Promulgada pela ONU em 1948 , a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. Conquanto , a formação educacional de surdos no Brasil impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva , esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente , ocupando a nona posição na economia mundial , seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo , a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na formação educacional dos surdos. Segundo o dado divulgado pelo IBGE , cerca de 5% da população é surda. Diante do exposto , é possível analisar que essa parte da população não tem um bom investimento.
Ademais , é imperativo ressaltar que o mal investimento do Governo é um dos principais impulsionadores da má formação educacional de surdos. De acordo com o IBGE , atualmente há cerca de 130 surdos no Brasil formados em nível superior entre graduação , mestrado e doutorado. Diante de tal contexto , percebe-se que poucos surdos alcançam o tão sonhado diploma.
Interfere-se , portanto , que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de uma nação melhor. Dessa maneira , urge que o Governo Federal invista em escolas que adaptem para deficientes auditivos , com profissionais especializados em Libras , para que os surdos tenham uma educação mais fértil. Dessa forma , o Brasil poderia superar os desafios para a formação educacional de surdos.
Jffgg
Excelente redação
Sua introdução está muito boa, mas faltou uma tese e um contexto melhor com o tema.
Seus desenvolvimentos também, sentir falta de ser mais crítico nos desfechos finais e explicar mais detalhes….
Intervenção incompleta faltou o meio
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C1 = 160
C2 = 160 (trouxe, mas faltou argumenta em cima)
C3 = 160
C4 = 200
C5 = 160
italosamuel23
Olá! Tudo bem?
Eu gostei da redação, mas na sua introdução faltou a tese…
Isso (a tese) ajuda a estabelecer uma relação de coesão, integridade, unidade ao texto.
“Diante do exposto , é possível analisar que essa parte da população não tem um bom investimento.”
Você não citou qual investimento é esse.
“Diante de tal contexto , percebe-se que poucos surdos alcançam o tão sonhado diploma.
belaagms
Oii, espero te ajudar💕
Gramática / Ortog
• Vírgulas não são se paradas da palavra anterior. Você escreve: Conquanto ,xxxx
Forma correta: Conquanto, xxxx.
• Introdução, Linha 6, “Universal na prática” é uma locução e precisa estar separada por vírgula, além de ser preferível utilizá-la apenas no começo de frases.
• Linha 1 do D2, na palavra “mal” você confundiu advérbio com adjetivo.
Mal é advérbio, Mau que é adjetivo.
Geral
No começo do D1 você generaliza a educação no Brasil e confunde um pouco com o ponto que é a educação de surdos.
No mais achei que seu texto foi muito bem construído, senti falta de um repertório cultural mais amplo, entretanto, foi bastante crítico. Alguns termos, especialmente entre a introdução e o D1, deixaram seu texto um pouco mais enrolado do que deveria, já que estamos falando de uma construção que precisa ser objetiva e direta. Você mandou bem, parabéns 💕
Ccsierra
Bom dia, ruicherlei !!
Espero ajudar, essa é a primeira vez que avalio, então vou fazer meu melhor.
Introdução: A utilização da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, foi utilizada de maneira correta, no entanto ficaria melhor se a Declaração universal estive-se intercalada por virgulas.
Reescrevendo: Promulgada pela ONU em 1948 , a Declaração Universal dos Direitos Humanos, garante a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social.
Durante o segundo período da introdução, não consegui identificar sua tese e quando identifiquei percebi um certo senso comum, “todos tem o direito a educação, os surdos também”, faltou deixar claro quais são os desafios que formam essa estrutura, esse período se encaixaria melhor no desenvolvimento. O terceiro período não foi bem colocado na introdução, faltando mais individualidade opinativa, entrando novamente no senso comum.
Gramaticalmente não encontrei muitos erros significativos, mas em uma redação modelo ENEM (ou outros vestibulares) o número de linhas está equivocado, sendo a conclusão maior que o segundo paragrafo do desenvolvimento.
Desenvolvimento (1 paragrafo)
O senhor início por “A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país.” alguns podem ver como algo generalista e até de senso comum, no entanto eu achei muito bem empregado no sentido, o problema é que como não deixou claro a tese fica difícil de contextualizar em como será esse paragrafo.
