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Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

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No livro “Crônicas da Surdez”, Paula Pfeifer conta sua história e trajetória de vida convivendo com os problemas de surdez, além de depoimentos de outras pessoas de que os surdos, igualmente como pessoas comuns, podem levar uma vida feliz. A priori, no Brasil, não há ascensão de pessoas incomuns vistas com tanta visibilidade, tornando um desafio na linha tênue entre social e intelectual.

Convêm ressaltar, a princípio, a má formação dos professores pode refletir no ensino aos jovens surdos, ademais, pós sanção da Libras, em 2002, vêm sendo ainda, mal administradas nas escolas, na qual menos de 10% das escolas tenham ajudadores nas salas de aulas para atender a esses jovens. Tal fato se reflete na falta de ajuda econômica e estadual, assim como, há falta de instituições de apoio a esses jovens, como a Escola de Surdos, em 1857.

À proporção que não há oportunidades aos surdos, há de certa forma total exclusão e desrespeito, de papel governamental, pois, dificultar o acesso de educação e acessibilidade fere a lei nº 13.416, que relata claramente que os surdos devem ter total apoio intelectual e de recursos na sua formação na educação primária à média. Para Locke, filósofo e considerado pai do liberalismo, o “contrato social” é importante, neste caso, para que o governo implante leis e regras e mantenha ordem social, entretanto, o que acontece atualmente, é contraditório com a fala do filósofo.

Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que, as escolas promovam programas educacionais de inclusão e respeito aos jovens que sofram exclusão referente à deficiência. Além disso, é imprescindível que, o Ministério da Educação proponha boa estrutura nas escolas e ótima qualificação dos colaboradores e professores, na finalidade de oferecer aos surdos uma formação mais eficaz. Dessa forma, os surdos ainda em desenvolvimento escolar, possam alcançar máximo desenvolvimento intelectivo, social e atingir ápice no rendimento da aprendizagem.

 

OBS:. Se puderem corrigir/ajudar com as competências eu agradeceria!

Proposta de redação do ENEM 17.

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2 Correções

  1. Olá!
    1° parágrafo: ficou um pouco superficial esse parágrafo, senti falta de uma problematização mais forte e evidente sobre o tema, além do mais, faltou a explicitação da sua tese.
    2° parágrafo: ficou bom e bem escrito esse parágrafo. Eu só não entendi o trecho “Tal fato se reflete na falta de ajuda econômica e estadual”, não seria o contrário? a má administração do ensino de Libras nas escolas reflexo da falta de ajuda econômica e estadual?
    3° parágrafo: sua citação sobre Locke não teve muito sentido, você deveria ter contextualizado-a melhor.
    4° parágrafo: “as escolas promovam programas educacionais de inclusão e respeito aos jovens que sofram exclusão referente à deficiência.” Como as escolas irão promover tais programas? por meio de que? Com qual verba? É necessário que você seja o mais detalhista possível.
    Parabéns pelo esforço! Continue praticando sempre! ❤

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  2. HELLO. BOA NOITE !

    Olha, de inicio eu gostei da sua redação, está bem estruturada.
    *Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
    * Consegui identificar de forma imediata a sua tese.
    * Usou correto os conectivos.
    * Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
    *Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS.
    e dados. MUITO BOM.
    * CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa. PARABÉNS.

    SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
    # Competência I : 200
    # Competência II : 180
    # Competência III: 200
    #Competência IV: 180
    # Competência V: 180
    NOTA FINAL: 940

    CONTINUE ASSIM, MUITO SUCESSO :^)

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