade, poderia até citar a constituição para ressaltar a área de conhecimento.
    Desenvolvimento 2 coerente com tese 2, mas achei que o problema da falta de representatividade não está relacionado fortemente à educação dos surdos, posso estar errada… me perdoe. Área de conhecimento cultural, usou novamente uma citação direta.
    Conectivos bem colocados, texto coeso e coerente.
    Uma observação: você usou muito a frase formação educacional dos surdos, tente colocar sinônimos.
    Na conclusão tente seguir o modelo: retomada de tese, agente, ação, meio e finalidade. Não esqueça de detalhar ou o agente ou a ação.
    Achei sua intervenção 1 boa, tem todos os tópicos, mas a intervenção 2 está mais incompleta.

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