O termo “Hodiernamente”, é uma boa palavra para usar como sinônimo de atualmente, porém caso o professor que avalie não entenda, temos um problema, lembre-se de sempre ser claro, caso não queira usar “atualmente”, procure um sinônimo mais rápido de ser entendido, porém caso o professor entenda talvez ele releve.
Continuando nesse mesmo período, o maior problema dessa redação é a falta de tese.
Quando utilizou os dados do IBGE para demonstrar que o Brasil é a nona maior economia do mundo a senhora fez um paralelo de que isso deveria favorecer o nosso desenvolvimento educacional, no entanto o PIB per Capita do Brasil não é proporcional
ao número da população, deveríamos estar entre os cinco primeiros para dai ter uma maior paridade. Outro problema é a fulga do tema, infelizmente a maior parte desse paragrafo tem muito mais sobre o problema da falta de investimentos na educação do que um desafio que impedi um surdo de progredir nos seus anos de estudo, fiquei com a impressão que a redação estava voltada para educação exclusivamente e que o deficiente era apenas um elemento, quase um exemplo. O dado sobre um tema é valioso, porém a senhorita o utilizou de maneira errada, no meu ponto de vista ele está
jogado nesse paragrafo sem nenhuma função. Tendo em vista isso ele seria muito melhor usado no próximo paragrafo.
Essa frase: Diante do exposto, é possível analisar que essa parte da população não tem um bom investimento.
Falta uma certa coerência, pois fica claro que o problema é falta de investimento na educação, mas esse termo é mais amplo, já que são todos os alunos, falando isoladamente dos alunos com surdez como se eles precisassem de investimento, além de não logico pelo que foi escrito, visando eles como um elemento secundário, formando uma ambiguidade em que esta falando de investimento de capital ou investimento de incentivos físicos.
Desenvolvimento (2 paragrafo)
Esse termo – Ademais, é imperativo ressaltar que o mal investimento do Governo é um dos principais impulsionadores da má formação educacional de surdos.
Infelizmente ainda está falando sobre o que falou no primeiro paragrafo, mas a falta da tese realmente é o problema, pois fica sem uma sistematização de ideias.
No segundo período utiliza mais um dado, porém esse tem coerência com o terceiro período.
Conclusão
Logo no início, tem um problema, pois o “portanto” da uma ideia de finalidade só por estar ali, porém ele deveria ser usado no início do segundo período.
Reescrevendo: Interfere-se que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de uma nação melhor.
O agente que a senhora escolheu foi o governo federal, poderia ter sido mais específica, colocando por exemplo o MEC como o braço do Estado que irá atuar intensamente.
Ações: …invista em escolas que adaptem para deficientes auditivos – Muito bem colocado.
Ações: … com profissionais especializados em Libras , para que os surdos tenham uma educação mais fértil. – Muito bem colocado.
Objetivos: Dessa forma , o Brasil poderia superar os desafios para a formação educacional de surdos. – Muito simples, seja mais denotativo, pense em como isso vai ajudá-los em médio e longo prazo.
Gramática: pontuação, atenção no número de vírgulas e na coesão equivocada que o uso solto do portanto formou, no início da conclusão.
Resumão
Coesão: Foi muito bem, alguns erros eu pude encontrar com maior facilidade nos dois últimos parágrafos, provavelmente advindo da pressa.
Coerência: falta da tese clara, falta de tópicos frasais (o que será dito no desenvolvimento), ambiguidade e falta de inferências (operação intelectual por meio da qual se afirma a verdade de uma proposição em decorrência de sua ligação com outras já reconhecidas como verdadeiras). Porém tem uma grande gama de Conhecimento de Mundo e Informação, por favor utilize esse poder com sabedoria.
ENEM
Competência I: Mantenho a opinião sobre a coesão. Avaliação: Mediana;
Competência II: Mantenho a opinião sobre a coerência. Avaliação: Precário;
Competência III: Mantenho a opinião sobre a coerência. Avaliação: Precário;
Competência IV: Mantenho a opinião sobre a coerência. Avaliação: Precário;
Competência V: Mantenho a opinião sobre a coerência, essa parte a senhora foi muito bem. Avaliação: Mediano.
Muito obrigado, espero ter ajuda.