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Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.

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Na antiga Esparta, era comum o assassinato de crianças com deficiência, pois, eram consideradas invalidas para guerrear, ou mesmo para viver em sociedade. Entretanto, no Brasil atual pessoas com irregularidades auditivas ainda encontram impasses quanto a sua situação acadêmica e oportunidade profissional.

De início, ementa-se que, a Constituição Brasileira de 1988 promulga à todos, o direito à educação, inclusive para pessoas com deficiência. Contudo, infelizmente, os surdos encontram cada vez mais barreiras quanto a sua formação acadêmica. Uma vez que, as escolas não possuem estruturas suficientes, como a aprendizagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais) torna-se dificultoso o ensino para essas pessoas.

Ademais, a falta de adequada grade curricular, gera ainda mais desemprego para surdos, que são vistos como incapazes de realizar as tarefas necessárias, em uma visão preconceituosa relacionada a essa deficiência. Logo, Albert Einstein dizia “É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” e diante disso, vê-se que a frase ilustra facilmente os dias atuais.

Portanto, é notório os desafios quanto a formação e profissionalização de surdo no Brasil. Sendo assim, cabe ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) responsável pelo ensino de qualidade nas escolas, por meio de um projeto de lei entregue à câmara dos deputados, promover a obrigatoriedade do ensino de Libras – segundo língua oficial do país –  em todas as escolas e universidades, afim de desintegrar o preconceito e incluir surdos tanto em colégios, quanto em empresas.

 

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2 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Vamos por parte…

    * Introdução: muito bem iniciada, com uma ótima analogia e sua tese esta muito clara e organizada. Parabéns!

    CUIDADO: com a utilização desnecessária da vírgula em algumas partes e a falta dela em outras >> ” com deficiência ( , ) pois ( , ) eram consideradas…” << vírgulas desnecessárias, porque você deveria somente ter substituído ''pois'' para ''por serem''.

    – invalidas para guerrear, ou mesmo ( * ) para viver em sociedade. '' << Aqui, entraria outra vírgula.
    Exemplo: '' Na antiga Esparta, era comum o assassinato de crianças com deficiência por serem consideradas inválidas para guerrear, ou mesmo, para viver em sociedade. Entretanto, no Brasil atual ( , ) <> pessoas com irregularidades auditivas ainda encontram impasses quanto a sua situação acadêmica e oportunidade profissional.

    – Invalidas >> inválidas.

    * Primeiro parágrafo : esta muito bom, com conectivos iniciais, aplicação de repertório, o tópico frasal esta correto e o parágrafo apresenta um bom desenvolvimento.

    – CUIDADO: nas últimas linhas do parágrafo, parece que faltou alguma palavra ou complemento, acredito que seja uma vírgula, porque ficou confuso de se ler. >> Uma vez que, as escolas não possuem estruturas suficientes, como a aprendizagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais) <> torna-se dificultoso o ensino para essas pessoas.

    * Segundo parágrafo: bom conectivo inicial, repertório filosófico e um bom desenvolvimento. Mas, na minha opinião, você poderia abusar mais dos argumentos, e explicar melhor o motivo de serem vistos como incapazes na época de hoje. Na época antiga, você explicou certinho, que era por causa da guerra, mas e hoje? porque hoje eles ainda são vistos como incapazes? Acredito que valorizaria mais os seus repertórios e demonstraria mais firmeza em relação a sua tese.

    * Conclusão: Na minha opinião, o melhor parágrafo de sua redação. Bom conectivo inicial, uma proposta coerente, com o agente, ação, meio e finalidade. Faltou apenas detalhar melhor para que ela ficasse perfeita.

    – afim >> a fim ( com o propósito de finalidade ele é separado ).

    – CONTUDO, meus parabéns, sua redação esta muito boa, super coerente, com tese, conectivos, argumentos, parágrafos organizados e padronizados, proposta de intervenção e poucos erros ortográficos. Continue assim que o sucesso será garantido.

    NOTA: 790.

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  2. □ INTRODUÇÃO:
    > Não há vírgula após o termo “pois”, apenas antes, pois tem um sentido explicativo, logo, a vírgula deverá ser usada apenas antes da conjunção.
    > Depois te “Brasil atual” há vírgula. ex: Brasil atual
    > Ausência de tese
    □ DESENVOLVIMENTO1:
    > Ausência de conectivo no terceiro período
    > Parágrafo sem marca de autoria. Procure usar os termos “infelizmente, lamentavelmente, inadmissível, imprescindível…”
    □ DESENVOLVIMENTO2:
    > Parágrafo mal articulado.
    > Parágrafo sem marca de autoria.
    > Citação sem contextualização.
    □ CONCLUSÃO:
    > Ok.

    >>>> nota <<<<
    680.
    comentário: é evidente que essa redação está com pouco embasamento e pouco crítica. recomendo você usar um projeto de texto mais organizado. estude sobre marca de autoria e veja vídeos de como fazer uma tese. :)

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