Desafios para a formação de surdos no Brasil

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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, assegura em seu artigo 6° o direito a educação à todo cidadão. Entretanto, essa lei não tem reverberado para os surdos no Brasil, visto que, eles enfrentam diversos desafios durante a sua formação. A falta de interpretes de língua brasileira de sinais(Libras) e o descaso do governo para com a implementação de aulas de libas nas escolas, reforça esses empecilhos.

As escolas brasileiras tem pouca estrutura para receber alunos deficientes auditivos, principalmente por conta da falta de interpretes de libras que são quem vai auxiliar esses alunos na escola. O número de alunos surdos vem diminuindo no Brasil, por conta da desmotivação, já que nas escolas não tem nem o básico para eles que são os interpretes que os ajudam a entender e se comunicar com seus professores e colegas.

” O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. A afirmação da filósofa francesa Simone de Beauvoir, pode ser facilmente relacionada com os desafios para a formação educacional dos surdos, tendo em vista que a nossa sociedade e o estado se habituaram à esse problema. Podemos concretizar isso pela despreocupação do governo na implementação de aulas de libras nas escolas, que ajudaria na inclusão e comunicação dos alunos surdos com os demais alunos da escola.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao ministério da educação em parceria com as escolas disponibilizar palestras que irão conscientizar os alunos sobre a importância da inclusão dos alunos surdos, e cursos que ensinem língua de sinais, para assim haver realmente a inclusão desses alunos. Além disso cabe ao estado contratar mais funcionários interpretes de libras para que os alunos surdos se sintam motivados e amparados.

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2 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Estou fazendo pequenas correções conforme leio. A visão geral, porém, é a de uma redação muito bem estruturada.

    Introdução:
    – em “assegura […] o direito a educação à todo cidadão”, o correto seria “assegura […] o direito à educação a todo cidadão”
    – em “visto que, eles enfrentam diversos desafios […]”, é aconselhável que se retire a vírgula após o “visto que”
    – não se faz necessário o uso da vírgula na última frase, antes de “reforça esses empecilhos.”
    Suas ideias ficaram claras e você linkou bem o repertório com o tema.

    Desenvolvimento 1:
    – nesse segundo parágrafo, eu reformularia as ideias desta forma: “primeiramente, cabe ressaltar que as escolas brasileiras têm pouca estrutura para receber alunos deficientes auditivos, principalmente por conta da falta de algo básico: interpretes de libras para auxiliá-los. [Insira um repertório que sustente esta tese, como um dado ou uma citação]. O fato de nas escolas não haver estes auxiliadores, tão necessários para que os deficientes auditivos entendam e se comuniquem, leva, muitas vezes, à evasão escolar. Desta forma, o problema se perpetua”.
    Não acrescentei nenhuma ideia ou informação além das tuas, apenas reformulei de forma que o parágrafo fique menos bagunçado e as ideias sejam achadas com maior facilidade.

    Desenvolvimento 2:
    – seria interessante tu remodelar na seguinte ordem: tópico frasal (resumo da sua tese, nesse caso a de que o governo tá despreocupado com a implementação de aulas de libras) > citação da Simone > fundamentação (relaciona a citação com o cenário brasileiro).
    Você tem todos esses elementos no seu parágrafo, só aconselho reformular, como fiz com o segundo.

    Conclusão:
    – vírgula entre “educação” e “disponibilizar” , assim: “Cabe ao ministério da educação, em parceria com as escolas, disponibilizar […]”
    – senti falta do “modo” na proposta de intervenção (o meio/modo pra que as palestras sejam disponibilizadas)
    Particularmente, acho mais proveitoso focar as energias em uma única proposta de intervenção bem detalhada. Além de mais certeiro, te poupa linhas valiosas na folha.

    Correções bem frescurentas mesmo, mas que dão muita diferença no resultado final. Espero ter ajudado. Boa sorte!!!

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  2. Olá Mayara,tudo bem?!!

    Li a sua redação e logo vi que a estrutura dela está ótima, está muito bem organizada, parabéns!

    Agora,indo para o seu texto em si eu pontuei algumas coisas que acredito que farão as suas redações ficarem ainda melhores.

    Vamos lá!

    1°:Preste atenção no uso da crase.
    Na tua introdução percebi que você colocou: “Direito a Educação à todo cidadão”,sendo que a crase ficaria antes de Educação.
    Lembre-se,a crase ela é usada antes de palavras que exigem o “a”.

    2°:Use mais conectivos, isso dá uma ideia de que suas ideias estão ligadas, dá uma amarração nelas e o teu texto fica mais organizado porque não vai parecer que as ideias estão avulsas.

    3°:Senti falta de algum repertório no teu desenvolvimento 1,seja um dado,livro, citação…

    4°:Sua conclusão está ótima.Você colocou os agentes,o que iam fazer,como,detalhou.

    Espero ter te ajudado!!

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