Desafios para a formação de surdos no Brasil

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A constituição de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro.        No entanto, tal prerrogativa não tem se concretizado com ênfase na pratica quando se fala dos surdos, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão essencial. Diante desta perspectiva, faz-se imperiosa a analise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o desfalque no acesso a educação dos surdos no Brasil. Nesse sentido, notamos que ocorre um preconceito e que muitas escolas nem oferecem estrutura para inclui-los  ao meio académico.  Essa conjuntura, segundo as ideias do filosofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação ao “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadões  desfrutem de direitos indispensáveis como a educação, o que infelizmente é  uma realidade no país.

Ademais é fundamental apontar que no artigo 58 o Ministério da Educação garante educação de qualidade aos portadores de necessidades especiai, o que não é eficaz já que ainda hoje no Brasil existe um deficit muito grande desse acesso a educação. Logo é inadmissivel que esse cenario continue a perdurar.Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstaculos.Para isso é necesario que o Estado, por intermedio de criação de escolas para surdos e inclusão nas escolas comuns, faça essas pessoas terem apoio e acessibilidade para terem uma formação digna, a fim de se estabelecerem em sociedade e no mercado de trabalho.

Assim, se consolidara uma sociedade mais justa e igualitaria, onde o Estado desempenha o “contrato social”, tal como afirma o filosofo John Locke

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2 Correções

  1. A constituição de 1988, { “Constituição” com letra maiúscula, cuidado} documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, tal prerrogativa não tem se concretizado com ênfase na pratica quando se fala dos surdos, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão essencial. Diante desta perspectiva, faz-se imperiosa a analise {faltou acento} dos fatores { quais fatores? voce precisa falar previamente} que favorecem esse quadro.

    ficou bom, mas poderia deixar a tese mais clara

    Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o desfalque no acesso a educação dos surdos no Brasil. Nesse sentido, notamos que ocorre um preconceito {fale mais sobre} e que muitas escolas nem oferecem estrutura para inclui-los {quem? voce nao citou nessa frase} ao meio académico. { o correto é o acento circunflexo} Essa conjuntura, segundo as ideias do filosofo {faltou acento} contratualista John Locke, configura-se como uma violação ao “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadões {cidadãos é o correto} desfrutem de direitos indispensáveis como a educação, o que infelizmente é uma realidade no país.

    pode melhorar na argumentação

    Ademais é fundamental apontar que no artigo 58 o Ministério da Educação garante educação de qualidade aos portadores de necessidades especiai, o que não é eficaz já que ainda hoje no Brasil existe um deficit muito grande desse acesso a educação. Logo é inadmissivel que esse cenario continue a perdurar.Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstaculos.Para isso é necesario que o Estado, por intermedio de criação de escolas para surdos e inclusão nas escolas comuns, {como?} faça essas pessoas terem apoio e acessibilidade para terem uma formação digna, a fim de se estabelecerem em sociedade e no mercado de trabalho. { faltou detalhamento}

    Assim, se consolidara uma sociedade mais justa e igualitaria, onde o Estado desempenha o “contrato social”, tal como afirma o filosofo John Locke

    ótima finalização.

    é importante dar atenção a escrita e deixar as ideias mais claras.

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  2. oi tudo bem?
    Vou fazer um comentário da sua redação como se ela fosse minha, ou seja, vou te falar coisas que eu faria se tivesse escrevendo sobre este tema. Primeiramente você deve se atentar a sua escrita vi algumas palavras escritas de forma errada seja por letra ou por acentuação, além é claro da pontuação o que tem peso muito grande na competência 1. Eu gostei dos seus repertórios socioculturais e acredito que com certeza seriam validados o que te daria pontos legais na competência 2. Te achei meio perdida em relação a organização do seu texto e principalmente na parte argumentativa tinha fatos mas acho que falta abranger mais e mastigar bastante pra ficar amplo e de fácil entendimento se não o texto fica apenas informativo cheio de informações que não foram explicadas e argumentadas . Na sua conclusão eu tive que reler algumas vezes para compreender,não sei se é regra mas acredito que fique mais organizado deixar um último parágrafo pra sua proposta interventiva os corretores do enem gastam poucos minutos com a nossa redação e simplificar para ele entender o que você deseja passar é essencial. Vejamos você responsabilizou o estado mas acredito que para o agente ter mais peso você poderia citar o Ministério da educação juntamente com o Ministério da saúde por que os deficientes auditivos podem se sentir acuados ou meio perdidos com a inserção em um ambiente no qual não estão acostumados, eu achei o meio e a finalidade, mas acredito que o modo como a proposta entraria em vigor ficou meio perdido sabe, é sempre interessante reparar o que já está feito porque o Brasil tem muitas falhas no quesito educação mas acredito que a proposta ficou muito vaga. Enfim, observe os pontos que citei e veja se concorda com eles espero ter te ajudado com meu humilde comentário e espero que consiga sua aprovação, beijo!

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