Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

  • 0

A Magna Carta brasileira, de 1998, garante o direito à vida, à igualdade e à liberdade. Todavia, a prática deturpa a teoria, uma vez que no Brasil a comunidade surda é privada ou tende a enfrentar diversas barreiras para obter uma educação digna e adaptada as suas necessidades físicas. Este fator também gera um alto índice de analfabetismo entre pessoas desta comunidade. Diante disto, torna-se necessárias medidas por parte do estado e da sociedade.
Em primeiro plano, pode-se enfatizar que somente em 1857, a comunidade surda foi notada e obteve o acesso à educação no Brasil. Entretanto, ainda hoje a maioria das escolas brasileiras não estão aptas para lecionar aos seus alunos surdos de diferentes idades. A falta de intérpretes; materiais personalizados, representatividade e afins. Acabam causando desânimo nos estudantes, que na grande maioria acabam desistindo dos estudos. Essa caótica realidade rompe o artigo 6 da Constituição Federal, o qual afirma ser dever da União garantir educação para todos.
Concomitantemente, é de extrema importância salientar o impacto que a socidade também causa sobre essa população surda, que é tão discriminada e excluída, mesmo sendo uma comunidade tão vasta e que carrega consigo a segunda língua mais falada no Brasil. A falta de informação e interesse sobre tal assunto acaba gerando maior esquecimento deste grupo, que necessita de mais visibilidade e açoes para que tais obstáculos sejam superados.
Portanto, medidas devem ser tomadas para superar o impasse. Primeiramente, o Ministério da Educação deve suprir está falta de acesso à educação de surdos em escolas, tendo um diálogo com à população surda e agregando meios mais inclusivos conforme a necessidade da situação geral. É importante trazer mais local de fala para estás pessoas e conscientizar a socidade brasileira sobre tal situação, por meio de um projeto de lei a ser entregue à Câmara dos deputados. Espera-se, com essas medidas que os desafios para a formação educacional de surdos seja freada no Brasil.

Compartilhar

4 Correções

  1. Gostei da sua redação, porém contém alguns erros que fazem você perder ponto.
    Introdução:
    – “A Magna Carta brasileira, de 1998, garante o direito à vida, à igualdade e à liberdade.”. Garante esses direitos a quem? Ficaria mais claro se você colocasse que esta Carta garante esses direitos a todos cidadãos brasileiros.
    – “…uma vez que no Brasil a comunidade surda…”
    Correção:
    “…uma vez que, no Brasil, a comunidade surda…”
    – “Diante disto, torna-se necessárias medidas…”
    Correção:
    “Diante disto, tornam-se necessárias medidas”
    2º parágrafo:
    – “pode-se enfatizar que somente em 1857,”
    Correção:
    “pode-se enfatizar que somente em 1857” Retira-se a vírgula (,)
    – ” Entretanto, ainda hoje…”
    Correção:
    “Ainda hoje” tem que estar entre vírgulas (,)
    – “escolas brasileiras não estão aptas para lecionar…” Lecionar o que?
    – “A falta de intérpretes; materiais personalizados, representatividade e afins. Acabam causando desânimo nos estudantes,”. Frase errada gramaticamente pois você separa o sujeito ao verbo com um ponto (.)
    – “que na grande maioria acabam…”
    Correção:
    “que, na grande maioria, acabam…”
    3º parágrafo:
    – “que é tão discriminada e excluída,”. “Que” usado de maneira inadequada, pois se você está se referindo à população surda, deveria usar “a qual”.
    – “…a segunda língua mais falada no Brasil.” Acredito que a palavra língua seja informal se usada como objetivo de dizer linguagem ou idioma. Além disso, que “língua” é esta?
    – “sobre tal assunto”. Que assunto?
    – “…deste grupo, que necessita de mais visibilidade”. O correto seria usar “o qual” no lugar de “que”.
    – “e açoes para que tais obstáculos sejam superados”. O correto seria “ações.
    4º parágrafo:
    – ” deve suprir está falta de acesso à educação de surdos em escolas”. O correto seria “esta”.
    – “para estás pessoas…”. O correto seria “estas”.
    Você trás 2 propostas de intervenções que não foge muito do senso comum, sendo que a primeira faltou dizer por qual o MEIO será resolvida.
    Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 720.
    Competências analisadas:
    1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Nota: 140
    2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Nota: 160
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Nota: 120
    4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Nota: 160
    5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    Nota: 140

    • 1
  2. Oi, não sou excelente no assunto, mas sua redação ficou muito boa!
    Gostei da forma que você aborda o tema, achei que faltou em algumas partes do texto coerência, por exemplo em “É importante trazer mais local de fala para estás pessoas e conscientizar a sociedade brasileira…” talvez tenha ocorrido um erro na gramática em “estás” , e quando for fazer sua intervenção tente caprichar mais, e citar ainda mais detalhes, que possam definir a realização das propostas.

    • 1
  3. na introdução deixa mais evidenciada a tua tese com os dois tópicos frasais, assim tu deixas mais claro o que vai ser discutido nos desenvolvimentos
    nos desenvolvimentos, tenta ser mais crítico na tua argumentação, desse modo o texto fica com a tua marca registrada. Além disso, usa mais repertório sociocultural, como filósofos, sociólogos séries e filmes, coisas que vão além do conhecimento adquirido em sala de aula, e isso evidencia que tu tem conhecimento de mundo e sabe das coisas
    e na conclusão, é sobre os cincos tópicos, nela tem o agente, meio, finalidade, mas EU não consegui identificar o detalhamento nem o modo
    em suma é isso, lembrando que não sou corretor e nem tenho os conhecimentos da gramática como docente, mas espero ter ajudado de alguma forma

    • 1
  4. Olá, em relação a gramática eu não possuo o conhecimento para te avaliar, mas sua redação certamente estará acima dos 900, possui tudo o que é necessário nas competências 2,3,4 e na 5 eu apenas senti que ficou difícil o entendimento de “É importante trazer mais local de fala para estás pessoas e conscientizar a sociedade brasileira…” eu penso que você poderia adequar essa parte, no mais tudo perfeito ! Espero ter ajudado.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.