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Desafios para a entrada e permanência dos jovens no mercado de trabalho

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Desafios para a entrada e permanência dos jovens no mercado de trabalho
A obra “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, retrata a injustiça da França do século XIX. Fora da ficção, no Brasil, percebe-se um contexto semelhante ao da trama: a injustiça impera no que tange aos desafios para a entrada e permanência dos jovens no mercado de trabalho, criando, na realidade, um problema intensificado pela falta de conhecimento educacional e a falta de investimentos.
Sob esse viés, é evidente como a falta de conhecimento educacional é uma das razões pelas quais a problemática perdura. Consoante ao discurso do filósofo Immanuel Kant: “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Dessa maneira, nota-se a persistência do acesso desigualitário a meios de capacitação profissional e, por conseguinte, à inserção e conservação dos principiantes no meio trabalhista, especialmente por parte dos jovens em estado de vulnerabilidade econômica. Nesse sentido, as críticas de Kant se fundamentam, pois os aprendizes periféricos não usufruem oportunidades de emprego equiparadas aos que investiram financeiramente na educação.
Ademais, pode-se considerar a falta de investimentos como fator extenuante da problemática. De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de investimento no Brasil, somando setores público e privado, está no menor nível dos últimos 50 anos. Entretanto, para agir sobre esses problemas coletivos, como a questão do acesso e permanência dos jovens no mercado de trabalho, é preciso investimento massivo, sobretudo para garantir verbas direcionadas à profissionalização igualitária.
Portanto, urge que o Governo Federal, por meio do Ministério da Economia, invista recursos financeiros direcionados à educação profissional de jovens nas periferias, a fim de proporcionar ofertas de emprego equitativas. Logo, espera-se que a igualdade esteja presente nas relações trabalhistas dos aprendizes, distanciando-se da realidade apresentada na obra de Victor Hugo.

 

Por favor, se possível corrijam e pontuem de acordo com as Competências do Enem. Obrigada!

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2 Correções

  1. Seu texto está bom, mas como a pessoa de cima falou faltou detalhamento na conclusão.
    ………………………..,
    ……………………….,
    …………….Lembrando que esse detalhamento deve está bem evidente para o corretor.
    Obs: seu fecahemento de texto ficou ótimo, vc retomou oq disse no início, foi um texto cíclico. Isso conta ponto na C3.

    Nota:

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  2. Seu texto ficou ótimo, desenvolveu baseando em repertórios pertinentes ao tema.

    Uma dificuldade que identifiquei foi na conclusão. Te indico iniciá-la retomando ao tema ex: “Portanto os desafios para a entrada e permanência de jovens no mercado de trabalho configura-se como um grande problema.” Depois de apresentar o tema vc apresenta sua proposta. Lembrando que essa apresentação do tema não valerá nota na C5 (proposta de intervenção) e sim na C3 que avalia o planejando do seu texto, oq geralmente é a segunda competência mais difícil.
    Agora, na C5 vc esqueceu de colocar o detalhamento. São 5 elementos na proposta ( C5) cada vale 40 pontos. Essa competência é a mais fácil.
    ✅ Agente
    ✅ Ação
    ✅ Modo/ meio
    ❌ Detalhamento
    ✅ Finalidade
    Lembrando que esse detalhamento deve está bem evidente para o corretor.
    Obs: seu fecahemento de texto ficou ótimo, vc retomou oq disse no início, foi um texto cíclico. Isso conta ponto na C3.

    Nota:
    C1 160~200
    C2 200
    C3 160~200
    C4 200
    C5 160

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