Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.

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De acordo com o filósofo Immanuel Kant:”O homem não é nada além do que a educação faz dele”.Contudo,ainda que a educação seja necessária e um direito que compete a todos-como previsto pela Constituição Federal de 1988-,encontra-se longe de ser uma realidade à comunidade surda.Nesse viés,cabe-se destacar dois fatores que representam desafios para a formação educacional de surdos:a exclusão dessa minoria e a precarieadade no que diz respeito ao ensino da LIBRAS(Língua Brasileira de Sinais). À vista disso,medidas para que esse quadro seja mudado são necessárias.
Ademais,a escola exerce papel importante na formação cultural e social do indivíduo.O ambiente escolar,em tese,tem como função promover o bom convívio entre os que a frequentam,sendo,assim,um dos principais meios de interação de um cidadão desde sua pequenês.Entretanto,com o decorrer das décadas,vê-se notório aumento nos índices da desigualdade sociocultural que,por sua vez,afeta o setor educacional,por meio da exclusão de um determinado aluno(ou mais de um)por razões diversas,e,dentre elas,a defiência auditiva.Destarte,nota-se que tal ação traz consequências negativas ao desenvolvimento do ser humano,assim como pode ser observado no livro de Raquel Palacio:”O extraordinário”,livro no qual o protagonista,por possuir uma deformidade facial,é constatemente julgado pelos que o rodeiam.Posto isso,constata-se a necessidade de conscientização sobre como inserir a comunidade surda na sociedade.
Por conseguinte,percebe-se também a desídia pelo ensino da LIBRAS. Outrossim,embora a Língua Brasileira de Sinais seja a segunda língua oficial do Brasil,a debilidade no ensinamento da mesma inviabliza a inserção do surdo não só no quesito escol,mas também no mercado de trabalho,uma vez que esta é de suma importância para a comunicação entre surdos e ouvintes.Não obstante,a ausência de intérpretes da língua de sinais nas salas de aula contribui para o agravamento desse quadro.Logo,à LIBRAS deve ser dada a devida atenção,já que,como dito pelo filósofo Paulo Freire:”Se a educação sozinha não muda a sociedade,sem ela,tampouco,a sociedade muda”.
Diante do quadro apresentado,portanto,providências necessitam ser tomadas.Por isso,é imperativo que o Ministério da Cidadania promova campanhas e palestras sobre a valia da inclusão da parcela surda na sociedade,juntamente ao Ministério da Educação,por meio da implementação da LIBRAS como matéria obrigatória na matriz acadêmica escolar,com a finalidade de proporcionar igualdade acerca do direito à educação,visando a integração do surdo nesta efera.Deste modo,as barreiras no processo educacional dessa minoria serão destrinchadas.

se possível,avaliem de acordo com as competências do ENEM 💞
obrigada e bom dia a todos!

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7 Correções

  1. oii gostei bastante da sua redação e queria te parabenizar por ela, vc tem muito talento.. creio q seu esforço o levará longe.

    sinceramente não encontrei defeitos, não sei nem oq argumentar kkkkkkkkkkkk
    meus mais sinceros PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    e agora oq eu falo kkkkkkkkkk nao tem oq problematizar

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  2. Acho que foi um erro na formatação que não conseguir perceber os parágrafos, ao mais achei a redação bem contextualizada entendi a mensagem que queria passar. Na Conclusão pra mim não ficou tão claro o agente meio e ação, acho q poderia ter detalhado melhor. Ao mais, parabéns pelo seu texto muito bem elaborado

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  3. Olá, parabéns, sua redação está muito boa, apresenta alguns erros, porém, nada difícil de se resolver. Por exemplo: Em cabe-se, bastaria a palavra cabe. No mais, tudo certo, continue assim! Abraço.

    (*'”*””*”””*””””*””””*””””*””””*””””*””””*””””*””””*””””*””””*””””*””””*”””*”””*””””*”””*”””*”””)

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  4. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.

    Houve alguns erros gramaticais no texto, principalmente o uso de vírgulas. Dessa forma, nessa competência a nota atribuída será 120.
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    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

    Durante o primeiro parágrafo senti uma dificuldade em articular as ideias e fazer o uso do repertório sociocultural, visto que os repertórios aparecem apenas no D2 com a alusão ao livro e ao educador Paulo Freire, entretanto o repertório do livro não teve sua pertinência garantida, ou seja, não entendi o que você quis dizer trazendo ele como exemplo, pois faltou articular suas ideias, assim como na frase do patrono da educação. Contudo, o repertório da introdução foi pertinente. Dessa maneira a nota atribuída nessa competência será 80.

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    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    Bem, como havia dito, faltou articular suas ideias, faltou você conversar com seu texto. Procure usar melhor as conjunções ao seu favor e organizar melhor o seu ponto de vista. Sempre que for fazer uma redação imagine-se escrevendo para alguém totalmente leigo, sem conhecimento algum do que você abordará. Desse modo, você terá que explicar tudo o que você diz de uma forma rápida e básica para que o leitor entenda. Assim sendo, a nota atribuída a essa competência será 120.

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    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

    Entendi o que você quis dizer, mas sua linguagem não ficou clara. Tente ser mais objetiva, leia outras redações, explore a coletânea e use dos seus repertório. Nessa competência sua nota será 160.

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

    Apesar de alguns erros gramaticais sua conclusão ficou boa. Contudo, como uma professora minha disse uma vez, não há um texto tão bom que não possa ser melhorado. Lembre-se disso, existem cinco exigências que sua conclusão deve atender:
    Agente
    Ação
    Meio
    Finalidade
    Detalhamento
    Sua conclusão não atendeu a todos os critérios, dessa forma, sua nota será 180.

    Total:660

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  5. olá!
    gostei muito de suas ideias, percebi alguns erros de gramática (que não são recorrentes) mas necessitam ser pontuados. Por exemplo, no trecho do segundo parágrafo “.. não só no quesito escola mas também no mercado de trabalho” depois de escola você deveria ter colocado uma vírgula, pois está apresentando uma oposição a ideia anterior. Além disso, alguns erros como “consientização”, que deveria ser “conscientização”.
    gostei da sua tese, bem explícita.
    .
    .
    C1 – 120
    C2 – 180
    C3 – 180
    C4 – 180 ( haja vista que você utilizou 2 mecanismos interparágrafos e 1 intraparágrafo em cada parágrafo, assim como exige o ENEM)
    C5 – 180
    NOTA: 840

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  6. Olá, tua redação vem bem contextualizada e, de fato, tive uma leitura agradável. Você mostra que sabe o que está dizendo, o que está expondo e desenvolvendo, mas é preciso organizar as ideias perante o tema, porém tirando isso, parabéns!
    Vamos dar visto por competência

    Notas por competência:
    C1:160
    C2:180
    C3:180
    C4:160
    C5:160
    Nota: 840
    Bons estudos!

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  7. eu fiz os paráfros mas,por algum motivo,eles foram excluídos quando eu mandei o texto para a comunidade. obrigada……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

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