Recentemente muitos jovens se vêem com dificuldade de adentrar no mercado de trabalho, pois muitas empresas e negócios tem a preferência em trabalhadores mais experientes assim deixando muitos jovens sem emprego. Estas ações causam muitos problemas em todo o mercado de trabalho, sendo que muitos jovens vão ficar desempregados e os trabalhadores experientes de agora irão se aposentar assim deixando o mercado em crise, pois não há mais empregados tão experientes.
É muito frustrante para um jovem não conseguir seu primeiro emprego pois as empresas procuram pessoas experientes, mas a única maneira de conseguir experiência é trabalhando. Muitas empresas têm preferência em trabalhadores mais experientes, pois ao contratar alguém as empresas pagam o mesmo por cada pessoa, então não há nenhum motivo aparente para elas contratarem um trabalhador inexperiente.
Os problemas são diversos, mas ter membros inexperientes não é realmente ruim para uma empresa. Com a combinação de uma pessoa experiente e uma mais jovem podem trazer muitos benefícios ao ambiente e ao mercado de trabalho. Por exemplo: uma pessoa mais nova tem pontos de vista mais diferenciados e atualizados, os jovens vêem no mercado de trabalho sendo uma folha em branco então uma empresa pode “moldá-los” com facilidade sendo que muitos membros experientes tem dificuldade mudando de empresa ,eles podem melhorar muito a empresa e aprender muito com os experientes, com essas duas gerações isso facilita os jovens a ganharem experiência de trabalho e também facilita a próxima geração que ainda vai chegar.
Muitas empresas deveriam ser expostas aos benefícios de contratar trabalhadores inexperientes, talvez com uma ação do governo ou algum tipo de campanha. Isso fará com que seja entendido a importância do jovem trabalhador e os perigos de ignorar os empregados inexperientes do mercado de trabalho.
hugo2007
Ótima redação! Explanou sobre aspectos positivos e negativos dos profissionais com experiência e iniciantes.
Algo relevante que você poderia citar é a visão de autores consagrados sobre o tema. Na introdução não é relevante você já pontuar quais causam o problema que será desenvolvido ao longo do texto. Isso você deve fazer a partir do 2º parágrafo que é quando começa o Desenvolvimento. Na conclusão, não apenas citar o governo para fazer algo, porém citar quais ações efetivas deveriam ser feitas, como: ampliação de cursos técnicos pelo SEBRAE ou SENAI, visando qualificar os recém formados do Ensino Médio, incentivos fiscais para empresas com mais 30% de seus trabalhadores que são iniciantes, propagandas nas mídias socias -jornais escritos, tv, rádio e sítios eletrônicos- sobre a relevância do capital humano recém formado para o desenvolvimento de projetos e trabalhos criativos.