“Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

  • 1

O livro “Extraordinário” de R.J Palácio, retrata a história de um garoto que defronta inúmeros desafios ao decorrer de sua vida acadêmica, tais como a exclusão e o bullying. No contexto social vigente, essa realidade não é muito distinta para os deficientes auditivos, haja vista que, passam por diversos obstáculos devido, principalmente, a falta de inclusão e o despreparo das instituições educacionais. Em suma, nota-se a extrema necessidade de desenvolver novas medidas para garantir uma educação de qualidade a essas pessoas, a fim de promover uma sociedade igualitária.

 

É imperativo que, de acordo com a Constituição Federal de 1988 a educação é definida como direito de todos, com a garantia do pleno desenvolvimento da pessoa, da cidadania, e a qualificação para o trabalho. No entanto, a lei não é bem estabelecida no país, pois em razão da existência do preconceito, muitas pessoas ainda acreditam que os deficientes não possuem a capacidade de efetuar determinados afazeres. Tendo em visto isso, a exclusão social cresce cada vez mais, de tal forma que esses deficientes não dispõem o espaço e os direitos merecidos, tanto no mercado de trabalho quanto nas escolas.

 

Ademais, a falta de preparo nos colégios é outro fator substancial que propicia o problema, dado que inúmeras instituições não possuem intérpretes nas salas, muito menos formação em libras para os professores. Como resultado, o país apresenta 61% dos deficientes não só sem o ensino fundamental completo, como também sem ter acesso a qualquer nível de instrução. Em síntese, certifica-se o quão desfavorecido são os deficientes, tais que não possuem ao menos uma educação de qualidade.

 

Diante dessa problemática, constata-se que,  novos parâmetros serão necessários para interromper a exclusão dos deficientes na sociedade. Para tanto, cabe ao MEC (Ministério da Educação) em parceria com as instituições educacionais, públicas e privadas, estimular a aprendizagem de todos, introduzindo a disciplina de libras no currículo escolar. Outrossim, compete ao governo, promover campanhas educativas difundidas por mídias televisivas, com o propósito de elucidar a importância da educação para surdos, e a relevância da intrusão dessas pessoas na sociedade. Dessa forma, será possível que se suprima o preconceito e, por fim, se estabeleça uma sociedade igualitária.

Se possível atribua uma nota de acordo com as exigências do ENEM. Obrigada!

Compartilhar

4 Correções

  1. olá, é uma boa redação, mas tenta prestar mais atenção na estrutura exigida na correção do ENEM. os erros gramaticais são poucos, você mesmo conseguiria corrigir ao dar algumas lidas no texto.
    obs.: tens ótimas referências!
    eu daria uma nota entre 720 a 860 (o maior problema foi com certeza a estrutura um pouco confusa, se não fosse isso a nota seria bem maior)

    • 1
  2. olá,
    *Eu percebi que tu inverteu a ordem dos parágrafos. Os teus parágrafos tem que ser de acordo com a ordem dos argumentos da tua tese que tu coloca na introdução, logo, a falta de preparo das instituições deveria ter sido o teu primeiro desenvolvimento e a falta de inclusão o teu segundo desenvolvimento.
    * No teu segundo desenvolvimento tu constatou que “o país apresenta 61% das pessoas não só sem o ensino fundamental completo, como também sem ter acesso a qualquer nível de instrução.” Lendo uma vez, eu tive um pouco de dificuldade em discernir quem são essa ‘pessoas’, são as pessoas em geral ou os deficientes auditivos? Acredito que tu quis apresentar os números da população em geral, então, tenta dar mais concretude.
    * No teu primeiro desenvolvimento tu errou a vírgula: “É válido abordar, primeiramente, QUE de acordo com a Constituição Federal de 1988, …”
    o correto seria tu colocar a vírgula antes(Porque tu usou PRIMEIRAMENTE) e depois do ‘que’. Tu faz trechos muito grandes, por isso é mais fácil se confundir quando for colocar a vírgula, tenta fazer períodos menores, assim, tu vai errar menos a vírgula.
    *Ainda no primeiro desenvolvimento esse trecho aqui ficou meio abstrato ” MUITAS PESSOAS ainda acreditam que os deficientes não possuem a capacidade de REALIZAR DETERMINADAS COISAS.” Toma cuidado com a coloquialidade, tenta buscar sinônimos mais concretos.
    * Na tua conclusão = ”…exclusão dos deficientes na sociedade. Cabe ao MEC…” Falta coesão, eu te recomendo usar > …exclusão dos deficientes na sociedade. PARA TANTO, cabe ao MEC…
    NOTA:
    C.1- 160 (POUCOS DESVIOS GRAMATICAIS)
    C.2- 200
    C.3-160
    C.4-120(FALTOU ORGANIZAR MELHOR OS PARÁGRAFOS E SENTI FALTA DE RECURSOS COESIVOS )
    C.5-200
    FINAL: 840
    OBS: NÃO SOU CORRETORA DE REDAÇÃO, PROVAVELMENTE ERREI EM ALGUNS ASPECTOS, E, SE TU ACHA QUE ERREI EM ALGUMA COMPETÊNCIA, PEÇO DESCULPAS LOGO ADIANTADO.
    – FERNANDA

    • 1
    • Oi Maia, poderia corrigir minha redação modelo enem no meu perfil ?
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      Não consegui te enviar mensagem
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      Me dá uma avaliação
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      As competências são:
      Domínio da escrita formal da língua portuguesa
      É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
      2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
      Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
      3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
      O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.
      4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
      São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
      Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
      5. Respeito aos direitos humanos
      Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.

      • 0
  3. Olá, primeiramente te digo que não darei nota por competência por ser iniciante, mas comentarei a respeito com o conhecimento que adquirir.
    Sua introdução foi boa, fez uma alusão do tema com a história do livro e expôs sua tese perfeitamente.
    No desenvolvimento foi usado dados estatísticos, conhecimentos interdisciplinares, e claro, foi bastante coerente.
    A conclusão também foi bastante satisfatória.
    Além disso, devo lhe dizer que a mesma tem bom conhecimento da norma culta.
    Aí meu ver você com certeza ganhava de nota 880 a 960 no Enem.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.