Durante a Santa Inquisição-no período da Contrarreforma-centenas de livros proibidos pela igreja foram queimados, com o objetivo de impedir que a população desenvolvesse uma visão crítica e contestasse os abusos praticados por essa instituição . De forma semelhante, o Brasil hodierno enfrenta inúmeros desafios para a formação de leitores proeficientes, capazes de entender e mesmo de criticar situações que lhes são impostas.Essa grave cenário ocorre tanto pela ineficácia do Estado, que não garante uma educação de qualidade, quanto pelo desinteresse da própria população, diante do crescente avanço de novas tecnologias, o que atravanca o desenvolvimento sociocultural da nação .
Segundo o artigo 205 da Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à educação de qualidade .Todavia, essa garantia é vilipendiada, visto que as escolas oferecidas pelo Estado fornecem um péssimo ensino, que não prepara os estudantes sequer para o vestibular, assim, qualidades como o senso crítico e a argumentação-obtidas através da leitura- imprescindíveis para a resolução das mais diversas situações cotidianas são esquecidas, e há a formação de jovens passivos, sem capacidade de contestar situações abusivas, impostas pelo próprio governo, por exemplo.Logo, ocorre a criação de uma sociedade de analfabetos funcionais que nunca transformarão o mundo em um lugar melhor pela força da educação e da leitura.
Ademais,o filósofo Kant define como esclarecimento o processo em que o indivíduo deixa de formar sua opinião através de terceiros. Contudo, grande parte da população permanece na heteronomia, já que, ao invés de ler livros e jornais confiáveis para formar seu ponto de vista crítico e proeficiente, confia cegamente nas informações veiculadas nos meios de comunicação, como a TV, que só expressam as suas proprias versões dos fatos. Dessa forma, acomodada com os avanços tecnológicos, a população não busca desenvolver sua leitura e senso de argumentação e transforma-se em mera marionete manipulada e alienada.
Destarte, é necessário que o Estado invista em educação de qualidade às escolas públicas, através do Ministério da Educação(MEC) , que deve construir bibliotecas , além de fazer cursos de capacitação, ensinando aos professores como desenvolver nos estudantes o hábito da leitura crítica, e de questionamentos, a fim de formar cidadãos conscientes e proeficientes que transformem o lugar em que vivem.Cabe ainda a essa instituição de poder em conjunto com a mídia, veicular propagandas mostrando à população a importância da leitura para sua formação individual,a fim de esquecer o triste período da Inquisição .
DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES PROEFICIENTES NO BRASIL
Compartilhar
leandroinacio10
Eu achei relativamente uma boa redação, uma vez que possui um bom detalhamento e demostração de conhecimento do assunto, porém a redação precisa de um melhoramento na escrita, demostrar mais fatos argumentativos, necessita de alguns concertos gramaticais e também o uso de uma língua superior a formal para chamar mais a atenção de novos leitores.
1
Nicole Lopes
Olá, tudo bem? Eu fiz algumas breves anotações sobre a sua redação e irei colocar em alguns tópicos abaixo.
01- Tome muito cuidado com a acentuação e ao uso correto dos pronomes.
02- Tome cuidado ao usar a vírgula.
03- A sua proposta de intervenção é muito boa, apenas tome cuidado na organização.
04- Seu repertório sociocultural é ótimo.
Não pare de praticar. Tenha um ótimo dia e bons estudos.
dizz_bruna
Olá,eu fiz uma breve análise da sua redação e vou colocar em tópicos as minhas anotações.
.Desvio de pontuação (vírgula).
.Desvio de conectivos.
Evite repetir palavras,use sinônimos.
.Você tem um repertório muito bom.
.Seus argumentos são consistentes.
.A sua proposta de intervenção está muito boa,só precisa ser mais organizada.
Você escreve muito bem, não pare de praticar.Só assim irá conquistar tudo o que quiser!😊✌
Thaissa28
olá, tudo bem?
comentando a sua dissertação no geral, está boa! você pontua o problema e traz vários argumentos de diferentes campos do conhecimento atona, seu vocabulário está enriquecendo muitos seus fatos.
agora vamos fazer uma analise da sua redação por paragrafos ok?
1°cuidado com a prontuação e acentuação, conjugações de verbos e o uso certo de pronomes, pois vc fala ”Essa grave cenário”. Aos demais, sua tese está muito bem colocada.
2°cuidado com os Direito humanos quando vc fala ” ocorre a criação de uma sociedade de analfabetos funcionais que nunca transformarão o mundo” isso pode ser interpretado de maneira errada.
3° quando cita Kant, voce demonsta um otimo repertorio sociocultural, parabens
4° sua proposta esta adequada e muito bem puntuada.
Vitória_zidioti
Oiii, bom dia!!
Nas partes:
01- “contestasse os abusos´´, eu colocaria “ contestasse aos abusos´´.
02- “Essa grave cenário´´ mude por “ Esse grave cenário´´, talvez seja um erro de digitação.
Acredito que no papel vai passar to total de linhas, tome cuidado com isso. Boa sorte e bons estudos.
Jorge Nei Madeira Torres
Olá! Tudo bem?
No primeiro parágrafo “Essa grave cenário”, houve um pequeno erro da troca da letra “e” pela letra “a”.
Se a sua letra for grande, tenha cautela com os tamanhos dos parágrafos.
Gostei muito do seu repertório de palavras e da sua redação. Percebe-se que vc entendeu o assunto e soube argumentar de maneira eficiente