Aprendiz

Desafios para a entrada e para a permanência dos jovens no mercado de trabalho

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Mediante dados estatísticos do IBGE uma média de 50% dos jovens de idade entre 18 e 24 anos estudam e trabalham, embora já seja um número relativamente pequeno, vale lembrar que a menção é apenas para os universitários, o número de desempregados vai muito além. A busca dos jovens pelo primeiro emprego possui uma série de desafios, tanto quanto sua permanência no mercado de trabalho, iniciando pela falta de oportunidade, experiência, e ainda a concorrência com os mais velhos e experientes, o que consequentemente gera inúmeros problemas na carreira profissional ao longo da vida dele e na economia do país. É necessário urgentemente medidas que mudem este cenário.

Inicialmente, é importante destacar que os jovens estão no auge da força produtiva, uma vez que são rápidos em obter conhecimento e transmiti-los através de ações, porém quando se trata do inicio da vida produtiva de fato, é que os desafios começam. O primeiro obstáculo é encontrar a oportunidade, pois a demanda de empresas que oferecem emprego é bem inferior à oferta de candidatos disponíveis. Agregado a isso existe o problema dos jovens que buscam o primeiro emprego ainda não estarem qualificados e experientes em quase nenhuma área, e mesmo aqueles que já tiveram alguma oportunidade ainda não conseguem encontrar facilidade, pois por qual motivo as empresas contratariam jovens sem qualificação no lugar de candidatos mais velhos e experientes? E se forem contratados por que não trocá-los por essas pessoas também mais experientes? Uma vez que ambos possuem o mesmo custo de trabalho e o custo benefício de contratar alguém que já tenha conhecimento é maior.

Cabe reconhecer, no entanto, que se o jovem não encontra oportunidades de emprego pela falta de experiência e a concorrência, e caso encontre não consegue se manter nele, por diversos fatores como a concorrência, insatisfação ou até mesmo por não se encaixar no perfil da empresa e/ou não colaborar com a evolução da mesma,  ele será inexperiente ao logo de sua vida, e conforme o tempo for passando os que hoje possuem essa experiência vão deixando de ser produtivos e não haverá quem fique no lugar deles, existe aí uma problemática.  Se pensar ao longo prazo, contratar um iniciante e treiná-lo, tornando – o qualificado, traz benefícios para as empresas que terão um profissional produtivo por muitos anos e para a economia do país, pois como já foi citado, se ele não conseguir se qualificar será um adulto sem experiência e improdutivo.

Evidencia-se, portanto, que os desafios encontrados pelos jovens na busca pelo emprego e permanência nele é uma questão que não afeta somente a ele. Para reverter essa problemática, cabe ao governo criar mais projetos como o jovem aprendiz e o verde e amarelo, como também criar campanhas que estimulem as empresas a aderirem pela contratação dos jovens. É função das empresas que sigam a lei de contratação do jovem aprendiz e que não se retenham apenas ao que são obrigados, mas que também ampliem o espaço para eles. Desse modo, juntamente com o foco e persistência na busca, será possível que cada vez mais  portas sejam abertas para a vida profissional do jovem, e tanto ele quanto a própria economia sairão beneficiados.

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3 Correções

  1. Boa redação de forma geral segue bem a norma culta com poucos desvios, porem acho que na introdução você poderia ter removido aquela ultima frase pois ficou solta do que se vinha falando, ou tentar reescreve-la. Outro ponto são as perguntas dentro do texto, a ideia é você apresentar as respostas dessas perguntas no contexto com exemplificações, e não fazer o leitor responder, pois considerando uma situação real, alguém que buscaria seu texto iria querer saber sobre o tema, tirar dúvidas e não fazer mais questionamentos sem ter os anteriores respondidos.

    Mas de modo geral como mencionei antes é um bom texto.

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  2. Parabéns pelo seu texto!! Você tem um ótimo domínio da norma culta e uma argumentação bem estruturada. Alguns erros envolvendo vírgula, crase e pontuação são comuns, mas se atente a isso. Em relação ao uso de repertórios, traga informações que comprovem seu argumento, apesar do uso de dados na introdução. Faltou riqueza de fontes para que o projeto seja bem desenvolvido e o corretor pense: eita, essa tem cultura e sabe do que tá falando. Veja bem, seu texto possui poucos períodos, o que faz ficar cansativo e pouco coeso, a estrutura dos parágrafos deve seguir uma lógica: tópico frasal + repertório + argumentação. Cada parte conta como um período e após o ponto deve ser sucedido com um conectivo (que tbm está majoritariamente em falta no seu texto). Outra dica: tente não fazer perguntas ao leitor, pois essas devem ser respondidas implicitamente por você, cause uma reflexão, mas não seja misteriosa, deixe a problemática clara. É uma redação coerente, mas apresenta problemas estruturais e você tá no caminho certo para resolvê-los. Em suma, estude redações mil e analise tudo o que elas têm em comum, dê uma olhada nos conectivos e aprimore seu repertório sociocultural, o pensamento crítico você já tem, apenas o valorize com o embasamento de especialistas no tema, estude os cinco elementos da proposta de intervenção e inclua todos eles na escrita. Continue praticando <3

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  3. Sua redação está coerente e bem estruturada, no entanto fui notando em alguns momentos problemas com pontuação, acredito que vale a pena dar uma revisada nas regras de pontuação. Notei erros ortográficos, mas foram mínimos, pode ter sido por desatenção e não desconhecimento, sendo assim não se faz muito importante apontar, no entanto atente-se a isso nas próximas vezes.
    Sua argumentação é válida e bem desenvolvida nos dois parágrafos.
    Na conclusão, notei que repetiu a palavra jovem diversas vezes, não atrapalha seu texto, porém é bom utilizar sinônimos ou pronomes que não façam perder pontos devido a repetição.
    No mais, é uma boa redação, coerente, bem desenvolvida e com argumentos sólidos.

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